História - O melhor do bairro de Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ

 

Guarus - História e Desenvolvimento

A história de GUARUS contém fatos muitos interessantes.

Em 1890, chamada de freguesia de Santo Antônio de Guarulhos, compreendia toda a área localizada entre a margem esquerda do Rio Paraíba, o municópio de São João da Barra, o estado do Espírito Santo como também, os municípios Itaperuna, Cambuci e São Fidélis. Com a criação de novos distritos, gradativamente foi ficando reduzido o seu território. Porém, ainda é uma grandiosa região com cerca de 213.700 km2 e possui um dos maiores contingentes populacionais do município.

Guarus, que já foi Guarulhos, nome indígena, e habitado por índios dissidentes dos goitacás, está se desenvolvendo rapidamente. Em função de conincidir com o nome da cidade paulista e atendendo a reivindicações populares, a mudança do nome de Guarulhos para Guarus, se deu por decisão da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes pelo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943.

Encontra-se em Guarus um variado comércio que cresce a cada dia, salões de festa, dentre eles se destaca o Parthenon. Além de propriedades agrículas e pastoris, cartórios, igrejas, escolas, indústrias, transportadoras, bancos, gráficas, clubes, entre muitos outros estabelecimentos.

Guarus se destaca por abrigar o Hospital Geral de Guarus, a Igreja Santo Antônio, o 56º BI, a PESAGRO, o SESI, e a mais nova Unidade de Ensino Federal - UNED Guarus.

Em síntese, Guarus lugar rico em história e em desenvolvimento. Fato que faz seus moradores se orgulharem de ser guarusenses.

Fonte: Almanaque de Campos/ www.mapavivo.com.br