Categorias

História - O melhor do bairro de Bom Retiro, São Paulo, SP

 

                                                       

O Bom Retiro era considerado uma região moderna no passado, quando as estações da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, junto à época com o único parque público da cidade, o Jardim da Luz, faziam parte de belos e elegantes pontos de chegada e partida de viajantes.

Também um local de concentração industrial, viu, na década de 1960 essas indústrias pouco a pouco cederem seu espaço a um ativo comércio de roupas e moda, mesclado com pequenas indústrias de confecção e tecelagem. À época, o bairro já era um pólo que concentrava comerciantes judeus e sírio-libaneses, os quais mais tarde migrariam para Higienópolis e outros bairros mais distantes do centro.

Possuidor de uma importante herança patrimonial e cultural da cidade, o Bom Retiro abriga a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa (dentro da Estação da Luz), a Estação Pinacoteca (no antigo DOPS) e o Centro de Estudos Musicais - Tom Jobim. A Estação Júlio Prestes foi restaurada e atualmente abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O antigo prédio da Escola Politécnica da USP, que hoje abriga a FATEC e a ETESP.

O Jardim da Luz é o mais antigo parque da cidade, e uma das poucas áreas verdes de sua região central.

Atualmente o distrito possui muitos moradores de baixa renda, principalmente de moradias coletivas (cortiços). É o segundo reduto oriental da cidade, também é conhecido como a "Liberdade" dos coreanos), que controlam dois terços do comércio e da indústria de roupas da região, muito desenvolvido e diversificado, fornecendo em atacado moda para todo o país.

Limites:
Norte: Rio Tietê.
Leste: Avenida Cruzeiro do Sul e Avenida do Estado.
Sul: Rua Mauá/Via Férrea da CPTM (Linhas 7, 10 e 11).
Oeste: Via Férrea da CPTM (Linha 8), Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, Avenida Rudge e Ponte da Casa Verde (início).

Distritos Limitrofes:
Santana (Norte).
Pari (Leste)
Brás (Sudeste).
Sé e República (Sul).
Santa Cecília e Barra Funda (minimamente) (Oeste).

Principais Atrações:
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Estação da Luz (CPTM)
Museu da Língua Portuguesa
Estação Júlio Prestes
Sala São Paulo
Estação Pinacoteca
Museu de Arte Sacra
Igreja de Santo Antônio de Sant"Ana Galvão
Teatro Taib

Curiosidades:
A Hospedaria dos Imigrantes localizava-se anteriormente no Bom Retiro. Permaneceu lá até o final da década de 1880, quando então foi transferida para o Brás.
O Bom Retiro já foi um bairro no qual predominavam as comunidades italiana e judaica. Hoje, além dessas, é muito forte a presença coreana, chinesa e hispano-americana (notadamente boliviana) .
O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado por moradores do Bom Retiro, no ano de 1910, na Rua José Paulino.

fonte: Wikipedia.org