Categorias

História - O melhor do bairro de Centro, Fortaleza, CE

 Centro

Conhecer o centro da Cidade de Fortaleza é fazer uma viagem pela história.

O bairro do centro abriga a maior concentração de comércios e serviços de Fortaleza. Além dos visitantes encontrarem todo tipo de produtos e serviços (restaurantes, teatro, centro cultural etc), é possível também conhecer lugares históricos de grande importância e beleza.

 Catedral da Sé

Gótica e imensa – a capacidade é para cinco mil pessoas, a Catedral Metropolitana de Fortaleza foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier e inspirada na catedral de Colônia, na Alemanha. Inaugurada em 1978, tem torres que chegam a 75 metros de altura.

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 A A pedra fundamental do teatro foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, hoje praça José de Alencar, mas o projeto original não foi concretizado. Em 1904 é que foi oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar, através da lei 768, de 20 de agosto. Em 6 de junho de 1908 as obras oficialmente tiveram início, e as peças de ferro fundido que compõem a estrutura do teatro foram importadas de Glasgow, na Escócia.No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro-jardim. Mas, o jardim mesmo, só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma que durou de 1974 a abril de 1975. O jardim ocupa todo o espaço vizinho ao teatro, pelo lado leste.O novo prédio, conhecido como anexo, foi incorporado ao Theatro José de Alencar na reforma realizada de 1989 a 1990.

 CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR

  

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural, um espaços de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará (localizado à Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade.Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.