Notícias em O melhor do bairro de Butantã, São Paulo, SP

sábado, 16 de agosto de 2014

Haddad participa de diálogo para definir ações na Chácara do Jockey.

Encontro serviu para a discussão e elaboração dos primeiros projetos que poderão ser implementados no futuro parque municipal da zona oeste da cidade.

De Secretaria Executiva de Comunicação

O prefeito Fernando Haddad participou na noite desta sexta-feira (15) de uma plenária com moradores da região do Butantã para a discutir ações e elaborar os primeiros projetos que poderão ser desenvolvidos na área da Chácara do Jockey, zona oeste.
A transformação dos 145 mil metros quadrados do terreno em um parque público municipal foi anunciada pelo prefeito em julho deste ano. Haddad foi acompanhado na plenária pelo subprefeito interino do Butantã.

Veja mais fotos da plenária

Durante o encontro, Haddad destacou a importância do envolvimento da comunidade para identificar as principais necessidades do local e assim agilizar seu processo de entrega. “Se eu puder já ir tomando as providências antes da emissão da posse, quando o juiz der a emissão a Prefeitura já estará com a ordem de serviço para fazer as reformas para a abertura do parque para a cidade.
É isso que nós estamos tratando aqui, o que é imprescindível para abrir o parque e, ao longo do tempo, nós vamos definindo a ocupação mais racional e mais meritória para a cidade”, afirmou o prefeito.

As diretrizes do projeto de implementação do parque também serão discutidas em uma audiência pública marcada para o próximo dia 25. Clique aqui e saiba mais

Na negociação com o Jockey Club, a Prefeitura pretende compensar o valor da indenização pela desapropriação pela dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de aproximadamente R$ 133 milhões que o Jockey tem com a administração municipal. “Para mim é uma grande felicidade ver esse parque sendo realizado neste bairro que estava sangrando. Há 24 anos eu abria a janela e via o horizonte, mas agora eu vejo apenas aqueles enormes espigões que estavam sendo erguidos aqui no bairro. Por isso estou com muita alegria aqui hoje, pela batalha do Plano Diretor e pela criação deste parque”, disse a moradora Sueli Moretti, que há 40 anos mora na região.

O encontro foi realizado na sede do “Pequeninos do Jockey”, equipe de futebol que desde 1970 trabalha na formação de crianças na modalidade.
Haddad ressaltou a importância de ações intersecretariais para a continuação da escolinha e também para a implantação de outras atividades que poderão ser oferecidas. “A nossa intenção é convergir ideias e traçar um processo democrático participativo, com propostas de educação, cultura e esportes, em ações que envolvam todas as secretarias que forem necessárias. O secretário Celso Jatene [Esportes] se preocupa muito com o Pequeninos”, disse Haddad.
Atualmente, 200 crianças participam do clube.

O secretário municipal de Governo, Chico Macena, falou sobre a importância deste trabalho. “A ideia do prefeito é que a gente faça junto com a comunidade um projeto de ocupação da Chácara do Jockey integrando educação ambiental, cultura, lazer, esportes”, disse Macena, que continuou: “O que nós queremos?
Que haja a integração, principalmente por meio da cultura e da educação com a comunidade.
Então nós podemos trazer artistas plásticos para cá, podemos trazer musicistas, o pessoal de design, podemos trazer oficinas e coreografia e ser um grande polo cultural e ambiental da cidade de São Paulo.
É esse o nosso objetivo e para isso nós queremos integrar todas as secretarias que tem alguma finalidade com isso e a comunidade”.

Fonte: Subprefeitura do Butantã

sábado, 16 de agosto de 2014

Carro atropela 5 pessoas dentro da Cidade Universitária e uma morre.

Na manhã deste sábado (16/08), dentro do campus da Cidade Universitária, no Butantã, 5 pessoas foram atropeladas, por um carro Toyota Corolla.

O corredor Álvaro Teno(67), chegou a ser levado para o HU - Hospital Universitário da USP, mas resistiu aos ferimentos e morreu..
As outras vítimas foram levadas para os hospitais da região: Albert Einstein, Metropolitano e Samaritano.
Uma delas está grávida, sofreu traumatismo craniano e quebrou duas pernas.

Luiz Antônio Conceição Machado(43), motorista do Toyota Corolla, foi preso em flagrante e será indiciado por suspeita de embriaguez ao volante e homídio culposo(sem intenção).

