História - O melhor do bairro de Jabaquara, São Paulo, SP

LOCALIZAÇÃO DO BAIRRO DO JABAQUARA DENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO

 

 

Área - 14,10 km²
População - 214.199 hab. (2004)
Densidade - 151,91 hab./km²
Renda média - R$ 1.527,73
IDH 0,858 - elevado
Subprefeitura - Jabaquara

Dados e informações oficiais, segundo a prefeitura da cidade de São Paulo e o Censo Demográfico de 2000 feito pelo IBGE:


* Taxa de Crescimento - 0,20%/ano
* Zonas eleitorais: 1 - Jabaquara (320ª);
* IVJ (Índice de Vulnerabilidade Juvenil): 54;
* Grupos de Vulnerabilidade: 4;
* Participação da População Jovem de 15 a 19 Anos, no Total de Jovens do Município: 1,98;
* População de Jovens de 15 a 19 Anos: 19.633;

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jabaquara_(distrito_de_S%C3%A3o_Paulo)

 

Histórico do Jabaquara


Construção mais antiga da região, o Sítio da Ressaca data do século XVII


A denominação Jabaquara vem do tupi-guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha e buraco e também Mata dos Negros Fujões. Nos tempos da escravidão era uma mata deserta que servia de abrigo aos escravos fugidos e que pertencia a uma das inúmeras sesmarias do Padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus.

A construção do Sítio da Ressaca data do século XVII. O
local foi tombado em 1972. A restauração da construção foi feita em 1978 e retomada em 1986, após um incêndio.


No mesmo local está o Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro, que reúne objetos referentes à presença dos negros em São Paulo.

A região era dos viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e a Borda do Campo, até o ínicio do século XVII. Nessa época começou a ser procurado por fazendeiros e sitiantes que ali abriram estabelecimentos agrícolas e comerciais. Somente no fim do século XIX a região se popularizou, depois que a prefeitura resolveu instalar um lougradouro público, o Parque do Jabaquara, para passeios e piqueniques.

Entre 1886 e 1913 circularam os trens a vapor de uma pequena ferrovia que ligava Vila Mariana a Santo Amaro, e cujos trilhos foram implantados sobre uma via do antigo Caminho do Carro.

A linha de bondes implantada pela LIGHT And POWER Co. em 1906 passava ao largo da região, pois seguia mais a oeste, num trajeto em linha reta que ia desde a rua Tutóia, na Vila Mariana, até o centro de Santo Amaro. A posterior linha Jabaquara, que na época de sua inauguração avançava além dos limites da zona urbanizada, apenas tangenciava o perímetro atual da Subprefeitura.

O primeiro loteamento aconteceu na Vila Santa Catarina por volta de 1920/1921.

Até o final da década de 1920 toda a área hoje correspondente`a Subprefeitura do Jabaquara (AR-JA) era escassamente povoada e apresentava características marcadamente rurais. Apenas chácaras esparsas se destacavam em meio a extensas superfícies não ocupadas. O "Caminho do Carro", antiga via de ligação entre São paulo e Santo Amaro após atravessar os atuais campo Belo e Brooklin.

Podem ser considerados como marco inicial, do processo de ocupação urbana na região a abertura, em 1928, da auto-estrada Washington Luiz, ligando Vila Mariana aos loteamentos suburbanos localizadosàs margens da represas, bem como a instalação do aeroporto de Congonhas em 1936.

A construção da Paróquia São Judas Tadeu, aconteceu em 1940, a pedido dosubprefeituracebispo metropolitano Dom José Gaspar Afonso e Silva. Atualmente, a Paróquia de São judas conta com duas igrejas. A valorização do preço da terra propiciada poe estes melhoramentos incentivou a abertura de loteamentos (Jardim Aeroporto, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Parque Jabaquara), que permaneceram, no entanto, praticamente desocupados ou apenas formando núcleos isolados até a década de 1950.

http://www.portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spja/dados/historico/0001

 


Jabaquara, o bairro ideal para viver com a família

Muitos bairros da grande são Paulo se destacam pela infraestrutura oferecida e locoalização privilegiada. Por esse motivo, atraem a atenção tanto do setor imobiliário quanto de pessoas que querem viver com qualidade de vida, em meio aos benefícios.

O Jabaquara, localizado na zona sul, é um bairro completo com muitas opções de comércio, serviços, lazer e entretenimento. Os moradores têm tudo o que necessitam ao alcance das mãos, sem precisar se deslocar para as outras regiões.

Padarias, academias, agências bancárias, hipermercados, lojas, entre outros estabelecimentos estão à disposição das pessoas, e isso torna a rotina mais funcional e cômoda para todos. Além disso, a localização privilegiada, com acesso por imortantes vias como as avenidas Cupecê, Eng. Armando de Arruda Pereira e Rodovia dos Imigrantes, permite que os moradores tenham fácil locomoção para qualquer ponto da cidade.

Além disso, o bairro jabaquara tem um leque variado de meios de transporte que conta com linhas de ônibus e estações de metrô que agilizam o deslocamento de quem trabalha ou estuda em outras regiões. O Terminal Rodoviário Intermunicipal possui linhas com destino ao litoral pulista. Uma ótima opção de lazer para as pessoas que querem passar os finais de semana na praia.

Próximo à região estão excelentes opções de entretenimento como o Zoo Safari e o Zoológico. Ambos os locais são ótimas opções de passeio para a família, pois permitem o contato com a natureza e os animais, o que agrada a adultos e crianças. Os pequenos podem descobrir a riqueza de nossa fauna por meio desse contato.