História - O melhor do bairro de Riacho, Contagem, MG

Município de Contagem

 Contagem é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Situada na região central de Minas Gerais, é atualmente a terceira maior cidade do estado, com 617.749 habitantes[1](IBGE, est. 2007). Ao longo do tempo, os limites geográficos da cidade perderam-se em virtude do seu crescimento horizontal em direção à capital, ocasionando uma intensa conurbação com Belo Horizonte. Atualmente, Contagem integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo uma das mais importantes cidades dessa aglomeração urbana principalmente pelo seu grande parque industrial. Seu sistema viário, planejado para comportar um fluxo intenso de veículos e de carga, é feito através das principais rodovias do país, a BR-381 (Fernão Dias - acesso a São Paulo), BR-262 (acesso a Vitória e Triângulo Mineiro) e a BR-040 (acesso a Brasília e Rio de Janeiro).

- Municípios limítrofes: Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Ibirité.

- Distância até a capital 21 quilômetros.

- Características geográficas Área 194,586 km².
- População 617.749 hab. est. IBGE/2008 [2]

- Densidade 3.174,7 hab./km²
- Altitude 858 metros Clima tropical de altitude Aw Fuso horário UTC-3
- Indicadores IDH 0,789 médio PNUD/2000 [3]

- PIB R$ 9.542.361 mil (BR: 27º) - IBGE/2005 [4]

- PIB per capita R$ 16.080,00 IBGE/2005 [4]

 

 

Um Pouco de História

No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever no termo da junta: "quanto ao gado, se levantarão registros como o que está posto nas Abóboras". Em torno desse posto, surgiu um pequeno povoado. A população ergueu uma capela para abrigar o Santo protetor dos viajantes (São Gonçalo do Amarante) e logo surgia o arraial de São Gonçalo de Contagem – uma homenagem ao santo e uma referência à contagem das cabeças de gado, de escravos e mercadorias para serem taxadas.
Em 1854, o arraial foi elevado à categoria de paróquia, separando-se da paróquia do Curral Del-Rei. Em 30 de agosto de 1911, foi elevado à condição de município com o nome de Contagem. Já então, o município compreendia os distritos de Contagem, Campanhã (Venda Nova), Vera Cruz e Vargem da Pantana.
Em 1970, também por inciativa do setor público, foi constituído o segundo grande projeto de expansão industrial em Minas. Mais uma vez o foco foi localizado em Contagem. Por força da lei municipal no 911, de 16 de abril, foi implantado o Centro Industrial de Contagem, mais conhecido pela sigla “CINCO”. O projeto previa a instalação de 100 novas fábricas e a geração de 20 mil novos empregos, com recursos do então BNDE (40%) e da própria Prefeitura de Contagem (60%).
Com anos, em torno dessa base industrial, se desenvolveu uma extensa malha de serviços e equipamentos públicos. Destaca-se criação do entreposto das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas), ainda em 1974, e o surgimento do Eldorado, verdadeiro centro comercial da cidade atualmente. O entreposto do CEASA é o mais diversificado do Brasil e ocupa o segundo lugar nacional em vendas de hortigranjeiros.
  Hoje o Riacho conta com um vasto comércio varejista, escolas públicas e particulares, drogarias, bares, restaurantes, etc.