Notícias em O melhor do bairro de Butantã, São Paulo, SP

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Conselho Participativo convida população para primeira audiência pública do colegiado.

Devolutiva dos trabalhos de 2014 está na pauta do encontro

 

O Conselho Participativo Municipal do Butantã (CPM-BT)) realiza, dia 7 de fevereiro, a partir das 9h30, sua primeira audiência pública. 
O encontro, que acontece no Teatro Carlos Zara, no CEU Butantã, busca reunir sugestões e reivindicações de associações, lideranças e moradores da região para pontuar os trabalhos do colegiado em 2015.

Na oportunidade, será apresentada a organização do conselho, seu calendário de reuniões e devolutiva das discussões levantadas em 2014.

Convite da audiência pública

O Conselho Participativo Municipal é formado por 44 representantes e tem caráter consultivo. 
Entre suas atribuições está auxiliar o planejamento e fiscalização de ações e gastos públicos.

Serviço: Audiência pública - Conselho Participativo do Butantã. Dia 7/02, a partir das 9h30. CEU Butantã. Av. Engenheiro Heitor Eiras Garcia, 1700.


Texto: Helga Monteiro Ventura
Fonte: Subprefeitura Butantã

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Força tarefa da Subprefeitura do Butantã remove árvores da Av. Escola Politécnica

Temporal derruba 13 árvores e chega a interditar via

 

 

Uma das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas desta última segunda-feira (12/01), o Butantã contabilizou 13 árvores caídas em uma de suas avenidas de grande circulação: a Escola Politécnica.
O tráfego chegou a ficar interditado na via por conta de galhos de árvores que caíram sobre a pista que leva à Rodovia Raposo Tavares e postes elétricos.

Clique aqui e veja mais fotos do trabalho das equipes da Sub Butantã

Após a liberação da Eletropaulo a força tarefa da Subprefeitura Butantã realizou, em cerca de duas horas, a remoção de árvores e galhos, liberando a circulação de carros no local.
A operação de corte e retirada de troncos também contou com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Segundo a Eletropaulo  o temporal foi o de maior impacto na rede elétrica da Cidade neste verão, com ventos de 85km/h.

Texto: Helga Monteiro Ventura
Fonte: Subprefeitura do Butantã

quarta-feira, 07 de janeiro de 2015

Praça Flora Rica ganha playground e aparelhos de ginástica

Obras de revitalização contemplam, ainda, muro de gabião e novo passeio

 

Parte das mais de 300 obras de revitalização de áreas verdes nas 31 subprefeituras da Cidade, a intervenção na Praça Flora Rica chama a atenção pelo aumento de frequentadores no espaço. Com novo passeio, playground e aparelhos de ginástica, os moradores da região têm motivos de sobra para utilizar a área verde a qualquer hora do dia. 

O local atrai adeptos de corridas e caminhadas pela qualidade do passeio e crianças e adolescentes nas áreas de lazer e playground. Balanços, escorregadores e uma pequena casa de brincar - todos de madeira para evitar o aquecimento com o calor do sol, são chamarizes para a diversão da garotada. 

Aparelhos de ginástica que simulam caminhadas, movimentos de esqui e surf e auxiliam em alongamentos também completam os atrativos do local. O córrego Corveta Camacuã, que corta a praça, recebeu, em trecho castigado pela erosão, muro de contenção em gabião (de pedras).

As obras na praça tiveram início em outubro de 2014 e a previsão é que sejam finalizadas ainda este mês. A intervenção custou cerca de R$ 1.500.000,00.
 

 

 

Texto e imagens: Helga Monteiro Ventura
Fonte: Subprefeitura do Butantã

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Butantã saúda 2015

Depois de um ano de intensa participação popular e de importantes conquistas para a região, ano novo é momento de consolidar avanços e buscar novas melhorias para o bairro

 

Um ano que termina, outro que começa. 
Mais que uma simples mudança em uma folha do calendário, para a Subprefeitura do Butantã a virada marca mais um período de muito trabalho em busca de melhorias para as quase 500 mil pessoas que moram nos cinco distritos da região.


