Categorias

História - O melhor do bairro de Portão, Curitiba, PR

 HISTÓRIA DO BAIRRO PORTÃO

O bairro do Portão é um bairro da zona oeste da cidade brasileira de Curitiba onde habitam 40.735 pessoas e que ocupa uma área de 5,69 km².

Os conflitos entre lavradores e tropeiros pelos campos de criação de gado acabaram determinando caminhos e o surgimento de cercas e portões.

A passagem e o comércio de animais procedentes de Curitiba e dos Campos Gerais levou à instalação de um posto de fiscalização na região, que deu origem ao nome do bairro: Portão.

O grande marco da evolução do bairro situa-se no fim do século passado, em torno do transporte de madeira e erva-mate.

Com efeito, em 1893, a estrada de ferro que ligava Curitiba a Paranaguá foi prolongada pelo interior até Ponta Grossa, passando pela região onde hoje é o bairro do Portão, dando origem à cancela ferroviária.

A oferta de comércio e serviços é uma característica da região, onde podem ser encontrados diversos bancos, tais como Caixa Econômica Federal, HSBC, Banco do Brasil, Bradesco, Banco Itaú, Banco Safra entre outros.

Lojas de grandes redes de supermercados estão também instaladas na região.

Ao lado da Igreja do Portão está o colégio Padre João Bagozzi, a apenas alguns minutos de distância, próximo à rua João Bettega, está o Colégio Martinus.

Na Av. República Argentina está o Colégio Estadual Pedro Macedo. O Colégio Papa João XXIII é a primeira escola municipal de Curitiba e, recentemente, eleita a quarta melhor instituição de ensino municipal no Brasil (revista Veja).
 
O bairro conta também com uma escola Adventista o Colégio Adventista do Portão, importante instituição educacional do pais.

Atrás do terminal do Portão encontramos o Costelão do Catarina, tradicional churrascaria do bairro e ao lado do terminal há o Clube Literário

Alguns pontos de referência no bairro são a Igreja do Portão, o Museu de Artes, o colégio Bagozzi, a lanchonete Drive-In, o Shopping Total, O Edifício Ana Karenina, o Curitiba Master Hall, o SESC Portão, o conjunto residencial Phoenix, o terminal de ônibus do Portão e o Shopping Palladium (maior shopping da região Sul do Brasil).

A Igreja Católica Romana do Portão foi Construída entre 1916 e 1928 para substituir a antiga capela em tijolos de barro que, por sua vez, tomou lugar da capelinha existente no inicio do séc XX, dedicada ao Senhor Bom Jesus. A pintura é de 1949 e a administração está a cargo dos padres de São José. Esta igreja foi dedicada a colônia Dantos.

Também no bairro do Portão está um dos maiores templos do Brasil da igreja Congregação Cristã no Brasil.
 

      

Previsão do Tempo - Próximos 5 dias em PR - Curitiba - Portão

Tempo Curitiba



Valor para anunciar a partir de R$ 200,00 ao ano!
(Menos de R$ 0,55/dia)

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO!
(41) 4101-6467 | (41) 9810-8138

sac@publycydade.com.br msn@publycydade.com.br


Este portal é administrado por Publycydade Ltda. Todos os direitos reservados.