Dica de Saúde - O melhor do bairro de Campo Grande, Cariacica, ES

Resfriado, gripe e sinusite viral são algumas das doenças mais comuns no inverno. Segundo o médico Emmanuel Nasser, clínico geral da unidade de saúde de Jardim Botânico, essas enfermidades se propagam com mais intensidade porque, com a queda de temperatura, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados. A tosse ou o espirro de indivíduos contaminados, principalmente em locais não ventilados, contribuem para que os vírus se propaguem, favorecendo o contágio.

Os principais causadores dos desconfortos respiratórios são os chamados vírus influenza. São mais de 200 tipos provocando o popular resfriado, atingindo nariz, faringe e laringe.

Embora os sintomas da gripe e do resfriado sejam semelhantes, os efeitos da gripe são bem mais intensos. O doente tem febre que ultrapassa 38º C. As dores no corpo e a sensação de mal-estar dificultam as atividades físicas e intelectuais. Geralmente, o doente fica de cama.

Outra doença comum nesses dias frios é a sinusite viral. Ela causa dor nos dois lados do rosto, coriza, secreção nos olhos, irritação no nariz, espirros e congestão nasal. Geralmente dura menos de dez dias. O diagnóstico é estabelecido em uma consulta médica, portanto, não é necessária a realização de exames, como o raio X da face.

O clínico geral explica também que a coriza é uma resposta do corpo a essas infecções.  “Ao entrar em contato com o vírus é comum que o organismo, por meio de um mecanismo de proteção, produza secreção. A partir desse evento é que se tornam visíveis a coriza com catarro, a tosse e o espirro. Essas medidas fisiológicas são a forma que o nosso corpo encontra para nos proteger de possíveis complicações e para eliminar os germes”, detalhou.

Tratamento

As doenças virais são combatidas com repouso, hidratação oral (com água e sucos) e remédios para aliviar e tratar os sintomas que aparecerem, como a febre, dor de cabeça e mal-estar. Quase toda a população está suscetível às doenças virais no inverno. Porém, crianças, idosos e quem está com o sistema imunológico comprometido por alguma doença são os mais vulneráveis.

Prevenção

* Ter uma alimentação saudável, associada à prática de atividade física, garante um reforço à imunidade.
* Lavar as mãos várias vezes ao dia
* Cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar
* Evitar tocar o rosto
* Não compartilhar objetos de uso pessoal
* Evitar contato prolongado com pessoas resfriadas ou gripadas e locais com grandes aglomerações
* No caso da gripe, há também a vacinação, que impede o desenvolvimento da doença e suas formas graves, como a pneumonia e a internação por essas patologias.