Alterar Região
Tenha seu próprio negócio na internet em parceria com a empresa líder em diretórios regionais no Brasil.
Torne-se um franqueado do Portal O Melhor do bairro e obtenha ótimos ganhos gerenciando este website.
Categorias

Notícias em O melhor do bairro de Centro, Conselheiro Lafaiete, MG

quarta-feira, 24 de junho de 2015
Católicos de Lafaiete celebram o dia de São João Batista

Considerada por muitos a data máxima do calendário das festividades juninas, esta quarta-feira assinala o 24 de junho, dia de São João Batista. Em Conselheiro Lafaiete as comemorações se concentram na igreja dedicada ao santo no bairro São João, um dos mais populosos da cidade.

Segundo o padre Lambert Noben (foto), a comunidade optou este ano por uma festa simples, sem barracas de comidas típicas ou outras atrações de lazer, privilegiando a confraternização entre os devotos e a reflexão sobre aspectos de religião e fé.

A novena preparatória se encerrou ontem e as festividades religiosas começaram hoje bem cedinho, às seis da manhã, com o primeiro repicar de sinos. Ao meio-dia os sinos tocam novamente. Às 18h45, acontece a acolhida aos representantes das paróquias e comunidades religiosas de Lafaiete.

Às 19h ocorre a celebração solene da Eucaristia, considerada o ponto alto das homenagens ao padroeiro São João.  Após à missa os fiéis seguem em caminhada que percorrerá a praça da Matriz, ruas José Silvestre de Freitas, Amazonas, Luiz Laporte, Olegário Pinto e retorna pela rua Arthur Bernardes de volta à matriz. A procissão será animada pelo Grêmio Musical 12 de Outubro.

Santo Antônio, São João e São Pedro

Santo Antônio, São João e São Pedro
 

O mês de junho é especial em muitas regiões do Brasil. É época de Festa Junina, com muita celebração, comes e bebes especiais e as homenagens a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, que são comemorados nos dias 13, 24 e 29, respectivamente. Conheça um pouco sobre a história dos três santos lembrados no mês de junho.

Santo Antônio

O primeiro santo homenageado é Santo Antônio, que nasceu em Lisboa, Portugal, em data incerta, entre 1190 e 1195 e seu nome de batismo era Fernando. O rapaz era de uma família rica, chamada Bulhão ou Bulhões. No entanto, deixou tudo para trás por volta de 1210 para se dedicar a ordem dos franciscanos. Fernando seguiu para o atual Marrocos para desenvolver trabalho missionário, mas sua saúde não se adaptou ao clima africano. Doente, voltou à Europa, dessa vez na Itália, e se curou. Nesse período, demonstrou grande talento para a oratória, além de grande conhecimento da Bíblia e seus sermões, que impressionavam tanto os intelectuais quanto as pessoas simples. Seu carisma conquistava multidões, mas sua saúde, porém, continuava frágil e ele morreu em 13 de junho de 1231, sendo canonizado no ano seguinte. Santo Antônio está enterrado em Pádua, na Itália, e sobre seu túmulo foi construída uma basílica, que é lugar de grande peregrinação.

São João Batista

Mais conhecido como São João apenas, ele tem um diferencial dos outros: enquanto comemora-se no dia de sua morte, com ele a data é de seu nascimento, que teria sido em 24 de junho de ano desconhecido. João Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, parente da mãe de Jesus. Ele apareceu como pregador itinerante em 27 d.C. e aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jordão, na cerimônia do batismo. Até o próprio Jesus foi batizado lá. A região que São João usava para os batismos é tão importante que Israel e a Jordânia disputam a posse do local exato do rio até hoje, já que isso atrai uma imensa quantidade de peregrinos e turistas. Em certa época, São João passou a ser perseguido e foi atirado na prisão por haver censurado o rei Herodes Antipas, quando este se casou com Herodíades, a mulher de seu meio-irmão. De acordo com a Bíblia, Herodes prometeu à jovem Salomé, filha de Herodíades, o que ela lhe pedisse, depois de ficar hipnotizado ao vê-la dançar. Instigada pela mãe, Salomé pediu a cabeça de João Batista, que lhe foi entregue numa bandeja. O triste episódio teria ocorrido em 29 d.C.

