Alterar Região
Categorias

Notícias em O melhor do bairro de Itaquera - Zona Leste, São Paulo, SP

segunda-feira, 11 de março de 2013
Pátio de manutenção Itaquera, o maior do Metrô,completa 26 anos

Com cerca de 470 mil metros quadrados, 24 quilômetros de vias e capacidade para receber até 60 trens, o pátio de manutenção e estacionamento Itaquera, o maior do Metrô de São Paulo, completa 26 anos nesta quinta-feira (7/3).

 Localizado a aproximadamente 1,5 km da estação Corinthians-Itaquera e ao lado do futuro estádio "Itaquerão", o pátio inaugurado em 7/3/1987 comporta as atividades de manutenção e limpeza dos trens da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

Dividido em "blocos" (administrativo, de materiais, de pessoal de operação, de oficinas, das subestações elétricas e da manutenção de trens), o pátio Itaquera possui hoje cerca de 700 empregados, incluídos os das empresas contratadas. Eles se revezam em mais de 50 atividades nos trens da frota da Linha 3-Vermelha, que vão desde a manutenção corretiva e preventiva, passando pela limpeza, até a higienização dos trens. Ao todo, são mais de 17.000 intervenções por ano, a maioria delas realizada de madrugada (da 1 às 4h), fora do horário da operação comercial.

Diariamente, são lavados, em média, 45 trens, totalizando 16.000 lavagens por ano. A desinsetização e higienização dos trens da Linha 3-Vermelha também são feitas nesse pátio. Ao menos um trem por dia passa por esse processo.

O pátio passou a operar com plena capacidade a partir da inauguração das estações Itaquera (atual Corinthians-Itaquera), Marechal Deodoro e Barra Funda (hoje Palmeiras-Barra Funda), em 1988, quando foi concluída a atual linha.

Link: metro.sp.gov.br

 

quarta-feira, 06 de março de 2013
CURSO DE ARTES VISUAIS E PERCUSÃO NO ALFREDO VOLPI

Localizada na Rua Victório Santin, 206 – Itaquera, a Oficina Cultural Alfredo Volpi apresenta uma série de cursos variados para interessados de todas as idades. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 22 horas, e sábado, das 10 às 18 horas.

Sob a coordenação de Rafael Pajé, o curso “Da Pintura moderna à pintura contemporânea” ocorre de 14 de março a 2 de maio, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas. As inscrições vão até o próximo dia 13. Público: estudantes de artes plásticas e demais interessados, a partir de 16 anos. Seleção: primeiros inscritos. Vagas: 20.

ARTES VISUAIS

Já a oficina de flip book: “Uma ideia na cabeça e um bloquinho na mão” tem a coordenação de Adriana Pinto. Direcionado a estudantes de artes visuais e interessados com conhecimento em desenho, a partir de 14 anos, o curso começa no próximo dia 20 e vai até 22 de abril, às segundas e quartas, das 14h30 às 17h30. As inscrições vão até o dia 16. Seleção: aula aberta dia 18, às 14h30. Vagas: 10.

A oficina de edição e montagem fotográfica será realizada de 16 de março a 11 de maio e as inscrições vão até o próximo dia 15. Sob a coordenação de Gabriel Cabral, ela acontecerá aos sábados, das 14 às 17 horas. Público: fotógrafos amadores e demais interessados que possuam câmera digital, a partir de 15 anos. Seleção: primeiros inscritos. Vagas: 15.

PERCUSSÃO

Mauro Camargo coordenará a “Oficina de percussão afro-brasileira”, que ocorrerá de 12 de março a 30 de abril, às terças-feiras, das 19 às 21h30. As inscrições seguem até o próximo dia 11. Público: interessados em percussão com ou sem conhecimentos, a partir de 16 anos. Seleção: primeiros inscritos. Vagas: 15.

As crianças e adolescentes, de 7 a 13 anos, poderão se divertir com a oficina “Teatro nfantil: criação e reflexão”, sob a coordenação da atriz Iara Jamra. As aulas, que começam no próximo dia 9, vão até 4 de maio, sempre aos sábados, das 10h30 às 13 horas. As inscrições terminam no próximo dia 8. Seleção: primeiros inscritos. Vagas: 20. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2205-5180 ou pelo e-mail: avolpi@oficinasculturais.org.br.

Fonte: Grupo Leste

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Informe para a região de José Bonifácio - Itaquera

Cursinho comunitário pré vestibular abre inscrições para estudantes de baixa renda em Itaquera (conjunto José Bonifácio)

  A região de Itaquera, no Conjunto José Bonifácio conta com mais uma alternativa de estudo para a juventude, principalmente aqueles que desejam ingressar em uma universidade pública ou se preparar para o ENEM.  

Estão abertas as inscrições para a terceira turma do cursinho comunitário da UNEafro Brasil, localizado no Conjunto José Bonifácio (COHAB II).

 O curso é gratuito e oferece 30 vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, que estão terminando ou já terminaram o ensino médio.

