Alterar Região
Categorias

Notícias em O melhor do bairro de Butantã, São Paulo, SP

quarta-feira, 25 de setembro de 2013
USP inaugura novo sistema de iluminação no câmpus Butantã

A Universidade de São Paulo (USP) ativou nessa quarta-feira, 25, a primeira parte do novo sistema de iluminação do câmpus Butantã, na zona oeste de São Paulo. Uma das unidades-piloto para o projeto é o estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), onde o estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, foi assassinado em maio de 2011.

Equipamentos também foram instalados no trecho entre a Praça Ramos de Azevedo até o prédio da FEA, na Avenida Professor Luciano Gualberto. Ao todo, 150 postes com 200 luminárias LED já estão em atividade, além de um sistema que permite o monitoramento remoto em tempo real.

As obras para instalação do sistema no câmpus começaram em 22 de maio. Até o fim de outubro, serão instaladas mil luminárias de LED, com prioridade maior para as áreas de grande uso noturno. A previsão é que 5,3 mil postes, com 7,2 mil luminárias, estejam em atividade até janeiro de 2014.

Segundo a universidade, obras serão iniciadas nos próximos dias nos câmpus de Ribeirão Preto e Pirassununga. Já as unidades de Bauru, Lorena, o Quadrilátero Saúde-Direito, a USP Leste e a USP Santos estão concluindo os processos licitatórios. No total, são previstos 8,4 mil postes com 13,5 mil luminárias de LED.

No escuro. Em outras unidades, porém, permanece a escuridão. Nos arredores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, por exemplo, alunos reclamam de ruas e pontos de ônibus mal iluminados. A assessoria de imprensa da USP confirmou que houve blecautes na área. Segundo a universidade, a empresa responsável pela obra e técnicos da Prefeitura têm trabalhado para recompor os cabos que se romperam durante a escavação e evitar novos cortes de energia.

Na opinião da pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP Ariadne Natal, soluções de segurança dentro dos câmpus devem ser mais debatidas com alunos, professores e funcionários. "A iluminação é uma das ações. É preciso discutir com a comunidade as propostas reativas e preventivas, a partir de cada demanda". Outro problema, segundo ela, é a falta de transparência nos dados sobre segurança universitária, como as áreas mais perigosas e o número de ocorrências registradas.
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

terça-feira, 30 de julho de 2013
Etapa regional da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A etapa regional para a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial começou no dia 27/7. Sob coordenação da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), os encontros, que são realizados nas oito regiões da capital (norte, sul, leste 1, leste 2, centro, sudoeste, oeste e sudeste), têm o objetivo de aprofundar o debate sobre os principais eixos temáticos conforme indicação das conferências estadual (COEPIR) e federal (CONAPIR). Neles, também serão definidas as propostas prioritárias das conferências e haverá a eleição dos delegados de acordo com a população negra de cada região. 

Todos os delegados serão capacitados para a realização das etapas estadual (23 a 25 de agosto) e federal (de 5 a 7 de novembro), sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da Republica Seppir/PR. Na capital serão eleitos 97 delegados da sociedade civil.

Em conjunto com as reuniões regionais acontecem os diálogos temáticos, que tem como objetivo contribuir para a sistematização de propostas de diversos setores parceiros da secretaria. Já foram realizados os seguintes diálogos: Mulheres Negras e LGBT,  Indígenas (26/07), Funcionalismo Público (30/07), Interreligioso (30/07) e  neste sábado, Juventude Negra (02/08).

Confira locais e horários abaixo:

Programação:

Diálogos Temáticos 

Diálogo Indígena 
Data: 26 de julho Horário: das 14h às 17h 
Local: Aldeia Indígena Jaraguá

Diálogo Funcionalismo Público (nesse diálogo serão eleitos 28 delegadas/os) 
Data: 30 de julho Horário: das 14h às 17h 
Local: Rua Libero Badaró, 119 - Auditório Térreo

Diálogo Interreligioso
Data: 30 de julho Horário: das 18h às 21h
Local: Rua Líbero Badaró, 425 - 33º andar - auditório

Diálogo Juventude Negra 
Data: 02 de Agosto Horário: das 18h às 21h 
Local: a confirmar 


Etapa Regional 

Norte: Santana, Vila Maria e Jaçanã 
27 de julho - (sábado) das 09h às 13h 
Local: Subprefeitura do Tucuruvi - Av. Tucuruvi, 808 - 2987-3844

Sul: Santo Amaro, Capela do Socorro, M'Boi Mirim, Parelheiros e Campo Limpo 
27 de julho (Domingo) das 14h às 18h 
Local: CEE Jorge Bruder - Av. Padre José Maria, 555 - Santo Amaro - Sala Capoeira

Leste 2: Guaianazes, Cidade Tiradentes, Itaim, Itaquera e São Miguel 
28 de julho (domingo) 09h às 13h 
Local: CÉU JAMBEIRO - Av. Flores do Jambeiro, s/nº - Guaianases - (11) 2960 2055