São Pedro

São Pedro era um pescador no mar da Galiléia, casado. Irmão de Santo André, os dois foram chamados por Cristo para se tornarem “pescadores de homens”. Seu nome original era Simão, mas Jesus deu-lhe o título de Kephas, que, em língua aramaica, significa “pedra”, e cujo equivalente grego tornou-se Pedro. O nome surgiu quando Simão declarou “Tu és Cristo, o filho de Deus vivo”, ao que Jesus respondeu “Tu és Pedro e sobre essa Pedra edificarei minha Igreja”, entregando-lhe as “chaves do reino do Céu” e o poder de “ligar e desligar”. Os evangelhos dão testemunho da posição de destaque ocupada por Pedro entre os discípulos de Jesus. No entanto, mesmo assegurando que jamais trairia Cristo, negou conhecê-lo por três vezes, quando seu mestre foi preso. Após a ressurreição, Pedro foi o primeiro apóstolo a quem Cristo apareceu e, depois disso, ele se tornou chefe da comunidade cristã. Contam que Pedro teria sido crucificado em Roma e pesquisas arqueológicas têm contribuído para confirmar este fato, de que ele foi martirizado a mando de Nero. Dizem ainda que o santo pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus e no local onde foi sepultado, ergueu-se a basílica do Vaticano, mas isso não foi confirmado pelos arqueólogos.

Fonte: Fato Real

 

segunda-feira, 22 de junho de 2015
Prorrogado cadastramento escolar

 A Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Lafaiete informa que seguindo resolução da Secretaria de Estado da Educação, fica prorrogado até o dia 26 de junho o período de inscrição no Cadastro Escolar/2016.

Os interessados deverão procurar a sede da Semed, situada à praça Barão de Queluz, nº 11, próximo à Matriz Nossa Senhora da Conceição no horário de 08 às 11h30 e de 13h30 às 16h.

Devem se cadastrar:

  • Educação infantil – Crianças com 04 anos completos ou que irão completar até o dia 31 de março de 2016.
  • Ensino fundamental – Crianças com 06 anos completos ou que irão completar até o dia 31 de março de 2016 para a Rede Municipal (Lei 5.687 de 27 de novembro de 2014)
  • Ensino fundamental – Crianças com 06 anos completos ou que irão completar até o dia 30 de junho de 2016 para a Rede Estadual.
  • Também deverão se cadastrar alunos oriundos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares.
  • Candidatos que desejam retornar aos estudos.

 Documentos necessários:

  • Certidão de nascimento da criança (original e cópia).
  • Comprovante de residência (Conta de luz, telefone, água, fatura de cartão de crédito recente em nome do pai, mãe ou responsável legal; original e cópia).
  • Comprovante de escolaridade (original e cópia), para alunos de escolas particulares, e alunos que oriundos de outras localidades.

Fonte: Fato Real.

sexta-feira, 19 de junho de 2015
Descobridores de modelos farão hoje seletiva em Lafaiete

Muitos são os jovens que têm o sonho de ser modelo, mas para conseguir uma carreira bem sucedida neste mercado não basta ter beleza física. Para prosperar e alcançar o sucesso, seja nas passarelas ou nos estúdios fotográficos, talento, dedicação, profissionalismo e persistência são fundamentais.

Luciano Macuglia, scouter e professor de modelos, conta que aqueles que desejam seguir a carreira vão escutar muito não, mas devem persistir. “Um modelo de sucesso é resultado da lapidação de suas qualidades. Além dos atributos físicos, boa educação e preparo psicológico são fundamentais para atuar nesse mercado. É preciso saber lidar com o sucesso e também com as frustrações. Muitas vezes preparamos as modelos mais para receber um não do que um sim, o que requer muita humildade e dedicação ao trabalho,” afirma.

Segundo Luciano, que é ex-modelo, é sempre bom lembrar que, muitas vezes, o charme pode substituir a beleza dos traços e que uma silhueta esguia pode ser ainda mais importante do que um físico com medidas absolutamente perfeitas.

Seletiva

Dilson Stein, idealizador e organizador de uma das seletivas mais conhecidas e consagradas do país, a New Models Selection, há 30 anos está no mercado descobrindo novos talentos pelo país. Entre tops que ele descobriu e ajudou na carreira está nada menos que Gisele Bündchen.

Sua equipe com frequência desembarca em Minas Gerais em busca de novos rostos para esse mercado. Em Conselheiro Lafaiete, a seletiva acontece no dia 19 de junho (Sexta-feira), no Minas Platinum (Rua Lopes Franco, 899 – Bairro Carijós), das 14h às 20h, para candidatos de ambos os sexos, com idade entre 8 e 25 anos.  O atendimento é por ordem de chegada e a inscrição deverá ser feita somente no local e no dia do evento.

