História - O melhor do bairro de Honório Gurgel, Rio de Janeiro, RJ

O MELHOR DO BAIRRO

HONÓRIO GURGUEL - RIO DE JANEIRO

 

Honório Gurgel é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

É vizinho aos bairros de Barros Filho, Coelho Neto, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Marechal Hermes e Guadalupe, sendo cortado também pela malha ferroviária.

Região próxima ao Engenho Boa Esperança que, com a inauguração da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (depois linha auxiliar), em 1892, passou a abrigar a Estação de Munguengue, inaugurada em 1 de novembro de 1895, de onde saía um ramal de 3,02 Km para Sapopemba (atual Deodoro). A estação teve a denominação alterada para Honório Gurgel em  homenagem ao Tenente Honório Gurgel do Amaral, vereador, cujo pai possuía fazenda em Irajá.

A linha do canto, além de servir à SuperVia, acessa a ligação com Deodoro e por ela a fábrica de cimento Holcim. Na estação de trens local, há um entroncamento com as linhas do ramal de Deodoro. Também passam por ela algumas vezes cargueiros da MRS Logística S.A..

A estação ferroviária de Honório Gurgel foi inaugurada em 1905, com o nome de Munguengue. O nome atual, existente desde pelo menos os anos 1920, homenageia um antigo prefeito do município do Rio de Janeiro. Em 1958, a Armcostaco inaugurou, no bairro, uma fábrica de produtos de aço para saneamento, construção viária e mineração.

Em Honório Gurgel existiam engenhos, olarias e carvoarias, com caminhos dando acesso a Madureira, o principal deles a estrada Tavares Guerra (atual rua Conselheiro Galvão). Posteriormente, foi implantada a faixa da linha de transmissão elétrica da LIGHT, hoje ocupada por lavouras.

O Bairro é predominante residencial e tem como um dos seus limites o rio Sapopemba.