História - O melhor do bairro de Abolição, Rio de Janeiro, RJ

 História

 Abolição

O bairro da Abolição é considerado um dos centros da região, pois se encontra muito perto (apenas 2 km) do Norte Shopping, o maior shopping center da cidade, da via expressa Linha Amarela, que faz o acesso para a região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá ser simples e rápido (em 20 a 25 minutos se está na praia da Barra) e dos bairros do Méier (apenas 4 km) e Madureira (apenas 5 km), áreas de grande comércio, além de no próprio bairro, no Largo da Abolição (que se localiza na Avenida Dom Hélder Câmara), existir um comércio muito forte e diversificado, com supermercados, farmácias, hortifrutis, bazares, armarinhos, açougues, padarias, bares, restaurantes, papelarias, lan houses, lojas de conveniência, postos de combustível, fast-foods, floriculturas, salões de beleza, lanchonetes, bancos, lojas de autopeças, oficinas, pet shops, academias, dentre outras opções. Também se localiza muito perto do bairro o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão.


O bairro é conhecido por abrigar a pizzaria, confeitaria e restaurante York e a casa de shows Sambola Hall.

É um dos 15 bairros com melhores indicadores sociais da Zona Norte carioca, com IDH de 0,857 (ano 2000), um IDH considerado elevado.


A Abolição também se destaca por ter um caráter muito residencial e tranquilo de suas ruas internas, muito arborizadas e sossegadas, sendo um bairro relativamente seguro. Possui apenas uma favela, ao final da Rua Paquequer (no limite norte do bairro), a comunidade do Morro do Urubu, que possui acessos também pelos bairros de Piedade, Pilares e Tomás Coelho.