Mais informações: (31) 9436-5800| (55) 3537-6116 ou no site:
www.dilsonstein.com.br.

Fonte: Fato Real

quinta-feira, 18 de junho de 2015
Lafaiete vai sediar Conferência da Saúde

Com o tema Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro será realizada no dia 20 de junho a partir de 07h30, no Centro de Ensino Superior – CES, a  VIII Conferência Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete.

A conferência é um espaço criado para proporcionar a participação dos cidadãos nas discussões acerca do setor e, por meio de debates, apresentarem propostas de melhorias. A representatividade local garante a legitimidade do evento, por isso é importante a participação popular que se faz por indicações de diversos segmentos da sociedade, como associações, sindicatos, conselhos etc. Esta representatividade é paritária, ou seja, deve contar com a participação de representantes da sociedade (que são os usuários do SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços, autoridades e outros que irão avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação de políticas públicas e propor ações para o município.

Este ano serão abordados cinco eixos temáticos que servirão de base para os grupos de discussão. São eles: I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II – Valorização do trabalho e da educação em saúde; III – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; IV – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde e V – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS. 

Fonte: Fato Real

quarta-feira, 17 de junho de 2015
Empresário morto em acidente de helicóptero seria homenageado pela Câmara de Lafaiete

Três pessoas morreram num acidente com um helicóptero, ocorrido na tarde desta terça-feira, dia 16 de junho, na Mata dos Palmitos, que fica localizada na divisa de Bandeiras, no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, em Ouro Preto. Entre elas, o empresário Roberto Queiróz, de aproximadamente 50 anos, proprietário da  Lotear Empreendimentos Imobiliários Ltda., e do Posto Trevão, às margens da BR 040, próximo à entrada para Buarque de Macedo;  e seu filho, Bruno Queiróz, de 23 anos.

Roberto, que tinha empreendimentos comerciais em Conselheiro Lafaiete e chegou a morar na cidade por alguns anos, seria homenageado neste ano pela Câmara de Vereadores de Lafaiete, com o título de Cidadania Honorária, concedido pelo Decreto Legislativo Nº 005 de 10 de junho de 2015, proposto pelo vereador Benito Laporte (PROS), e aprovado pelos demais vereadores lafaietenses. Seu último investimento na cidade é o loteamento Jardim Vitória, que fica às margens da MG 129, próximo a Fasar. O empresário também foi proprietário do posto Trevão, que fica perto do Aeroporto Bandeirinhas, na BR-040. 

Jornalista

Empreendedor, Roberto Queiróz foi fundador na década de 80, dos jornais lafaietenses Folha de Minas e Folha de Lafaiete, onde atuava como repórter, jornalista e editor.

pilotoAlém deles, faleceu no acidente o piloto da aeronave Felipe Piroli (foto ao lado), de 25 anos, filho do sócio da HeliBH, empresa de aluguel de helicópteros sediada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O acidente

A aeronave partiu do condomínio Vales dos Cristais, em Macaé, no Rio de Janeiro, por volta de 15h, com destino a Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte e parou em Ubá para reabastecimento. Porém, por volta de 15h30, o helicóptero teria se acidentado ao passar pelo distrito de Santa Rita, em Ouro Preto, onde havia nevoeiro no momento do acidente.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, agricultores da região acionaram a corporação e informaram sobre uma forte explosão. Eles afirmaram ter visto uma forte fumaça preta saindo da região e tomando conta do céu.  

Duas viaturas foram deslocadas para o local apontado, mas o ponto exato da queda só foi localizada por volta das 21h. A corporação informou que uma neblina pairou pela cidade ao longo do dia, mas não soube precisar o que teria provocado a queda.

Os corpos, ainda de acordo com Corpo de Bombeiros, só seriam retirados do local nesta quarta-feira (17).

A Forças Aérea brasileira informou ter sido notificada sobre a queda, mas ainda não se sabe o que teria provocado o acidente. O órgão também não sabe de onde teria partido a aeronave.

No início da manhã desta quarta-feira (17), o órgão comparecerá ao local do acidente.  

Aeronave

A  aeronave acidentada é um Jet Ranger 206 Bell, de prefixo PT-YDY e está registrada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no nome de Lotear Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Consultando o site da ANAC, a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) está em dia, vencendo em 14 de novembro deste ano. O Certificado de Aeronavegabilidade é válido até 17 de novembro de 2018.

Com informações do jornal O Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo >