História - O melhor do bairro de Prado BH, Belo Horizonte, MG


 

A origem do bairro Prado, localizado na região Oeste, está intimamente ligada à fundação da capital. Pela Rua Platina, uma de suas principais vias, passaram as primeiras carroças que transportaram material para construção da cidade.

O Prado Mineiro, primeiro hipódromo de Belo Horizonte, inaugurado em 1909, serviu de inspiração para o nome do bairro. Neste local, a sociedade se encontrava para assistir as corridas de cavalos, esporte muito popular à época.

Com a retração deste tipo de esporte, o antigo hipódromo daria lugar a um campo de futebol, onde eram disputados jogos do campeonato mineiro.

Além das provas de turfe e futebol, o Prado Mineiro ficou também conhecidopor ter sediado o primeiro vôo oficial de avião da cidade. O piloto italiano Dariolli protoganizou este acontecimento. O avião, àquela época, era totalmente desconhecido da população, tendo sido visto antes apenas pelo cinema.

Desenvolvimento / Infra-Estrutura :
O traçado estreito e irregular das ruas do Prado se estende pelos bairros vizinhos. Boa parte das casas ainda mantêm pequenos quintais com jardins, inspiração para a aparente calma e tranquilidade do lugar, apesar do crescente adensamento.

Mesmo considerado como um bairro de características tipicamente residenciais, ele possui infra-estrutura que se adequam aos tempos modernos, como supermercados, padarias, clubes, farmácias, imobiliárias, lojas de material de construção, restaurantes e serviços diversos, que vão desde maternidade a colégios tradicionais, cursos de idiomas, centros de estética, agências bancárias, casas lotéricas e outras atividades.

A verticalização iniciada na década de 70, foi absorvida de forma lenta e discreta. Boa parte dos poucos prédios existentes são de pequeno porte, com os moradores sendo relutantes na venda de suas casas.

No campo dos negócios, a indústria de confecções se configura como a atividade que mais cresce no Prado, com cerca de 450 estabelecimentos comerciais instalados. Grifes famosas vieram para a região, como Alphorria, VIP, Engenharia da Roupa, Blue Banana, Patogê, Tráfico e Gato Comeu.

Muitas residências do bairro estão sendo ocupadas pelas confecções, o que já provoca resistência de alguns moradores mais antigos. Mas, na avaliação do professor de Marketing de Varejo e Sistema de Informação, Lúcio Couto Renno, as resistências não chegam a ser expressivas e o impacto da expansão do setor se traduz basicamente no aumento do fluxo de automóveis no bairro.
Lúcio ressalta que diferentemente de outros pólos de moda, o público alvo do Prado são os varejistas de classe média e alta. As confecções se diferenciam, pois são produtoras de moda que buscam estilizar seus produtos e têm maior preocupação com o acabamento e atendimento personalizado.

As confecções estão entre os segmentos que mais geram empregos no estado: A importância da moda mineira é tão evidente que o governo vem promovendo várias ações em benefício do setor, a exemplo de missões empresariais, subsídios em eventos nacionais e internacionais e linhas de financiamento, ressalta Lúcio.
 

Fonte: www.­pbh.­gov.­br

 

Veja mais sobre bairro Prado em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Prado_(Belo_Horizonte)