História - O melhor do bairro de Jacobina, BA

A Micro Região de Jacobina-Ba

É uma das microrregiões do estado brasileiro da Bahia pertencente à mesorregião Centro-Norte Baiano. Sua população foi estimada em 2005 pelo IBGE em 308.073 habitantes e está dividida em dezesseis municípios. Possui uma área total de 18.340,977 km².

Municípios:
Caém;
Caldeirão Grande;
Capim Grosso;
Jacobina;
Miguel Calmon;
Mirangaba;
Morro do Chapéu;
Ourolândia;
Piritiba;
Ponto Novo;
Quixabeira;
São José do Jacuípe;
Saúde;
Serrolândia;
Várzea do Poço;
Várzea Nova.

Jacobina  é um município brasileiro do estado da Bahia criado em 1722. Localiza-se a latitude 11º10"50" sul e a longitude 40º31"06" oeste, estando a uma altitude de 463 metros. Sua população estimada em 2010 era de 79285 habitantes.
Rodeada por serras, morros, lagos, rios, fontes e cachoeiras, Jacobina se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo ecológico. Situada na região noroeste da Bahia, no extremo norte da Chapada Diamantina, Jacobina fica a 330 quilômetros de Salvador e é também conhecida como Cidade do Ouro, uma herança das minas de ouro que atraíram os bandeirantes paulistas no início do século XVII.
Além das belezas naturais e das minas, Jacobina possui um rico patrimônio histórico-cultural, que pode ser percorrido com auxílio de guias turísticos. O município conta com mais de 600 leitos, distribuídos em 241 apartamentos de 13 hotéis e pousadas.
 


História
Data dos primórdios do século XVII o início do devassamento do território de Jacobina por aventureiros em busca de ouro. Foram os primeiros povoadores da região Melchior Dias Moreira, Antônio Brito Correia e, mais tarde, os Guedes de Brito. Estes últimos, acompanhados de vários colonos e escravos, dedicaram-se a agricultura e à criação de gado. O desenvolvimento destas atividades e a alta produção de ouro das minas determinaram a criação de um arraial à margem do Itapicuru-Mirim, onde, rápida mas desorganizadamente, reuniu-se uma população bastante heterogênea. Ao inteirar-se dos bons resultados da mineração, a Coroa Portuguesa, em 1722, elevou o povoado à categoria de vila com o nome de Vila de Santo Antônio de Jacobina e sede na Missão de Nossa Senhora das Neves do Saí, aldeia indígena fundada por franciscanos em 1697. Desse lugar, distante das minas, foi a sede transferida em 1724 para a Missão do Bom Jesus da Glória, outra aldeia de índios, também fundada por franciscanos, em 1706, e que ali construíram a igreja e o convento do Bom Jesus da Glória. Em 1726, por Provisão do Conselho Ultramarino, de 13 de maio, o governo da Metrópole mandou criar uma casa de fundição em Jacobina, instalada a 5 de janeiro de 1727. O resultado foi surpreendente, arrecadando- se em dois anos cerca de 3.841 libras de ouro. Teve como um de seus mais importantes prefeitos, Orlando Oliveira Pires, que recebeu o então presidente JK na cidade. E também foi o prefeito mais novo de todo o estado da Bahia.

Formação administrativa
O distrito de Jacobina foi criado em 1720 e o Município a 24 de junho de 1722. A criação da freguesia somente se verificou em 1752. A sede municipal foi elevada à categoria de cidade pela Lei provincial n.º 2.049, de 28 de julho de 1880, com o título de "Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina".
O Município é composto de 4 (quatro) distritos e 22 (vinte e dois) povoados:

Distritos:
Caatinga do Moura; Itaitu; Itapeipu; Junco; Povoados; Baixa do Poço; Barrocão de Cima; Cachoeira Grande; Cafelândia; Canavieira de Fora; Coxo de Dentro; Genipapo de Cafelândia; Genipapo de Olhos D´Água dos Góis; Guariba; Itapicurú; Lages do Batata; Malhadinha; Palmeirinha; Paraíso; Pau Ferro; Pé de Serra; Pedra Branca; Pontilhão; Santa Cruz dos Coqueiros; Saracura; Valois. Várzea da Lage.
Emanciparam-se de Jacobina: Várzea Nova (1985), Capim Grosso (1985), Ourolândia (1989) e São José do Jacuípe (1989).

