História - O melhor do bairro de Iririú, Joinville, SC

 

Origem do nome

Iririú provém de iriri, ostra u igual a i rio. Rio que nasce do morro do Cubatão e deságua no costão do Iririú, na Baía de São Francisco do Sul. Através de dados fornecidos pelos moradores não se a uma conclusão da origem da denominação. Porém, sabe se que por parte da delimitação atual do bairro antigamente levava o nome guaxanduva. O que vem a confirmar o depoimento de Ramiro Gode Oliveira que nasceu no bairro: o Iririú recebeu esta denominação ais ou menos 30 anos, pois antes era chamado de Guaxanduva, que significa o lugar onde abunda a guaxuma, que por sua vez a planta da família das malváceas que possui fibras têxteis.
Muitas carroças

A estrada que fez a primeira ligação entre os atuais bairros Iririú e Boa Vista denominava se Caminho Velho. Iniciava na Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada e finalizava na Granalha de Aço Ltda. A região era constituída por mangue, nas áreas mais baixas e nas mais altas por densa mata. O Sr. José Brittes descreveu: as estradas eram ruins, havia muita lama e para facilitar a passagem das carroças eram feitos estivados. A
s ruas não possuíam iluminação, eram estreitas e com mato por todos os lados. Segundo o Sr Ramiro Comes de Oliveira a atual Rua Guaira, no mandato do prefeito João Colin, foi cogitada para ser o local de instalação do Aeroporto de Joinville, porém divergências políticas não deixaram que o projeto fosse concluído.

No bairro, a bicicleta popularizou se a partir da década de 40, mesmo assim poucos a possuíam. Os meios de transporte mais usados eram as carroças, pois o ônibus chegou só por volta de 1960. A Lei Nº 2.376, artigo 8, de 12 de janeiro de 1990 delimitou o bairro. Poucas casas faziam parte do cenário do bairro, e predominava uma densa vegetação. No início, a região contava com uma escola localizada no lugar onde fica a esquina das ruas Iririú com Xaxim.

A Escola Reunida Municipal Guaxanduva ocupava uma residência de madeira, as aulas eram ministradas em português e a professora pioneira foi a Sra. Ziza Miranda. Os moradores possuíam grande quantidade de terras, nela produziam tudo para o consumo da família. Plantavam cana de açúcar, mandioca, milho, feijão, café, frutas, arroz, batata, cará, amendoin, batata doce etc, Vaca, galinha, peru, porco, cavalos, eram alguns dos animais e aves que criavam para o enriquecimento alimentar.O bairro foi bem servido em termos de armazéns. Todos vendiam secos e molhados.

População
21.340 (IBGE 2000)