História - O melhor do bairro de Bairro dos Estados, João Pessoa, PB

 

             O Bairro dos Estados está encravado em uma área que antes pertencia a família francesa Boisson (a Fazenda Boi Só). O nome da fazenda surgiu, justamente, pela dificuldade dos moradores de pronunciarem o nome da família francesa. O Boisson virou, então, "Boi Só". As terras da fazenda deram origem a vários bairros de João Pessoa, como: Manaíra, Bessa, Jardim Luna, Conjunto João Agripino, Ipês, Mandacaru, o próprio Bairro dos Estados e parte da cidade de Cabedelo.
          A Fazenda "Boi Só" existe até hoje e é uma das dádivas do bairro e da cidade de João Pessoa. Uma área verde, numa área central da capital paraibana, que reúne a "casa grande", a capela, a casa dos moradores e uma vacaria. Quem vive no bairro ou visita o local pode desfrutar dessas belezas e dos animais que povoam a fazenda. Lá vivem vacas, cavalos, patos, pássaros, micos, entre outros.
          Este importante patrimônio da Cidade de João Pessoa foi residência de várias famílias importantes. A última família a ter o título de posse da fazenda é a do Dr. Isidro Gomes da Silva (chefe político paraibano da velha república). Ele adquiriu a fazenda em 1927. A "Boi Só", por várias décadas, recebeu visitantes ilustres na sua "casa grande". A área também foi levada para a tela da Rede Globo e dos cinemas, durante a exibição da mini-série "O Auto da Compadecida", que foi transformada em filme.
          O Bairro dos Estados está localizado em uma área privilegiada, entre a praia e o Centro da cidade. É um dos bairros mais verdes da capital. Sua população é formada por funcionários públicos (40%), profissionais liberais (30%), empresários (10%) e outros profissionais (20%).