É também a hora de olhar um pouco para trás e ver a quantidade de conquistas obtidas durante o período de doze meses que se encerra agora. 
Vitórias conseguidas com grande participação popular, uma das mais importantes marcas do Butantã.


Em 2014 tomou posse e começou a trabalhar um dos mais atuantes Conselhos Participativos dentre as 32 subprefeituras da cidade. 
Foi o momento de consolidar e organizar esse importante instrumento de aproximação entre os diversos segmentos que representam a população e a administração pública, representada pelo Governo Local liderado pela Subprefeitura.


Outras formas de participação também tiveram destaque durante os primeiros anos da atual gestão. 
O Plano de Metas, que tomou parte de 2013, começou a apresentar resultados efetivos já em 2014. 
Um exemplo é a construção da Ciclovia Pirajussara, melhoria mais desejada pelos moradores do Butantã de acordo com as audiências do Plano.


A primeira etapa do equipamento viário, instalado em boa parte no canteiro central das avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara, foi concluída entre o fim de 2013 e o primeiro semestre de 2014. 
A etapa final, levando a ciclovia até a divisa com Taboão da Serra, está sendo executada a todo vapor, já tem praticamente todo o calçamento pronto e está em fase de conclusão da sinalização, tanto vertical como horizontal, e instalação de parte das grades de proteção. 
Tudo deve ficar pronto no início de 2015.


Outra conquista que enche de orgulho o morador do Butantã é a realização de um sonho ainda mais antigo que o da construção da Ciclovia: a transformação da Chácara do Jockey em parque municipal. Depois de incansáveis negociações com o proprietário da área, o Jockey Clube de SP, a Prefeitura conseguiu trocar a área por parte dos impostos que o clube devia para o município.


Dessa forma, os mais de 100 mil metros quadrados, no coração do bairro, ficarão definitivamente livres das constantes ameaças de serem tomados pela especulação imobiliária, servindo como importante área verde preservada, além de grandes áreas para lazer, práticas esportivas e atividades culturais, além de conservar um interessante conjunto de construções do início do século passado.


Além das conquistas mais visíveis e comentadas, a Subprefeitura do Butantã tem trabalhado com afinco em várias outras frentes, em obras de revitalização de praças, como a da Flora Rica, na Vila Sônia, em importantes serviços de drenagem, como da rua Alvarenga, junto à entrada principal da USP, além dos constantes serviços de limpeza e conservação de áreas.


Que venha 2015, marcando muito trabalho e mais e mais conquistas para o Butantã.

Fonte: Subprefeitura do Butantã

 
quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Obras da Subprefeitura do Butantã na Praça Flora Rica, Córrego Corveta Camacuã e Ciclovia Pirajussara estão a pleno vapor

A revitalização da Praça Flora Rica, a colocação de gabiões no córrego Corveta Camapuã e obras na ciclovia Pirajussara são algumas das melhorias que estão sendo realizadas pela Subprefeitura do Butantã. 


Aguardada há anos pelos moradores das redondezas, as obras de reformas e revitalização da Praça Flora Rica começaram a ser feitas no dia 22 de Outubro.
A primeira etapa contempla a reforma da área interna que reune áreas de lazer e estar, passeio, instalação de playgrounds e aparelhos de ginástica.

Também prevê a colocação de gabiões(muro de contenção de pedras) nos trechos de erosão.
Todos os trabalhos, estimados em R$1.484.099,57, devem ficar prontos até o dia 20 de janeiro de 2015.

Veja mais imagens das obras

Outra obra, muito aguardada na região, é a segunda etapa da Ciclovia Pirajussara que começa na Rua Santa Albina.
O trecho que seguirá para Taboão da Serra tem previsão de conclusão da concretagem e sinalização básica para início de 2015.

O primeiro trecho ficou pronto no início deste ano. É um trajeto de cerca de 3 km entre as ruas Camargo e Santa Albina. 
 

Texto e imagens: Érica Nagumo

< Anterior | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | Próximo >