História - O melhor do bairro de Itapema, Itapema, SC

Cidade de Itapema SC

Itapema - Santa Catarina, um lindo lugar para estar a beira-mar e aproveitar o verão. Gastronomia e Belezas Naturais.

História do Município

Por volta de 1670, Itapema tinha como moradores pescadores  e  colonos açorianos. O estilo das moradias construídas na época dava o nome à cidade de Tapera.

Conta a história que, em 1800, os moradores abandonaram a cidade em conseqüência de um ataque de piratas. Em 1850 a cidade se reorganizou, sendo denominada como vila, anexada ao município   de Porto Belo. Recebeu o nome de Itapema no ano de 1924, passando a ser um distrito de Camboriú. Porto Belo perdeu o status de município, sendo anexada a Tijucas.

Em 1926 Porto Belo volta a ser emancipada, anexando novamente Itapema ao seu município. Olegário Bernardes, então vereador de Porto Belo e representante do distrito de Itapema elaborou um projeto de lei, aprovado por lei estadual em 28 de fevereiro de 1962, criando o Município de Itapema. Osni dos Santos foi o primeiro prefeito da cidade, nomeado em 21 de abril de 1962, pelo então governador Celso Ramos.

A economia da cidade é baseada no turismo, que teve avanço a partir da década de 70. Nos anos 80 a cidade virou pólo turístico, impulsionando a indústria da construção civil. Atualmente a cidade, com pouco mais de 35 mil habitantes recebe em torno de 300 mil turistas durante verão. A cidade mantém em sua estrutura excelentes bares e restaurantes durante todo o ano, porém no verão o comércio é ampliado para reforçar o atendimento em função do grande fluxo de turistas.

Informações Oficiais

Área: 58,6 km2
Orla Marítima: 7.5 Km
Localização: Região Litoral Centro
Limites: Norte: Município de Balneário Camboriú
Sul: Município de Porto Belo
Leste: com o Oceano Atlântico
Oeste: com parte do município de Camboriú
População: Fixa: 36.629 habitantes
Densidade demográfica: 441,45 hab/km²
Taxa de Alfabetização: 95,6 %
Corrente Elétrica: 220 volts
Posição Geográfica: Latitude 27 º 05 ’20 “- Longitude: 48 º 54’05 “
Temperatura: Máxima: 40 º C - A média fica entre 16,7º e 29,7 º
Altitude: 1 m acima do nível do mar
CEP: 88.220-000
DDD: 47
Escolas: 15 municipais, 2 estaduais e 7 particulares
Casas de Comércio: 4.890
Hospital: 01
Postos de Saúde : 07
Datas Festivas: 02 de fevereiro (Nossa Senhora dos Navegantes – padroeira)
21 de abril (Aniversário de Emancipação Político-administrativa do Município)
13 de junho (Santo Antonio – padroeiro da cidade)
Prefeito: Sabino Bussanello
Presidente Câmara Vereadores: Giliard Reis
Etimologia da palavra Itapema: ITA – Pedra na língua Tupi Guarani
PEMA – Gavião ou ave na língua Tupi Guarani
Bairros: Zona 1 - Centro, Meia Praia, Canto da Praia.
Zona 2 – Centro, Castelo Branco, Andorinha.
Zona 3 – Ilhota, Morretes, Alto São Bento, Sertãozinho, Leopoldo Zarling, Casa Branca, Várzea e Taboleiro das Oliveiras.
Zona Rural – Sertão do Trombudo.

Data de criação: 13/01/1962
Data de emancipação: 21/04/1962
Habitantes: 44.207 (Censo 2010)
Eleitores:  28.864

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema


COMO CHEGAR

DE AUTOMÓVEL: O acesso a Itapema é feito pela rodovia BR-101, que passa à margem da cidade. A estrada nos dois últimos anos foi totalmente duplicada e encontra-se em excelentes condições. Aproveite para ver a cidade do morro do Boi. É uma das vistas mais lindas do litoral brasileiro.

DE AVIÃO: As principais companhias aéreas possuem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Navegantes, distante cerca de 30 quilômetros de Itapema. Outra alternativa é pousar no aeroporto de Florianópolis onde as companhias aéreas operam vários vôos para outras cidades brasileiras.

DE ÔNIBUS: Algumas empresas de ônibus fazem o trajeto direto até o município de Itapema. Outra alternativa é descer na cidade de Balneário Camboriú, distante 14 quilômetros de Itapema ou em Florianópolis, a 60 quilômetros.

LOCALIZAÇÃO

Litoral Norte, a 60km de Florianópolis.

LIMITES

Acesso Rodoviário:  BR-101

Distâncias

Distância de Florianópolis - 60 km

Distância de Porto Alegre - 540 km

Distância de Curitiba - 220 km

Distância de São Paulo - 640 km

 

TURISMO

No segmento do ecoturismo, o balneário possui pontos até agora conhecidos somente pelos ecologistas. Morros, leitos de rios e cascatas e a própria vegetação nativa intocada proporcionam roteiros indescritíveis para o turismo ecológico. Nos rios ainda podem ser encontrados pescadores e moradores locais em pequenas embarcações - canoas. A pesca de caniço e anzol também é constante nestes cursos d’água.

