História - O melhor do bairro de Tatuquara, Curitiba, PR

 

Curitiba

O nome Curitiba ou Curii Tiba em Tupi-Guarani foi dado pelos nativos guaranis por ser uma grande área verde onde reinavam as araucárias, hoje símbolo da cidade e do estado, o nome pode ser traduzido para o português atual como pinheiral ou terra dos pinheiros.

http://www.curitiba-parana.net/historia.htm

Tatuquara
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tatuquara
Subprefeitura
Pinheirinho

Área
11,23 km²

População
47.439 hab.
Densidade
42,24 hab/km²
Bairros Limítrofes Campo de Santana, Cidade Industrial, Pinheirinho, Sítio Cercado e Umbará.

Principais Vias Avenida Pero Vaz de Caminha
Avenida Santa Rita de Cássia dos Impossíveis
Estrada Delegado Bruno de Almeida
Rua Jovenilson Américo de Oliveira
Rua Odir Gomes da Rocha
Rua João Batista Bettega Júnior
Rua Enette Dubard
Rua Deputado Vidal Vanhoni
Rua Presidente João Goulart
Rodovia Régis Bittencort
Rodovia do Xisto

Pontos de referência Ceasa

 

 

Tatuquara é um dos 75 bairros da cidade brasileira de Curitiba, Paraná.
Conhecido por possuir em seu território a CEASA (Central de Abastecimento) inaugurada em 8 de Agosto de 1976, o bairro porém só começou a receber grandes investimentos e implatação de infra-estrutura básica a partir de 1993 quando a COHAB passou a direcionar seus projetos habitacionais para o baiiro constituindo grandes conjuntos habitacionais como as vilas: Santa Rita, Jardim da Ordem, Santa Cecília, Moradias Monteiro Lobato, Moradias Paraná, Vila Evangélica, Riacho Doce, dentre outras. Hoje conta com uma infra-estrutura completa com Postos de Saúde, Armazéns da Familia, Sacolão da Familia, Liceu de Oficios, Farol do Saber, Cheches e várias escolas municipais e estaduais se destacando os Colégios Estaduais Desembargador Guilherme de Alburquerque Maranhão e Beatriz Faria Ansay, Monteiro Lobato e as Escolas Municipais Darcy Ribeiro, Dona Pompília, Osvaldo Arns e Margarida Orso Dalagassa. O Tatuquara é um dos bairros mais populosos da cidade com cerca de 47.439 habitantes na pesquisa feita em 2007. Faz limite com o município de Araucária.

História do tatuquara
A história dessa comunidade inicia-se em mais ou menos 1693, quando da fundação de Curitiba. Numa área onde existia muito mato, entre os rios Barigui e Passauna, ficava o bairro Tatuquara.
O acesso ao bairro era muito difícil e a população tinha grandes dificuldades em poder comunicar-se entre si.
A primeira citação oficial foi reparos na ponte sobre o rio, Rio Grande. Essa obra facilitava a obra dos tropeiros que vinham dos Campos Gerais em direção ao litoral, utilizando picadas. Os Srs Francisco Xavier Esteves e Theodózio Esteves foram nomeados nessa época representantes do Bairro Tatuquara.
A região vivia, em meados de 1756, da extração da erva mate, da criação de animais e de lavouras.
Em 1854 a Caximba possuia quatro sítios. O sr. João Santana Pinto que era grande proprietário de terras foi o grande inspirador do nome par ao bairro Campo do santana.
Chegam os italianos vindo do bairro Água Verde, italianos estes, que insatisfeitos com a política de imigração do governo, procuram terra para cultivar, nascendo assim o bairro Umbará.
Após percorrermos várias transformações tecnológicas por passaram os oleiros de Umbará nos é possivel reafirmar que a tecnologia está vinculada à história dos modos de produção e, só integrada a eles, tem significações. Muito mais que simplesmente ferramentas e máquinas, a tecnolgia coloca em evidência o trabalho humano e com isso a tentativa dele em satisfazer os seus desejos.

Referências  Bibliográficas e Fontes.

Marcos Afonso Zanon. Oleiros do Umbará. História e Tacnologia (1935-2000).

História da comunidadade. Projeto Fazendo Escola.