Segundo policiais, o motorista diz ter perdido o controle do carro após cochilar no volante, atingiu cinco pessoas, subiu na calçada e bateu numa árvore.

terça-feira, 05 de agosto de 2014

Encontro com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

A Dra . Marienne Pinotti da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participa de encontro com a população.

A Subprefeitura Butantã recebeu, nesta terça-feira a visita da secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para ouvir as principais necessidades locais e apresentar ações da Prefeitura em diferentes áreas de atuação. 

O evento é parte de uma série de encontros dos secretários municipais com a população e está programado para chegar a todas as subprefeituras da Cidade.

A representante da pasta detalhou a política municipal para as pessoas com deficiência, concretizada no Plano São Paulo Mais Inclusiva.

De acordo com ela, 70 ações fundamentais para assegurar a qualidade de vida desta grande faixa da população foram compiladas no projeto. Aproveitou a oportunidade para lembrar que a população pode enviar sugestões, até dia 31 de agosto, sobre cada uma das ações que integram a iniciativa. 
A participação é feita pelo site  www.saopaulomaisinclusiva.prefeitura.sp.gov.br

O encontro reuniu moradores , autoridades , funcionários , associações e integrantes do Conselho Municipal Participativo Butantã que puderam fazer considerações e apresentar demandas da região. Entre as principais questões levantadas, estavam os problemas de mobilidade urbana, como o transporte público, e as calçadas.
Sobre a falta de acessibilidade em estações de Metrô e da CPTM, a secretária se comprometeu a buscar um diálogo com o Governo do Estado, responsável pela administração dos serviços.

Reforçou  a meta do prefeito de reformar 850 mil metros quadrados de passeios públicos nas chamadas rotas acessíveis, informando que 50 mil metros quadrados já foram realizados até o momento.  Sobre a acessibilidade no transporte público relatou que a frota atual já possui 71% dos veículos acessíveis, com o compromisso de  chegar a 100% até o final desta gestão.

Fonte: Subprefeitura Butantã

sexta-feira, 01 de agosto de 2014

Butantã revela talentos da região

9ª Mostra de Cultura acontece entre 15 e 24 de agosto

 

 

9ª ediçãop da Mostra de Cultura do Butantã apresenta, de 15 a 24 de agosto, um panorama da efervescente produção artística da região. Espetáculos de dança, shows, circo, contação de históris, performances poéticas, teatro, e exibição de filmes são os atrativos da programação que chega a Casa de Cultura Butantã, ao Parque Raposo Tavares e aos CEU’s Uirapuru e Butantã.

Criada em 2005 para dar visibilidade ao trabalho de artistas locais e promover ações culturais na região, a iniciativa cresceu ao longo das edições, em público e espaços de apresentação, consolidando-se no calendário de festividades do Butantã.

Para abrir o evento, dia 15, às 19h30, no CEU Butantã, um concerto da pianista Haydée Baroni se reveza entre apresentações do grupo de jovens músicos Praticatatun e Coral Yapapa, com regência de Lucymara Apostólico. A programação revela, ainda, talentos da região, como o multiartista Diego Parma, que exibe, dia 16, às 16h, no mesmo espaço, o curta-metragem Alienação, que propõe uma reflexão sobre as mídias sociais no mundo contemporâneo.

A banda Calango Brabo encerra a programação, às 14h30, no Parque Raposo Tavares, com sucessos de seu repertório, marcado pela mistura de ritmos regionais (como o baião) e o rock. As músicas têm arranjo de Daniel Ruberti , pioneiro na utilização de guitarras siamesas na América Latina.

Serviço: 9º Mostra de Cultura do Butantã. De 15 a 24/08. CEU Butantã. Av. Engº. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1700 – Rio Pequeno. Tel.: 3732-4557. CEU Uirapuru. Rua Nazir Miguel, 849 - Raposo Tavares. Tel: 3782-3143. Casa de Cultura Butantã. Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jd. Peri – Peri. Tel.: 3742-6218. Parque Raposo Tavares. Rua Telmo Coelho Filho, 200 - Vila Albano. Tel.: 3735-1372. A 9ª Mostra de Cultura do Butantã é amparada pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) do governo do estado.