 A única despesa mensal é de 10 reais, voltada para lanche e almoço.

  As aulas ocorrem sempre aos sábados, das 9h às 17h, com conteúdos de todas as disciplinas do ensino médio, debates e formação política.   O cursinho comunitário tem duração de 8 meses (até outubro) e oferece aulas voltadas para o ENEM, além de simulados do exame.

 Em 2013, a coordenação espera alcançar novamente um bom resultado. "O curso funciona até a semana que antecede a prova do ENEM. Da turma do ano passado tivemos alunos aprovados para Universidades Públicas, como é o caso do Paulo Martins que está cursando Letras na USP, e a Leticia Jalloul, que foi contemplada com uma bolsa de 100% no ProUni, entre outros ." diz Cleyton Borges, membro do cursinho e professor voluntário.   Cleyton também ressalta que a formação política busca envolver os jovens nas atividades. "Um grupo de alunos e alunas do cursinho agora está inserido nas tarefas da coordenação, uns participando das atividades todo sábado e outros dando aula. É bom ver esse resultado!" - completou.    

  O cursinho é filiado à UNEafro Brasil - União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora, um movimento popular que existe desde 2009, possui 42 núcleos no Estado de SP e já possibilitou o ingresso de 1.300 estudantes em universidades públicas e com bolsas de estudo.

  *SERVIÇO:*  

ENDEREÇO DO CURSINHO COMUNITÁRIO UNEAFRO JOSÉ BONIFÁCIO   *Rua Bruno Zabala, 67, conj. José Bonifácio - COHAB 2 - Itaquera* *(*em frente ao supermercado ITA da Av. Virgínia Ferni - perto da Caixa (d´água), em Itaquera.

  Aulas aos sábados das 9h às 17h. Inscrições  dias 02/03 e 09/03 Vagas: 30  

*Mais Informações:*   *Cleyton: 98622-5360 *   *Irene: 98269-6929*   *Clara: 99171-0113*   *Paulo: 98678-0855*   *Perfil Facebook *   *http://www.facebook.com/uneafro.itaquerajosebonifacio*  

*Site* www.uneafrobrasil.org  

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Leandro de Itaquera sobe para o Grupo Especial

Pérola foi campeã do Grupo de Acesso nesta terça-feira (12).

Escola de Itaquera também conquistou vaga na elite em SP.

As escolas de samba Pérola Negra e Leandro de Itaquera conquistaram na noite desta terça-feira (12), em apuração no Sambódromo do Anhembi, as duas primeiras posições no Grupo de Acesso e irão desfilar no Grupo Especial do carnaval de São Paulo em 2014. A Pérola terminou com 269,6 pontos, contra 269,2 pontos da Leandro.

Chorando, seu Leandro, presidente da escola de Itaquera, comemorou a vaga. "É uma felicidade muito grande. Ganhamos por causa do trabalho e da garra de voltar ao Grupo Especial. No ano da Copa, a Leandro de Itaquera, que representa o maior bairro do Brasil, tinha que estar no Especial", afirmou. As duas escolas se apresentam nesta sexta-feira (15) no desfile das campeãs.

A Leandro de Itaquera, que ficou na 2º colocação, perdeu o compositor Ronald Elias Balvetti, o Xixa, que morreu horas antes do desfile. A agremiação foi buscar nas suas origens a inspiração para seu enredo, "O leão guerreiro mostra sua força! É a garra e a bravura do negro, no quilombo Leandro de Itaquera". A escola homenageou o negro e toda a sua herança cultural no país. “A escola foi fundada por negros, então queremos preservar a tradição do carnaval com esse tema. A palavra-chave é resistência negra, desde a escravidão até hoje”, disse o carnavalesco Rodrigo Cadete.

Do G1.globo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Compositor da Leandro de Itaquera morre antes do desfile

O compositor Ronald Elias Balvetti, o "Xixa", um dos fundadores da escola de samba Leandro de Itaquera, morreu na noite deste domingo (10), pouco antes do início dos desfiles do grupo de acesso de São Paulo, que acontece no sambódromo do Anhembi. De acordo com integrantes da agremiação, que se apresentou na madrugada desta segunda-feira (11), Xixa era aguardado para o desfile, mas sofreu um infarto por volta das 21h30, e morreu no trajeto quando era conduzido para um hospital da capital paulista.

Quinta escola a entrar na avenida, a Leandro de Itaquera fez um minuto de silêncio em homenagem ao compositor, que era autor de vários enredos do grupo, pouco antes do início da apresentação. A Velha Guarda da escola realizou uma oração em homenagem ao sambista antes do desfile.

"Era um dos nossos melhores compositores, um dos fundadores da escola. Nos trouxe muita alegria nestes anos e hoje foi uma tristeza muito grande para todos nós", afirmou Marco Medonha, presidente da Velha Guarda da escola, fundada em 1982. 

Link:: diversão.terra

 

< Anterior | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | Próximo >