Alterar Região

História - O melhor do bairro de Saguaçu, Joinville, SC

SAGUAÇU

Área: 4,89 km2

Distância do centro: 1,95 km

Delimitação do bairro: Inicia na confluência da Rua Piratuba com a Rua Iririú; desse ponto, segue pela Rua Iririú, Rua Rio Negrinho, prossegue, numa linha reta, do entroncamento da Rua Rio Negrinho com a Rua do Ouro, até o pico mais alto do Morro do Boa Vista; prossegue, em outra linha reta, até a projeção do eixo da Rua Pedro Lessa; na isoípsa de 40,00m (quarenta metros), continua pela isoípsa de 40,00m (quarenta metros), no sentido horário, projeção do eixo da Rua Cachoeira, prossegue pela própria Rua Cachoeira, Rio Cachoeira, Rua João Pessoa, Rua Dr. João Colin, Rua Dona Francisca, Rua Sombrio, Rua Tenente Antônio João, Rua Xanxerê, Rua João Pieper, Rua Inconfidentes e Rua Piratuba, até o ponto inicial.

POPULAÇÃO

Total: 12.220 – Homens:5 743 / Mulheres: 6 477
Fonte: Estimativa IPPUJ 2005
Faixa etária da população

• 0 a 9 anos – 10%
• 10 a 17 anos – 13%
• 18 a 29 anos – 26%
• 30 a 49 anos – 31%
• 50 anos ou mais – 20%
Fonte: Estimativa IPPUJ 2005

Densidade demográfica: 2.499 hab./km2

Criação do bairro: Lei nº. 1.526, de 5 de julho de 1977. Lei nº. 1.681, de 10/09/79. Lei complementar: nº. 54, de 18/12/97.

História: Saguaçú é o nome da lagoa que deságua no Rio Cachoeira e que continua na Baía da Babitonga. Saint Hilaire erroneamente a chamou de rio. Etimologicamente deriva de “Eça”, que quer dizer olho e “guaçu”, grande, porque do alto a lagoa se parece com um olho grande. A região nem sempre foi assim denominada. Segundo vários moradores, já foi conhecida por Iririú, Serrinha, Morro do Quepe, Dona Francisca, Centro etc... porém são unânimes em afirmar que recebeu esse nome em função da Lagoa do Saguaçú. Mas, de acordo com o depoimento do Sr. Adolfo Garcia, o bairro é assim chamado porque nele existe um riozinho do mesmo nome e que desemboca no Cachoeira. Nesse riozinho a população pescava e tomava banho. Em épocas de cheia, muitos peixes acabavam ficando no pasto. Desde 1972, ano em que foi inaugurada a primeira parte das suas instalações, a Casa da Cultura vem contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento artístico e cultural de Joinville. Vários cursos são oferecidos através das escolas que nela atuam: a Escola de Artes Fritz Alt, a Escola de Música ‘Villa Lobos’ e a Escola Municipal de Ballet.
Fonte: “Livro História dos Bairros de Joinville, Fundação Cultural – Ano 1992”.

Localidade/loteamento: Alvorada, Parque de France.


MEIO AMBIENTE

Morro: Morro do Boa Vista

Patrimônio histórico, artístico e cultural: Casa da Cultura; Arquivo Histórico de Joinville

Unidade de planejamento e gestão do meio ambiente: unidade de conservação - Área de Relevante Interesse Ecológico Morro do Boa Vista / Parque Municipal Zoobotânico - Criado por Decreto Municipal nº. 6.960/92, com uma área: 17.000 m2 = 0,0017 hectares, e localizado no Morro do Boa Vista, bairro Saguaçú, com a valorização da Mata Atlântica e de sua fauna, foi a principal razão pela qual este parque foi criado e também para atender à uma antiga reivindicação da comunidade local em termos de área de lazer. O plantel do parque é formado por aproximadamente 200 animais, que são mantidos em regime de cativeiro e por uma grande variedade de animais que co-habitam o complexo florestas do Morro do Boa Vista, mas procuram este lugar em busca de alimentos e abrigos seguros.
Fonte: FUNDEMA/PMJ. Unidades de conservação.

Unidade de planejamento e gestão dos recursos hídricos: bacia hidrográfica do rio Cachoeira - canal do rio Cachoeira, rio Morro Alto (ribeirão Ghifforn); riacho da rua Fernando Machado; nascentes de rio no Morro da Antarctica, rio Princesinha ou riacho do Bela Vista, rio Bom Retiro, rio Mirandinha, riacho Saguaçú ou riacho do Moinho, ribeirão Mathias, rio Jaguarão, rio Elling, rio Bucarein, riacho Curtume, rio Itaum-açu, rio Itaum-mirim, riacho Bupeva ou rio do Fátima.
Fonte: FUNDEMA/PMJ. Planejando por bacias.

Parques/praças: Área de Lazer Assis Brasil


ECONOMIA

Potencial econômico do bairro: Empresas: 40 Comércios: 292 Serviços: 560
Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville (Cadastro Técnico) 2004
Renda/hab.

• até 1 salário mínimo 8%
• 1 a 3 salários mínimos 14%
• 3 a 5 salários mínimos 17%
• 5 a 10 salários mínimos 28%
• 10 a 15 salários mínimos 12%
• 15 20 salários mínimos 9%
• + de 20 salários mínimos 12%
Fonte: Censo Demográfico IBGE 2000.

Renda per capita do bairro: 786,60/mês
(Diagnóstico da Exclusão Social em SC – Mapa da fome – 2000)

Saúde: Posto de Saúde Saguaçú
 

EDUCAÇÃO

Escolas: E.E.B. Prof. Gustavo Augusto Gonzaga, Berçário e Maternidade le Petit Micherrot, Centro de Ensino Fundamental Machado de Assis

Creche/jardins: 5


MEIO SOCIAL

Associação de moradores: Associação de Moradores do Saguaçú, Parque de Francis

Clube de mães: Adijo, Apostolado da Oração, Botão de Rosa, Voluntárias da Ação Social, Agulhas Mágicas

Clube de idosos: Gotas de Orvalho, Terceira Idade Saguaçú

Entidades social/de classe/religiosas: Batista do Sétimo Dia Batista Joinville, São Francisco de Assis, Comunidade Católica Nova Jerusalém, Paróquia dos Apóstolos, Centro Espírita Paz do Senhor, Evangelho Quadrangular Dona Francisca, Assoc. Joinvilense de Creches Domiciliares, Janice Henn Presente.
 

INFRA-ESTRUTURA

Ruas principais: rua Iririú, rua Rio Negrinho, rua Saguaçú, rua Dona Francisca, rua Xanxerê, rua Indaial, rua Assis Brasil, rua Tenente Antonio João.

Extensão asfalto: 27.321 m

Extensão calçamento: 10.318 m

Extensão total pavimento: 37.639 m

Extensão total saibro: 8.782 m

Água: 99%

Luz: 99%

Esgoto domiciliar: não tem informação

Localização: este bairro pertence a Zona Leste da cidade

Unidade de gestão administrativa municipal: Secretaria Regional do Iririú / Telefone: (47)3425-8116

(Fonte: IPPUJ - Joinville Bairro a Bairro 2006).