Programação

Dia 15/08- sexta-feira

CEU Butantã
Abertura: 19h30
Pianista: Haydée Baroni - Participação: Márcio Medeiros
Exibição de audiovisual das mostras anteriores
Apresentação do Grupo Praticatatun
Apresentação do Grupo Coral Yapapa (Regente: Lucymara Apostólico)
Classificação: Livre

Dia 16/08 - sábado

CEU Butantã
Exibição de curta metragem
Horário: 16h
Título: Alienação
Direção: Diego Parma
O mundo contemporâneo pode ser nocivo ao homem, caso este não saiba lidar de forma saudável com seus aparatos tecnológicos. A globalização, pautada pela rápida troca de informação, é um risco capaz de levar ao individualismo. Assim, questões sobre a linha tênue entre o real e o virtual causada pelo mau uso das novas mídias sociais, são essenciais para se evitar, entre outros danos, alienação.
Duração: 7minutos
Classificação: Livre

Espetáculo de dança
Horário: 16h20
Título: Doce Encanto
Grupo: Kridans
Coreografia: Mauro Rodrigues 
Este projeto se propõe a realizar apresentações de dança contemporânea através de um trabalho inspirado nas músicas interpretadas pela cantora portuguesa Dulce Pontes, que mistura ritmos e influências árabes e celtas em suas composições. Busca revisitar a cultura portuguesa e sua influência na história do Brasil.
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre


CEU Uirapuru
Exibição de curta metragem
Horário: 16h
Título: Casa do Povo 
Direção: Marilia Garcia Senlle 
Construída nos anos 50, no bairro do bom Retiro, em São Paulo, a Casa do Povo, de caráter progressista, ainda respira. O vazio revela os estilhaços da memória e projeta novos corpos.
Duração: 12 minutos
Classificação: Livre

Espetáculo Teatral:
Horário: 16h20
Artista: Palhaço Bisgoio
Título: Sananab
Direção: Neto Donegá e Luciana Donegá
Retrata o universo de Bisgoio, um ser ingênuo, estúpido e humano à flor da pele. Vivenciando situações embaraçosas e surpreendentes, o palhaço constrói e desconstrói tudo ao seu redor, revelando sua essência. Um encontro poético e engraçado que tem como principal motivo, a troca entre palhaço e público; um jogo de relacionamento humano.
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre


Casa de Cultura do Butantã
Espetáculos musicais
Horário: 19h
Grupo: Marcos Dafeira e o Terno Colorido
Título: Angoleiro
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Grupo: QN Quarteto
Título: QN Quarteto apresenta Pablo
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Grupo: Veja Luz
Espetáculo: Banda Veja apresenta álbum Veja Luz
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Performance poética nos intervalos das apresentações
Artista: Hugo Paz
Título: Sintonize a poesia
Curtas intervenções com declamação de poesias do próprio autor, um ativista e articulador cultural que advém do universo do Rap e Hip Hop. Atividade acontece nos intervalos das apresentações musicais.
Classificação: Livre


Dia 17/08 - domingo

CEU Uirapuru
Espetáculos musicais
Horário: 17h
Artista: Rubens Brito
Título: Viola caipira, causos e cantoria
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Grupo: Rochlitz Trio
Título: Rochlitz Trio
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Grupo: RPW
Título: RPW 20 anos
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre


Dia 18/08 - segunda-feira

CEU Butantã
Contação de Histórias
Horário: 10h
Artista: Luciana Cardoso
Título: Histórias Orientais
A contadora convida público e educadores a conhecer narrativas inspiradas na cultura japonesa, chinesa e indiana em Histórias Orientais. Apresenta aos pequenos três histórias adaptadas do livro Os melhores contos orientais, traduzido por Yara Camillo. 
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre

Contação de Histórias
Horário: 15h
Artista: Cia roda da palavra - Joyce Néia
Título: Cia roda da palavra – Contação de Histórias
Espetáculo: Cia Roda da Palavra – Contação de Histórias
Inspirada na frase do autor de Alice no país das maravilhas, Lewis Carrol, “Contar Histórias é dar um presente de amor”, a Cia roda da palavra busca com a iniciativa levar cultura através do incentivo à leitura e divulgação da Literatura, por meio dos Contos de Ensinamento. São contos que trazem, ao longo da narrativa, princípios de moral e caráter como honestidade, perseverança, amor à natureza, partilha, fé, dignidade e autoestima.
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

 
CEU UIRAPURU

Contação de histórias
Horário: 10h
Artista: Marilia Tresca
Espetáculo: As histórias da Bruxarope
Muito boa, mas deveras atrapalhada, a Bruxarope oferece ao público histórias sobre consumo consciente e pedaços de sua vida, como quando participou de um programa de TV para encontrar um marido.
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Performance Artística
Horário: 10h
Artista: Ler Doce Ler
Título: Roda de Leitura
Textos de autores brasileiros são compartilhados de maneira lúdica e o público é convidado a participar e refletir sobre os temas abordados. 
Duração 15 minutos
Classificação: Livre

