Categorias

História - O melhor do bairro de Ingleses, Norte da Ilha, Florianópolis, SC

Ingleses do Rio Vermelho é um distrito de Florianópolis situado no nordeste da ilha de Santa Catarina, entre os distritos de Cachoeira do Bom Jesus e São João do Rio Vermelho, criado a partir de um decreto em 1831. A origem de seu nome é atribuída ao naufrágio de um navio inglês ocorrido em meados do século XVIII, tendo alguns tripulantes optado por residir na região.

Possui uma área de 20,47 km² e sua população em 2000 era de 16.514 habitantes. Além da sede, fazem parte do distrito as localidades de Sítio do Capivari e Santinho (ou Aranhas dos Ingleses).

Localizada a 35 km do centro, a Praia dos Ingleses é de todas as praias de Florianópolis a que possui a maior população residente. Grandes investimentos foram feitos nos últimos anos, dotando o balneário de infra-estrutura turística — formada por hotéis, pousadas, bares e restaurantes — que permite receber turistas em qualquer época do ano.

Grande parte da população local é proveniente de outras cidades e estados, e a cultura açoriana não é hoje tão marcante como em outras localidades da Ilha. Ao longo do ano, várias festas de caráter religioso são realizadas. As atividades principais estão relacionadas ao comércio, à construção civil e principalmente ao turismo. A pesca, que por muitos anos foi o principal meio de subsistência da população, é realizada de forma artesanal e assim mesmo nos períodos de temperaturas mais frias, essencialmente. Destaca-se a pesca da tainha.


A praia dos Ingleses, é uma praia com 4,83 km de extensão, mar aberto, águas azuis e mornas e com poucas ondas, com muita areia, onde inclusive é praticado o surf de areia (sandboard), um esporte praticado por pessoas de todas as idades nas dunas existentes no local. São também realizados passeios náuticos.

Ao norte da praia dos Ingleses, após o costão, encontra-se a Brava, e ao sul, a praia do Santinho, também no distrito de Ingleses do Rio Vermelho.

A praia do Santinho, distante quarenta quilômetros do centro da cidade, oferece um recanto tranquilo aos seus visitantes e moradores. Com seus dois quilômetros de extensão, de mar aberto e agitado, proporciona boas condições para a prática de esportes marítimos, como o surfe. Ao norte da praia do Santinho, após o costão, encontra-se a praia de Ingleses, e ao sul, a praia de Moçambique.

Delimitando a praia, os costões abrigam um interessante acervo de arte rupestre datada em torno de cinco mil anos, uma destas inscrições, foi o que originou o nome da praia, devido a sua caracterização. Relatos contam que alguns pescadores faziam oferendas a imagem, que sumiu misteriosamente do local por volta da década de 1940.

Fonte: Wikipédia.com

      
 

Diário Catarinense

Últimas notícias

Carregando...