Estrutura Administrativa
Executivo

Secretaria Administrativa
Procuradoria Jurídica
Secretaria de Finanças
Secretaria de Saúde
Secretaria de Educção, Cultura e Esporte
Secretaria de Assistencia Social
Secretaria de Agricultura
Controladoria interna
Secretaria de Planejamento
Secretaria de Infraestrutura
Centro Cultural Professor Edmundo Isidoro
Arquivo Público Municipal
Espaço Cultural Luis Eduardo Magalhães
Conselho Tutelar
Polícia Administrativa Municipal
Posto de Informações Turísticas
Ginásio de Esportes
Centro de Abastecimento Municipal
LIMPUJA - Limpeza Pública de Jacobina

Legislativo
Câmara Municipal de Jacobina composta por 10 Vereadores.
Judiciário
Fórum da Comarca de Jacobina
TRT - Tribunal Regional do Trabalho-5ª Região
TRE - Tribunal Regional Eleitoral
Iprej Instituto Pedro Ribeiro Geral

Educação
Ensino Básico
Escolas Públicas
Colégio Estadual Professora felicidade de Jesus Magalhães
Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães
CMGDM - Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (antigo COMUJA - Colégio Municipal de Jacobina)
Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira
Escolas Particulares
Colégio Euzébio de Queiroz
Colégio Aquarela
Colégio Comercial de Jacobina
Colégio Ideal
Colégio Oásis
Colégio Yolanda
Escola Letícia Teixeira
Ensino Superior
UNEB - Universidade Estadual da Bahia - Campus IV - Departamento de Ciências Humanas
UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná.Ead
FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências.Ead
Ensino Técnico e Profissionalizante
IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Bahia(antigo CEFET)
Microlins
Escola Carneiro do Vale
IBP - Instituto Baiano Profissionalizante

Localização
O município localiza-se na zona fisiográfica do Nordeste Baiano, na Microrregião Homogênea Piemonte da Chapada Diamantina, entre serras, desfiladeiros, e é caracterizado pela caatinga, vegetação típica da região. Limita-se ao norte: Mirangaba, Saúde e Caém; ao sul: Várzea Nova, Várzea do Poço e Miguel Calmon; ao leste: Serrolândia, Quixabeira e Capim Grosso; ao este: Ourolândia.
A sede do município acusa uma altitude de 470,443m e está compreendida nas seguintes coordenadas geográficas: 11º 11"8" latitude Sul e 40º28"longitude Oeste
O percurso entre a sede do município e Salvador, a capital do estado, é de 330 km.
O acesso ao município pode ser terrestre ou aéreo.
O acesso terrestre pode ser feito através das rodovias BA-131, BA-368, BA-373 e BR-324 através seguintes empresas: São Luiz.
A estação rodoviária, localiza-se na Avenida Nossa Senhora da Conceição, s/n, bairro do Peru.
Para o acesso aéreo, o município dispõe de aeroporto para aeronaves de pequeno e médio porte. Este, localiza-se na Avenida Raimundo Cedraz, s/n – bairro da Pedra Branca.


Micareta
Bloco Assassinos da Tristeza em 1936.
Segundo historiadores de toda cidade e capital a primeira micareta nasceu em Jacobina no ano de 1933, quando o jornal jacobinense O Lidador, procurava um motivo para festejo.
Em 2007 a Micareta de Jacobina foi realizada nos dias 27, 28 e 29 de Julho, de acordo com um Decreto número 164, assinado pelo prefeito no dia 15 de Maio às 10h.

Economia, aspectos geográficos e Cultural
Tem como principal fonte de renda o comércio a extração de ouro, lojas de roupas, autopeças, postos de combustível, hotéis e restaurantes, fábricas no setor de calçados sendo centro da Microrregião de Jacobina fazendo limites com Capim Grosso, Ourolândia, Várzea Nova, Miguel Calmon e Quixabeira.
Jacobina é banhada pelos rios Itapicuru-mirim e Rio do Ouro.

Características Econômicas
Agricultura - (Produção expressiva de batata doce).
Pecuária - destacam-se os rebanhos de bovinos, suínos, eqüinos, asininos, muares, ovinos e caprinos.
Indústrias - Conforme registro na JUCEB, possui 451 indústrias, 19º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 3.675 estabelecimentos comerciais, 15º posição dentre os municípios baianos.
No setor de bens minerais - É produtor de arenito, argila, calcita, cromo, mármore e ouro.
Seu parque hoteleiro registra mais de 600 leitos.
Bancos
Banco Bradesco S/A
Banco do Brasil
Banco Itaú-Unibanco
Banco do Nordeste
Caixa Econômica Federal
SICOOB