Contação de histórias
Horário: 15h
Grupo: Rodar
Título: O casamento de Dona Baratinha e O Macaco e a viola
Dois contadores, com malas repletas de histórias da tradição popular, apresentam ao público os personagens Dona Baratinha, que quer arranjar um marido, e o macaco brincalhão, que troca seu rabo por objetos oferecidos pelo caminho. Objetos e roupas se transformam em personagens dessas duas histórias, e por meio de musicalidade e de jogos lúdicos, convidam o público a participar.
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Dia 19/08 - terça- feira

CEU Butantã
Espetáculo teatral
Horário: 20h
Grupo: Coletivo Levante Mulher
Título: Rosas – Uma Performance poética da condição feminina numa sociedade machista
Direção: Míriam Selma
Discute a relação de gênero, patriarcalismo e capitalismo. Propõe uma reflexão sobre o machismo imposto, produzido e reproduzido no cotidiano contemporâneo, fazendo referência ao processo histórico e cultural que reduziu as mulheres ao termo pejorativo de “sexo frágil”. O espetáculo acompanha a violência que impera na vida das mulheres e resgata a coragem para romper velhos paradigmas.
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos


CEU Uirapuru
Espetáculo teatral
Horário: 20h
Grupo: Cia Teatro São Paulo
Título: Assalto Alto
Direção: Carlos Meceni
A comédia apresenta Zóião, um bandido da pesada, assaltado em uma lanchonete temática de Guaianazes, e as reações do pastor local.
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos

Dia 20/08 - quarta- feira

CEU Uirapuru
Contação de histórias
Horário: 10h
Artista: Rosemar Patrícia Geiger Porta
Título: Armazém de Histórias
Histórias de diferentes origens, culturas e estilos surgem no repertório da artista que se utiliza de objetos e bonecos inusitados. Em Pássaro da ChuvaUm Lobo Cantor Uma Festa no Céu, o destaque fica por conta de um Curumim bastante carismático.
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Espetáculo Musical
Horário: 15h
Artista: Anna Dulce
Título: Gigantes de asas: Anna Dulce canta para pequenos
“Gigantes de Asas” é um show-recital para ambientes que aproximem “palco e plateia”. Um show para ouvir e desenhar quando criança, mas também escutar e compartilhar quando adulto. Traz impressões sobre a vida, de forma pura e livre, sendo um convite para a família toda vivenciar momentos de criatividade, carinho e afeto.
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Dia 21/08 - quinta- feira

CEU Butantã
Contação de histórias
Horário: 10h
Grupo: Grupo Conversadeiro, com Drica Zangrande, Péricles Moraes e 
Fernando Alves
Título: Histórias do Mundo
Histórias populares de países como Brasil, África e Índia ganham vida nas narrativas do Grupo Conversadeiro. 
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre


Contação de histórias
Horário: 15h
Artista: Elaine Cunha
Título: Chaves e baús de histórias
A contadora abre seu baú de histórias e de lá saem contos tradicionais, como A Dona Baratinha e A Galinha que criava um ratinho, e narrativas onde o medo é presença garantida, comoem Gildo e Babioca, o cavalinho medroso. . 
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre


Casa de Cultura do Butantã
Espetáculo teatral
Horário: 15h
Grupo: Pasargada
Título: Até onde o vento levar
Direção: José Geraldo Rocha
Este espetáculo é a encenação de uma fábula sobre meio ambiente, qualidade de vida e cidadania, baseada no livro homônimo de José Geraldo Rocha. Entre os personagens estão o jornal de ontem, o caroço de manga, o vidro de perfume francês e o saco plástico. 
Duração: 55 minutos 
Classificação: Livre
 

Dia 22/08 - sexta- feira

CEU Uirapuru
Espetáculo de dança
Horário: 20h
Grupo: Núcleo Prema
Título: Vandanam Te
Coreografia: Irani Cippiciani
O espetáculo traz o que há de mais representativo no estilo de dança clássica indiana, conhecida como Bharatanatyam, revelando sua dimensão poética, estética, filosófica e ritual. Trata-se também de uma excelente oportunidade para difundir a dança indiana, ainda desconhecida no país, estimulando a formação de novos públicos e a ampliação dos referenciais culturais da população.
Duração: 50 minutos
Roda de conversa
Classificação: Livre
 

