Alterar Região
Categorias

História - O melhor do bairro de Marco, Belém, PA

História

Marco é um bairro de Belém, residencial de classe média e razoavelmente tranquilo localizado entre a periferia e o centro, possui como principais avenidas e ruas a Av. João Paulo II (antiga Av. Primeiro de Dezembro de Dezembro - dia em que D. Pedro foi coroado Imperador Constitucional do Brasil no ano de 1822), e parte da Av. Almirante Barroso (uma das principais avenidas de integração de Belém), entre outras.
O bairro é chamado de Marco pelo fato de ter sido considerado a primeira légua de crescimento de Belém, delimitando a área da cidade. No bairro contém uma Feira (Feira da 25), essa que possui um monumento do Marco.


O Bosque Rodrigues Alves (um grande jardim zoobotânico conhecido internacionalmente) também se localiza no bairro, assim como a sede do Instituto de Meteorologia em Belém, os Campi II III e V da UEPA (Universidade do Estado do Pará), a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a ADA (Agência de Desenvolvimento da Amazônia - antiga SUDAM), culturalmente o Marco possui um teatro, o Teatro do SESI, anexo ao seu complexo recreativo e esportivo. Há também outros complexos recreativos e esportivos importantes como o da Tuna Luso Brasileira, além dos estádios do Clube do Remo e Paysandu Sport Club.
Antônio Lemos, na virada do século XIX para o XX. Lemos, com os recursos propiciados pelas exportações da borracha amazônica, de fato, remodelou Belém além de planejar o novo bairro do Marco. Foi iniciada a rede de esgotos, uso de iluminação pública agora elétrica, mudança dos largos em praças ajardinadas, alargamento dos calçamentos, criação de ruas largas com 30 e 40 metros foram criadas no bairro.

Principais ruas e avenidas
Avenida Almirante Barroso
Avenida 25 de setembro
Avenida Doutor Freitas
Avenida Duque de Caxias
Avenida João Paulo II
Travessa Mauriti
Travessa Barão do Triunfo
Travessa Lomas Valentinas
Travessa Humaitá

Fonte: wikipedia