Centro: Sé e Adjacências 
31 de julho (quarta-feira) das 18h às 22h 
Local: Rua Líbero Badaró, nº 119 - Auditório Térreo

Sudoeste: Butantã, Pinheiros e Lapa 
3 de agosto (sábado) 09h às 13h 
Local: CEU BUTANTà- Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, nº 1.870 - Jardim Esmeralda - (11) 3732 4551

Sudeste: Vila Mariana, Ipiranga, Jabaquara e Cidade Ademar
3 de agosto (sábado) das 9h às 13h
Local: CEU Caminhos do Mar - Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.421 - Jabaquara - (11) 3396-5544

Oeste: Perus, Pirituba, Freguesia do Ó e Casa Verde 
3 de agosto (sábado) 14h às 18h 
Local: Centro cultural da juventude - CCJ - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha - (11) 3984 2466

Leste 1: Mooca, Aricanduva, Penha, Ermelino, e São Mateus 
4 de agosto (domingo) das 9h às 13h 
Local: CEU ARICANDUVA - Rua Olga Fadel Abarca, s/nº - Vila Aricanduva - (11) 2723 7549

Encerramento com Delegadas(os) 

Após a Etapa Regional ocorrerá atividade de encerramento com delegadas(os) , no dia 9 de agosto, visando o aprofundamento da discussão do temário e preparação para a participação na Conferencia Estadua

segunda-feira, 29 de julho de 2013
Butantã recebe população para Revisão do Plano Diretor Estratégico

O último sábado, 27/07, foi de participação popular no CEU Butantã. O espaço recebeu cerca de 250 munícipes para a oficina de Revisão Participativa do PDE (Plano Diretor Estratégico) e para a Preparatória da IV Conferência Municipal do Meio Ambiente.

O Plano Diretor Estratégico é o instrumento básico do processo de planejamento da cidade, e tem como principal objetivo a implantação de políticas de desenvolvimento urbano.

A participação dos munícipes foi altamente positiva para dar continuidade nesse processo de mudanças. Associações de moradores, organizações culturais, esportivas, empresários e cidadãos sem ligação com entidades, apresentaram suas sugestões para a revisão de uma das Leis mais importantes para a cidade de São Paulo.

IV Conferência Municipal do Meio Ambiente

No mesmo dia, na parte da tarde, aconteceu a Preparatória Regional da IV Conferência Municipal do Meio Ambiente. Realizada em cada uma das 31 subprefeituras da cidade, esta Preparatória coletou sugestões e demandas da região para a Reelaboração Participativa do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS – de São Paulo. Na ocasião foram eleitos os delegados da sociedade civil que participarão da IV Conferência Municipal de Meio Ambiente.
Fonte: site Prefeitura São Paulo

segunda-feira, 29 de julho de 2013
Jogos da Cidade 2013

Os jogos finais da fase regional (Butantã) serão realizados neste sábado, (03/08) e domingo, (04/08).

Futsal masculino  

Dia: 3/8, às 15h: Cruzeiro F.C. X Vargem Grande Paulista
Local: Ginásio do Pacaembu
 
 
Futsal feminino 
Dia: 3/8, às 16h15: Educando com E.C. do Bem X Esmeraldinha Futsal
Local: Ginásio do Pacaembu     
 

Futebol de campo 
Dia : 4/8, às 10h: C.A. Poeira X Sporte C.Jaqueline
Local: CDC Otavio Alves da S. Neto Corinthinha 

quinta-feira, 25 de julho de 2013
Prefeito visita o Butantã

O prefeito de São Paulo visitou na manhã desta quinta-feira (25) a região do Butantã, na zona oeste da cidade.
Na ocasião ele foi recepcionado pelo subprefeito do Butantã, secretários municipais e vários representantes do governo local, de órgãos da Prefeitura e lideranças do bairro.

O prefeito iniciou a visita pelas unidades educacionais Rio Pequeno I, CEI, e Rio Pequeno II, EMEI. Ele percorreu todas as instalações das unidades, brincou com as crianças e elogiou a organização do equipamento municipal.
“Puxa, muito bacana isso”, exclamou ao entrar na sala de informática da EMEI, onde acompanhou por alguns instantes o trabalho das crianças.

As obras de urbanização do bairro do Sapé foi o outro ponto visitado pelo prefeito no bairro.
Lá, além da implantação de um parque linear e da canalização de um córrego, um grande projeto habitacional vai atender cerca de 500 famílias que viviam em condições precárias na beira do córrego.

Em entrevista coletiva, após visitar um dos apartamentos em fase final de construção, ele garantiu que para 2014 “o PAC vai entrar com tudo em São Paulo”.
Para o subprefeito do Butantã, a visita foi muito importante para o bairro. “É bom que a autoridade máxima de nossa cidade veja o trabalho que estamos desenvolvendo e que também, em contato direto com a população, conheça e compreenda melhor as nossas necessidades”, completou. Texto e fotos: Maurício C. Martins

< Anterior | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | Próximo >