Casa de Cultura do Butantã
Espetáculo teatral
Horário: 20h
Grupo: Cia de Teatro Encena
Título: Pirou, Jussara? Pendurar a vovó no banheiro?!
Direção: Orias Elias 
Peça bem humorada que retrata a luta de uma vizinhança contra enchentes e como essas pessoas reagem às circunstâncias de um temporal: do ceticismo à religiosidade, da desesperança à solidariedade, do medo à luta. Também presente, o posicionamento do poder público e da mídia diante dos acontecimentos .
Duração: 80 minutos
Roda de conversa
Classificação: Livre

Dia 23/08 - sábado

CEU Butantã
Espetáculos musicais
Horário: 17h
Grupo: Cabaré Três Vinténs
Título: Cabaré Três Vinténs
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Grupo: Aeromosca
Título: Quarteto Aeromosca
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Grupo: Banda Beatriz Botelho
Título: Homenagem aos 100 anos de Dorival Caymmi
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre


CEU Uirapuru
Espetáculo teatral
Horário: 18h
Grupo: Shakespeare Dormiu lá em casa!
Título: Shakespeare Dormiu lá em casa!
Direção: Heloisa Trigo
Um velho põe-se a divagar sobre o fato de seu ofício como ator nunca o ter levado a um lugar de destaque nas peças das quais participou.
Duração: 65 minutos
Classificação: 12 anos


Dia 24/08 - domingo

Parque Raposo Tavares
Teatro Infantil
Artista Convidado
Horário: 11h
Grupo: Lira dos Anjos
Título: Tudo sob Controle?
Direção: Wagner Freire
Comédia sobre o uso consciente da água. A aventura de dois vizinhos que recebem a visita de um peixe-carteiro virtual com a missão de encontrar a última gota que falta para dar continuidade ao ciclo da água.
Duração:50 minutos
Classificação: Livre

Espetáculos musicais
Horário: 14h30 
Grupo: Banda Ambulantes
Título: Ambulantes convidam: Theo Reis + Edsão C.H.E. + Afreekadu
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Grupo: Calango Brabo
Título: O Brasil de cara nova
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Artista Convidado
Grupo: Inocentes
Título: Sob Controle
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Texto: Helga Monteiro Ventura
Fonte: Subprefeitura do Butantã

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Diversão ao Cubo no Butantã

Praça Oliveira Penteado recebe instalação interativa que vira palco ou tela de cinema

 

 

Até dia 17 de Agosto, um Cubo Gigante vai agitar a Praça Oliveira Penteado com uma série de opções de lazer e diversão. A estrutura convida o público a investigar maneiras criativas de transformar o espaço em local de encontro de expressões artísticas e conectar pessoas.

Clique aqui e veja a matéria do SPTV sobre o evento

Aspessoas poderão se tornar protagonistas de apresentações de dança, música e esquetes teatrais. Ou ainda, participar de oficinas, grafitar suas paredes ou mostrar trabalhos em audiovisual. A intervenção urbana está à mercê dos visitantes como uma folha em branco. Se transforma em palco, sala de atividades ou tela de cinema. A ideia é reunir sugestões para o uso da área verde e fazer os participantes colocarem a mão na massa.

Veja mais fotos do Rua ao Cubo

Na programação destaca-se o projeto Curta na Praça, que apresenta curta-metragens, em qualquer formato visual, de cineastas iniciantes e a oficina Curativos Urbanos, que incentiva os participantes a criar band-aids coloridos e colá-los em pontos da região que precisam de melhorias.

Rodas de leituras, picnics, karaoke, palestras, show de jazz, prética de Yoga completam o cardápio pra lá de criativo.

Veja a programação completa

O projeto (Rua)3 (Rua ao Cubo) é uma iniciativa inédita da associação Bela Rua, que busca descobrir aspirações de moradores com relação aos espaços públicos e transformá-las em realidade. A intervenção urbana na praça Oliveira Penteado (no entroncamento do acesso à Marginal Pinheiros e as pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb) reforça o projeto de revitalização da região, que reuniu esforços da iniciativa privada e Subprefeitura Butantã.

Serviço: (Rua)3. Praça Oliveira Penteado. De 28/07 a 17/08. Segunda a quarta, das 9h às 20h. Quinta a Sábado, das 11h às 0h. Domingo, das 12h às 20h. Grátis

 

Texto: Helga Monteiro Ventura
Imagens: Divulgação
Fonte: Subprefeitura do Butantã

< Anterior | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | Próximo >