Principais Bens Representativos da Cultura
Capela do Bom Jesus da Glória
Praça das Missões, s/n Data de criação: Início do século XVII Edifício desenvolvido simetricamente segundo o eixo longitudinal. Possui capela-mor e nave, que são envolvidas pela sacristia, consistório, alpendre, capela lateral e copiar. Da varanda lateral, com bancos em alvenaria à sua volta, nascem as escadas do púlpito e coro. A fachada é dominada pela presença do copiar. Duas janelas baixas com grades rústicas de madeira flanqueiam a portada. Completa a fachada uma graciosa sineira de madeira. Mantenedor: Paróquia
Casa Paroquial de Jacobina
Rua Professor Tavares, 108 Data de criação: final do século XIX Sobrado com dois pavimentos e sótão. Planta retangular, com circulação central. No primeiro andar, existe uma varanda posterior sobre pilares de tijolos. A fachada principal, emoldurada por cunhais e cornija, tem porta central, superposta por uma janela rasgada, ambas ladeadas por janelas, também de vergas retas. Mantenedor: Paróquia
Igreja Santa Rosa de Lima
Avenida Santa Rosa de Lima, s/n – Paraíso. Data de criação: Meados do século XX Mantenedor: Paróquia
Igreja de São João
Praça do Comércio, s/n – Vila do Itapeipu. Data de criação: Meados do século XX Mantenedor: Paróquia
Igreja da Conceição
Sua planta compõe-se de um núcleo central formado por nave e capela-mor, que é envolvido por sacristias, alpendre lateral e corredor. O frontispício austero é constituído de um corpo central, que culmina em frontão triangular, flanqueados por duas torres, com robustos cunhais. A torre esquerda apresenta terminação piramidal, enquanto à direita, telhado de quatro águas. A fachada posterior possui nicho com terminação em arco pleno. O adro, originalmente da terra batida, foi pavimentado, em meados do presente século, por lousas de arenito. Mantenedor: Paróquia
Matriz de Santo Antônio de Jacobina
Praça Rui Barbosa, s/n. Data de criação: Meados do século XVIII Edifício prejudicado pela mutilação e inserção de elementos não condizentes. Sofreu sucessivas intervenções, neste século, que alteram a sua volumetria, disposição espacial e fachada. Apresenta, atualmente, planta retangular constituída por nave principal e capela-mor, envolvidas por falsas naves laterais, coros baixos e sacristias transversal. As bases são ocupadas por um batistério e uma capela. O frontispício atual, muito duro, é dividido por pilastras em três partes. Na central, há portada em cantaria com friso abaulado, três janelas de coro com esquadrias de ferro e frontão triangular novo. Os corpos laterais são constituídos por duas torres de alturas diferentes, com terminações piramidais. Mantenedor: Paróquia

Turismo
Igreja da Missão
O Alto do Cruzeiro, mais de 200 degraus de pura fé.
O hotel Serra do Ouro, o mais belo hotel na cidade, localizado em um dos pontos mais altos.
Chateau Dance, uma das mais antigas e melhores casas noturnas da cidade.
Quatro emissoras de rádio: Jacobina FM, Clube Rio do Ouro , Serrana FM e Jaraguá AM.
Caminhada da Primavera realizada pela radio Serrana Fm, que a cada ano reuni milhares de pessoas nas ruas da cidade, e que já entrou pro calendário de eventos da Bahia.
Anualmente é realizado o Passeio Ciclístico de Jacobina. Considerado o mais belo da Bahia. Em dezembro de 2008 ocorreu o XVII com a participação de 1500 ciclistas, considerado o mais belo Passeio Ciclístico da Bahia.
Praça da Missão, a praça mais animada e frequentada da cidade.
Praça Castro Alves (Matriz), um belo espaço de lazer e diversão.
Fiesta Parque Hotel - parque aquático e hotel, super frequentado na cidade.
Bares e Restaurantes como: Apetite Bar, Ponto Chique Pizzaria, Carro de Boi , Degust Pizzaria e restaurante, Pizzaria e Restaurante, Bar do Baixinho entre outros.
Inúmeras e belas cachoeiras
Cachoeiras
São mais de 33 quedas, as mais procuradas são: dos Alves, Amores, Aníbal Augusto, Brito, Jaqueira, João Bello, Macaqueira e Véu de Noiva.

Hospitais e clínicas
Hospital António Teixeira Sobrinho
Hospital Regional Vicentina Goulart
Clínica Santa Bárbara
Clínica da Mulher
Clínica São Rafael
Cligine
Clínica Gente Boa
Clinica de Hemodiálise Heitor Silveira da Lima
Clínica Ultra Prev (Drª Maria da Conceição Moraes Coelho Pires e Ferreira)
Clínica Lar Protegido
Clínica Médica Jayme D"Almeida Cruz
Clínica Santo Antônio