História - O melhor do bairro de Cerqueira César, Rua Oscar Freire, São Paulo, SP

Cerqueira César

História do Bairro Cerqueira César

 

Quem foi o cidadão Cerqueira César

Foi um ilustre advogado formado juntamente com Campos Salles (de quem foi cunhado) pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1860. Casando-se, passou a residir na cidade de Rio Claro. Foi promotor público do Estado, subscreveu o Manifesto Republicano de 1.870, e foi um dos fundadores do jornal "Província de São Paulo" (hoje, o "Estadão"). Como político, foi vereador em Rio Claro e, com a proclamação da República, foi eleito Senador Estadual (de 1.897 a 1.911). Vice-presidente do Estado, no biênio 1891/92, assumiu a presidência com o afastamento definitivo do (então) presidente Américo Brasiliense. Foi fundador ou ajudou a criar a faculdade de Agronomia "Luís de Queiroz", a Escola Politécnica e o Hospital Psiquiátrico do Juqueri. Foi, também, provedor da Santa Casa de Misericórdia e presidente do Liceu de Artes e Ofício. Seu nome está ligado ao Bairro e a uma cidade do interior de São Paulo. Faleceu no dia 26 de julho de 1.911 e seus restos mortais repousam no Cemitério da Consolação.
                                                                                                                                                                                              Samorcc

 

História do Bairro

O bairro surgiu em 1890, do loteamento de propriedades rurais, como: a chácara Água Branca, chácara dos Pinheiros e sítio Rio Verde. Todas pertenciam ao Dr. José Oswald Andrade, pai do escritor paulista Oswald de Andrade. O neto de Cesário Cecílio de Assis Coimbra, Cesário Neto, também possuía uma extensa gleba de terra nas extensões do atual C. César. Era casado com América Milliet, razão do nome do bairro vizinho de Jardim América. Seu filho, Horacio Sabino Coimbra construíu sua residência onde encontra-se atualmente Conjunto Nacional, sendo projetada pelo arquiteto Victor Dubugras. Anos antes houve a inauguração do Parque Trianon e da Avenida Paulista, via destinada a construção de imóveis horizontais de alto-padrão, tendo seu crescimento ligado à evolução da mesma. Assim como Pinheiros e Consolação, bairros vizinhos, tornou-se um tradicional bairro da classe média alta paulistana. Em 1938 tornou-se subdistrito da capital. Seu nome é uma homenagem ao ex-vice-presidente Dr. José Alves de Cerqueira César.

Após a segunda metade do século XX a região onde se encontra adquire características comerciais, tornando-se o principal centro financeiro da cidade. Esse desenvolvimento levou à verticalização do bairro com a perda de suas características   essenciais. Prova dessa mudança foi a construção do Conjunto Nacional e do Museu de Arte de São Paulo, símbolos da nova economia. Com o passar dos anos antigas residências tornavam-se pequenos prédios de escritórios e comércio.

                                                                                                                                                                                             Wikipédia