Principais Pontos Turísticos:

Pedra que bole

Localizada a 3 quilômetros do centro da cidade, uma pedra que se move com o bater da água do mar, abrigando a lenda de um estrangeiro que se apaixonou pela menina mais bonita do povoado, e que, após ferido e atirado ao mar pelo pai da moça, ela atirou-se ao mar para junto do namorado. Posteriormente os corpos foram retirados abraçados do mar.

Praça da Paz

Inaugurada em 21 de abril de 1999, a Praça da Paz e a sua concha acústica, é outro ponto turístico do município. Nela os turistas e a comunidade podem conferir diversas manifestações artísticas e culturais.

Canto da Praia

Quer dar uma volta ao passado e saber mais sobre colonização açoriana? Vá ao Canto da Praia, na região Norte. O local ainda guarda a vocação pesqueira de Itapema, conhecido como reduto dos pescadores. Lá está o trapiche de onde saem escunas para passeios na orla da praia. Tem também ótimos restaurantes especializados em frutos do mar.

Ponte dos Suspiros

O surgimento de construções públicas planejadas como a ponte dos Suspiros e a praça da Paz, onde acontecem grandes shows, mostram que natureza e o progresso caminham lado a lado em Itapema.

Morro da Gurita

A 10 quilômetros do centro da cidade é indicado para quem gosta de passeios ecológicos. São 200 metros de altura e várias trilhas para caminhadas ecoturísticas.

Costão

Considerado um dos pontos mais bonitos de Itapema, no Costão é possível caminhar sobre as rochas e apreciar a orla marítima da cidade. Muitos turistas aproveitam para pegar conchinhas e levá-las de lembrança.

Cachoeira do Sertão

Localizada no Sertão do Trombudo, a cerca de 8 quilômetros do centro, possui águas claras e límpidas, que abastecem o município de Itapema (meia praia), Porto Belo, Bombas e Bombinhas. Possui um riacho com pedras, sem muita profundidade e é cercado de árvores exóticas e Mata Atlântica.

Cachoeira do São Paulinho

É a mais atraente e a mais freqüentada de todas. Situada na bacia do Bairro São Paulinho a aproximadamente 3 quilômetros do centro, é ideal para quem gosta de fazer um passeio ecológico, percorrendo trilhas e aprendendo mais sobre a Mata Atlântica.

Rio Itapema

Localizada na subida do morro do Areal a cerca de 10 quilômetros do centro, é também área de preservação ambiental. As águas são límpidas e abastecem o centro de Itapema. Nos últimos anos, a procura por terrenos nesta região vem crescendo muito.

Cachoeira do Sertãozinho

Uma das menores e menos atraente. Fica no Bairro do Sertãozinho a cerca de 1 quilômetro.

Cachoeira do Bairro Ilhota

Distante cerca de 12 quilômetros do centro, fica no Bairro Ilhota e é área de preservação permanente

Praias para todos os gostos.

Cinco praias com características distintas e de fácil acesso fazem de Itapema um dos lugares mais requisitados do litoral catarinense. Há praias para quem adora se expor ao sol e se banhar. Há praias movimentadas, onde até o palmo de areia é disputado; outras para quem quer ficar em paz com a natureza. Há ainda as mais agrestes, locais onde ainda hoje, sobrevivem vilas de pescadores artesanais, próprias para aqueles que fogem do agito e buscam sossego.

Meia Praia

Já a Meia Praia é a maior de todas, a mais conhecida e a mais freqüentada pelos turistas. O comércio é diversificado e possui uma rede imobiliária bem estruturada.

Praia do Costão

Para aqueles que preferem o sossego, entretanto, a praia do Costão ou Canto da Praia é o lugar mais adequado. Com um clima tranqüilo de uma vila de pescadores, é possível fazer passeios de barco, desfrutar de um peixe fresquinho na beira da praia ou simplesmente apreciar a paisagem típica açoriana, que deu origem a colonização de Itapema. Caminhar sobre as rochas do Costão e admirar a orla marítima é uma boa pedida para quem vai para esses lados.

Praia do Cabeço

Mais adiante fica a praia do Cabeço ou Grossa, que também merece destaque pelo visual. Cercada pelo verde exuberante das encostas, a praia é selvagem e uma excelente opção para o surf devido as boas ondas que se formam. Já a praia de Ilhota, fica próxima a BR-101 e é um dos recantos mais exóticos de Itapema. Formada com águas cristalinas e correntes fortes vindas de mar aberto - é ideal para quem gosta de desafiar as forças das ondas.

Praia de Ilhota

A praia de Ilhota é ótima para quem gosta de emoções. As águas cristalinas e com correntes fortes, vindas de mar aberto, são ideais para a prática do surf. O local fica distante cerca de cinco quilômetros do centro de Itapema, na direção Norte.

Praia do Centro

A praia que banha o centro de Itapema também tem mar calmo e cristalino. Esse trecho de orla é complementado com grande estrutura hoteleira e de restaurantes, o que transformam o local em um dos mais requisitados do município.

FONTES:

Férias Tur

Bela Santa Catarina

Guia Santa Catarina

Prefeitura de Itapema