História - O melhor do bairro de Campo Comprido, Curitiba, PR

História do Bairro


As origens do bairro remontam ao tempo das sesmarias. As terras do atual bairro estariam compreendidas na antiga sesmaria de Baltazar Carrasco dos Reis, de 29 de junho de 1661. O escritor José Cândido de Andrade Muricy no livro "O Símbolo à Sombra das Araucárias" refere a permanência dos herdeiros do antigo povoador até o início do século XX. A ocupação da região está condicionada à criação das colônias vizinhas de Órleans, Santo Inácio, Dom Augusto, Rivière e Dom Pedro, em 1876.


Curiosidades


A Rua Eduardo Sprada ou tambem conhecida como Estrada Velha do Mato Grosso pode-se considerar a maior rua em extensão de Curitiba (mas ela muda de nome no seu trajeto - Nossa Senhora Aparecida, Avenida do Batel, Doutor Pedrosa, André de Barros). Antigamente era o principal acesso para o interior do Paraná, iniciando no Alto da Rua XV e passando por Campo Largo.
O bairro contém uma grande área verde por habitante por quilômetro quadrado.
O valor do metro quadrado das construções é um dos que mais sofreram valorização na cidade.
Há um baixo índice de violência e de assaltos.
Igreja Batista Aliança Décima igreja do Evangelho Quadrangular Assembléia de Deus Universal do Reino de Deus Deus é amor Presbiteriana
 

Principais Ruas e Seus Nomes


Rua ProfessorPedro Viriato Parigot de Souza
Nascido em 1926, Pedro Viriato Parigot de Souza se formou em Engenharia Civil. Durante muitos anos deu aulas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seu cargo mais importante, no entanto foi o de governador do Paraná, entre 1971 e 1973 (ano em que faleceu). A rua recebeu o nome em 1974 em homenagem a seu trabalho.


Rua Jeremias Maciel Perreto
Jeremias veio da Itália e trabalhava na agricultura. Casou-se com Ana Martini Perreto, e tiveram 10 filhos. Entre eles Marcelina Perreto, grande colaboradora da Paróquia que ainda mora no bairro. Tornou-se um personagem conhecido no bairro porque exercia a prática veterinária, cuidando da maioria doa animais que os imigrantes na região tinham. Morava na Região onde hoje é o Jardim Califórnia, próximo a Rua que leva seu nome, onde está localizado o Hospital Ecoville.


Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi
Filho de Domingos e Marta Stachewiski Zanlorenzi, Ivo Zanlorenzi nasceu em Campo Comprido em 9 de setembro de 1927. Estudou filosofia em São Leopoldo Rio Grande do Sul e teologia em São Paulo. Dedicou toda sua vida a serviço do Evangelho. Em 1954, foi ordenado sacerdote por D. Manuel da Silveira D’Elboux e trabalhou de 1954 a 1957 ao lado do Monsenhor Jerônimo Mazzaroto na paróquia de Santa Terezinha. Foi coordenador dos cursos de filosofia, psicologia e sociologia do Seminário Maior do Paraná, na Universidade Católica do Paraná, chegando a ser professor titular e chefe do departamento da teologia. Monsenhor Ivo atuou também como orientador Matrimonial e Assistente Espiritual do Movimento Familiar Cristão no Paraná. Recebeu o título de monsenhor em 1967. Por onde passou como sacerdote ou professor, deixou inúmeras amizades. Faleceu de infarto no dia 02 de dezembro de 1982, deixando diversas obras por muito tempo. Em 21 de novembro de 1984, durante o governo de José Richa, uma das escolas do bairro passou a se chamar Monsenhor Ivo Zanlorenzi, em reconhecimento pelo que ele e sua família fizeram pela educação na comunidade.


Rua José Isidoro Biazetto
Nascido em São José dos Pinhais, no dia 11 de maio de 1903, filho de italianos, José Isidoro casou-se com Maria Bom Biasetto, e morava no imóvel que tornou-se, o Condomínio Villaggio di Ponzano homenagem a cidade origem dos seus pais. Ele era o fotógrafo da época e assim presenciou momentos importantes na história do bairro. José Isidoro foi presidente das Sociedades Campo Comprido e Santos Andrade, um dos fundadores do Bloco Esportivo Campo Comprido, era o representante da comunidade junto aos políticos da época, ele fez a solicitação para que a energia elétrica chegasse até aqui. Em 1928, foi nomeado funcionário do estado e se destacou no cargo de identificador do Instituto Médico Legal. Em 1940, foi designado como sub-delegado do distrito de Campo Comprido (inspetor de quarteirão), trabalhou no Instituto de Identificação do Paraná até outubro de 1960, quando aos 57 anos teve um enfarte fulminante e faleceu.


Rua Pe. José Kentenich
Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, cujo centro e origem é o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, na Alemanha. Sacerdote exemplar, passou toda a sua vida servindo a Deus, na dedicação incansável aos irmãos. Seu grande amor a Cristo e à Mãe de Deus fez dele um homem de profunda fé na Providência, de confiança e amor sem reservas. Faleceu, com fama de santidade, em 15 de setembro de 1968, na Igreja da Santíssima Trindade, no Monte Schoenstatt, onde está sepultado.
 

Rua Pedro Sobiech
Nascido em Campo Comprido no dia 16/11/1922, filho de Bernardo Sobiech, esteve em combate na 2º Guerra Mundial na Itália. Casou-se com Jandira Tuletzki e teve os filhos José, João e Sônia. Exerceu a função de guarda de trânsito no estado por 25 anos. Foi homenageado com o nome da rua por ser ex. combatente e um dos primeiros a fixar residência no loteamento onde hoje tem a rua com o seu nome.
 

Rua Maria Homan Wisniewski
Nascida em 17/04/1885 na Colônia Dom Pedro, moradora do bairro de campo Comprido desde 1904, quando se casou com Teófilo Wisnieswki, morador do bairro Santo Inácio. Foi a parteira de seus netos e de muitos moradores de Campo Comprido, Orleans, Colônia Dom Pedro e região que nasceram pelas mãos de dona Maria Homan Wisniewski. a residência de Teófilo e Maria Homan Wisniewski, localizava-se onde hoje estão as empresas Crestani Lataria e Pintura e Marmoraria M.G. na rua Eduardo Sprada próximo a Volvo Faleceu em 09/12/1972.


Rua Teofilo Wisniewski
Chegou no bairro de Campo Comprido em 1904, quando se casou com Maria Homan e tiveram 10 filhos. Ele foi lavrador, lenhador, sapateiro comprava bois e bezerros onde matava e fornecia para o açougue Guarmate, localizado no largo da Ordem e também comprava porcos e revendia ao Frigorífico Bizinelli. Nascido em 25/04/1886 Falecido em 07/08/1952.