História - O melhor do bairro de Umarizal, Belém, PA

História

Umarizal é um bairro central da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Conhecido reduto de intelectuais, boêmios e sambistas nas décadas de 1970 e 1980, o bairro do Umarizal era essencialmente residencial. Com o crescimento populacional de Belém, muitos prédios foram construídos no local, ocupando o espaço que anteriormente era de grandes e antigos casarões.

Atualmente, o Umarizal é um dos bairros mais caros e valorizados da cidade, logo atrás de Nazaré. Além de prédios e residências remanescentes do período de expansão, o bairro se caracterizou a partir da década de 1990 como um grande centro noturno da cidade, com restaurantes, bares, boates, casas de show e botecos dedicados às classes A e B. O maior ícone do Umarizal é a avenida Visconde de Souza Franco, ou "Doca", onde se concentram boa parte dos serviços oferecidos.

No bairro, nasceram e/ou viveram renomados artistas e intelectuais paraenses, como o escritor Raymundo Mário Sobral, a jornalista e escritora Eneida de Moraes, o sambista e compositor David Miguel e a educadora Poranga Jucá. O nome do bairro deriva das muitas árvores de umari (uma fruta silvestre) que lá existiam, à época de sua colonização.

Fonte: wikipedia