História - O melhor do bairro de Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ

Guaratiba é um bairro da  cid ade do Rio de Janeiro.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,744, o 118º colocado entre 126 regiões analisadas na cidade do Rio de Janeiro.

"Guaratiba" é um termo oriundo da língua tupi que significa "ajuntamento de guarás", através da junção dos termos agwa'rá ("guará") e tyba ("ajuntamento").

Abriga uma população predominante de classe média baixa apresentando, entretanto, alguns grandes casarões e sítios de alto padrão, em geral destinados a veraneio, além de já possuir também algumas pequenas favelas.

Tem uma população estimada em 110 049 habitantes, segundo dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sua área é de 13 950,12 hectares.

Encravada ao pé da Grota Funda, estendendo-se até a Baía de Sepetiba, abrangendo os seus canais de acesso, bem como a barra para o oceano, Guaratiba é o bairro que apresenta uma das menores densidades demográficas da cidade do Rio de Janeiro. Sua situação demográfica assemelha-se, hoje, à do Recreio dos Bandeirantes no início da década de 1980 ou à da Barra da Tijuca na década de 1970. Devido à sua grande extensão territorial, é dividido em sub-regiões ou sub-bairros, todas elas ainda dispondo de grandes áreas desocupadas e com previsões para loteamentos futuros, que apresentam, em sua maioria, uma vegetação rasteira, apicum e grandes manguezais. Em suas encostas, encontra-se mata atlântica e também muitos bananais.

O bairro como um todo tem atrativos diversos, desde restaurantes especializados em frutos do mar até belíssimas trilhas ecológicas com acesso ao Parque Estadual da Pedra Branca.

Barra de Guaratiba também foi o local escolhido para a locação fixa da série infanto-juvenil da Rede Globo "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de 1977 a 1986. Um sítio, com casa, curral e jardins de Burle Marx, foi construído especialmente para o programa na Estrada Burle Marx (antiga Estrada de Barra de Guaratiba). Lá, eram gravadas as cenas externas e também quase todas as internas (sala e cozinha da casa de Dona Benta) do seriado. As outras gravações (biblioteca, quartos, gruta da Cuca, Reino das Águas Claras etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia.

Hoje, infelizmente, o local encontra-se abandonado e em estado de quase total destruição. O telhado da casa principal está desabando, existem sinais de vandalismo por toda parte e tudo está envolto de muito mato.

Área ainda essencialmente rural, disposta sob a face sudoeste do Maciço da Pedra Branca. Este sub-bairro concentra, ainda hoje, o maior número de chácaras e produtores de plantas ornamentais do estado do Rio de Janeiro, exportando sua produção para todo o resto do país. Com o aumento da possibilidade de valorização imobiliária futura, em função do projeto do Túnel da Grota Funda que vencerá a Serra da Grota Funda, o valor dos imóveis desta sub-região vem se elevando. Tudo indica que este bairro, cuja denominação de "ilha" dá-se pela característica da época onde os pequenos riachos encontravam-se formando uma verdadeira ilha desordenada, provavelmente deixará de ter seu zoneamento classificado como "rural" e poderá abrigar possivelmente novos condomínios e pequenos loteamentos.

(OBS): Há também outra versão para a história denominação do bairro que teria se originado da corruptela do nome de um antigo morador que detinha vários alqueres de terras, o Sr. WILLIAN, ou Willian de Guaratiba. Com o tempo, para se referir à área onde se encontrava a propriedade do Sr. Willian, em vez de mencionar "Willian de Guaratiba", o local passou a ser chamado de Ilha de Guaratiba.

A região encontra-se atualmente em expansão, devido a expectativas imobiliárias decorrentes da possibilidade futura de acesso facilitado, especialmente por conta da construção do Túnel da Grota Funda.

A obra pública acima referida divide opiniões. Parte dos moradores teme que a construção do túnel reduza a tradicional tranquilidade local, elevando a violência e a criminalidade registradas, aos quais unem-se ecologistas em protesto, em defesa da natureza ainda tão presente ali, surpreendentemente preservada. Possivelmente tais resistências tenham colaborando para o atraso do início das obras, que já foram iniciadas.

O bairro inclui ainda outros sub-bairros menos conhecidos, como Santa Clara, Correia - onde se situa a empresa multinacional Michelin, o Jardim Maravilha, o Jardim Cláudia Maria e o Jardim Cinco Marias (antiga Covanca), como também parte do Monteiro, divisa com o bairro Campo Grande, junto ao rio Cabuçu, um dos afluentes do rio Piraquê, que desemboca na baía de Sepetiba.

Considera-se que Guaratiba seja a direção de uma expansão natural da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, razão pela qual teme-se que diversas áreas já sejam, hoje em dia, de propriedade de empresas construtoras e incorporadoras, que possivelmente aguardam a conclusão das obras do Túnel da Grota Funda para iniciarem este processo de expansão da cidade.

Em oposição, uma outra corrente de pesquisadores e ambientalistas considera que as obras de infraestrutura, incluindo a do túnel referido, assim como quaisquer outros empreendimentos que venham a agregar renda e trabalho para a região, desde que em harmonia com o meio ambiente, sejam sempre bem-vindos. Segundo estes, o atraso das obras estaria, na verdade, prejudicando o bairro, assim como os bairros vizinhos, na medida em que a falta de urbanização propicia a proliferação de favelas, a marginalização de parte da população, bem como as agressões típicas ao meio ambiente delas decorrentes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaratiba