História - O melhor do bairro de Centro, Campo Largo, PR

 HISTÓRIA DE CAMPO LARGO

HISTÓRICO

Campo Largo serviu, no início da colonização do Paraná e principalmente dos arredores de Curitiba, como pouso de tropeiros gaúchos em trânsito para São Paulo e também para criação de gado.

Desde essa época, ficou conhecido como Campo Largo. O primeiro proprietário das terras que hoje constitui o Município foi o português Coronel Antonio Luiz, conhecido como o “Tigre”. Sua residência era na Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, onde construiu a Capela consagrada a Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga dos Campos Gerais, e que existe até hoje.

Após o falecimento do Coronel Antonio Luiz, as terras passaram a pertencer a diversas pessoas e a povoação teve início no ano de 1814.

Em 1819, o Capitão João Antonio da Costa, residente em Curitiba, doou as terras para quem quisesse ali se estabelecer e ofereceu ao povoado uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, que mandara vir da Bahia, em 1816. Em 1821, foi iniciada a construção da Igreja, com a autorização do Bispo de São Paulo. Em 02 de fevereiro de 1826, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, foi colocada na Igreja e a primeira missa foi celebrada pelo Padre José Joaquim Ribeiro da Silva. A construção da Igreja Primaz de Campo Largo, só foi concluída no ano de 1828.

A Lei nº 219 de 02 de abril de 1870, criou o Município de Campo Largo da Piedade, desmembrado de Curitiba. A instalação oficial do Município, deu-se em 23 de fevereiro de 1871 e o primeiro Juiz de Direito da Comarca,foi o Dr. Antonio Joaquim Macedo Soares, que mais tarde, foi Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Em 12 de outubro de 1918, foi iniciada a construção da Igreja Matriz atual, pelo Padre Otávio Júlio dos Santos e inaugurada em 1836, pelo Padre Aloísio Domanski, que mais tarde recebeu o título de Monsenhor.

Apesar do processo que houve com colonizadores pioneiros, o desenvolvimento de Campo Largo, foi mais intenso, com a chegada dos imigrantes, principalmente italianos e poloneses, a partir de 1875.

Pela dedicação ao trabalho e espírito de luta, os imigrantes foram cultivando a terra, produzindo alimentos, suas próprias ferramentas, vestuário, utensílios domésticos, construindo casas. Aproveitaram e aprimoraram, aqui, seus conhecimentos, usando técnicas de cultivo e conservação de alimentos. Traziam consigo suas raízes, seus costumes, suas tradições e cultuavam a fé religiosa, a moral e os bons costumes.
 

ASPECTOS GEOGRÁFICOS
O Município de Campo Largo situa-se na Região Sudeste Paranaense, em posição privilegiada, no corredor de exportação para o Mercosul, distante 24,5 Km da capital, tendo como principal acesso a Rodovia Federal BR-277.
A superfície do território municipal é de 1.359,565 Km², o que corresponde a 2% da área total do Estado.
Fonte: SEMA/ 2004

DISTÂNCIAS
Da Capital : 24,5 km
Do Porto de Paranaguá: 123 km

EMANCIPAÇÃO
23 de Fevereiro de 1871.

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES

Região Município

N = Castro
NE = Campo Magro e Itaperuçu
NO = Ponta Grossa
S = Araucária
SO = Balsa Nova
L = Curitiba
O = Palmeira

ALTITUDE
Localiza-se a 956 metros acima do nível do mar.

LATITUDE
Nas coordenadas 25º 27’34’’, latitude Sul

LONGITUDE
Nas coordenadas 49º 31’40’’, longitude W-GR.

CLIMA
Subtropical úmido mesotérmico, de verões frescos e com ocorrência de geadas severas e freqüentes, não apresentando estação de seca definida.

TEMPERATURA
Temperatura média inferior (verão): 22º C
Temperatura média inferior (inverno): 18º C

DENSIDADE PLUVIOMÉTRICA (meses de maior incidência)
Média Anual: 125 mm
Menor precipitação: 75 mm - Mês de ocorrência: Agosto
Maior precipitação: 200 mm - Mês de ocorrência: Janeiro

ATIVIDADES ECONÔMICAS DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO
Devido a abundância de matéria-prima mineral, o Município de Campo Largo destaca-se pelo grande número de indústrias cerâmicas (azulejos, pisos e louças). Destaca-se também a existência de indústria moveleira e metal-mecânica.
Quanto à agricultura, destacam-se as produções de feijão, batata e cebola e na fruticultura destacam-se as produções de maçã, uva e pêssego.
As atividades agropecuárias existentes são: bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura, piscicultura e apicultura.

FERIADOS MUNICIPAIS
02 de fevereiro - Homenagem à padroeira de Campo Largo - Nossa Senhora da Piedade;
23 de fevereiro - Comemoração do aniversário da emancipação política do Município (facultativo).

POPULAÇÃO
A população do município esta estimada em 112.548 habitantes em 2009.

Fonte: IBGE

Índices de Desenvolvimento Humano (IDH-M) Comparável
Esperança de vida ao nascer: 69,24 anos
Taxa de Alfabetização de Adulto: 93,25 %
Renda Per capita: 267,31 reais
Classificação no estado: 75
Classificação nacional: 1.200
Fonte: IPEA/ 2000