História - O melhor do bairro de Centro, Londrina, PR

     HISTÓRIA DE LONDRINA   
    
A colonização da região de Londrina ocorreu entre 1904 e 1908 com a migração de pessoas em busca de terras, vindas principalmente de Minas Gerais ou São Paulo.

Rapidamente, a faixa entre Cambará e o Rio Tibagi - uma linha que representaria o futuro percurso da ferrovia São Paulo-Paraná - foi tomada por grandes propriedades cujos donos as subdividiram em pequenas parcelas vendidas como lotes urbanos ou rurais.
 

Foto: José Juliani
1ª catedral de Londrina, inaugurada em 19 de agosto de 1934. 

Enquanto isso, vastas áreas de terra roxa de domínio estadual, localizadas a Oeste do Rio Tibagi, permaneciam praticamente inexploradas, sofrendo os efeitos de um lento e ineficaz plano de colonização do governo.

A partir de 1922, o governo estadual começa a conceder terras a empresas privadas de colonização. Em 1924, inicia-se a história da Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltd., que deu grande impulso ao desenvolvimento da região.

Foto: José Juliani
George Craig Smith: jovem paulista descendente de ingleses, foi chefe da caravana que chegou em 1929 e grande colaborador no crescimento de Londrina.

Naquele ano, atendendo a um convite do governo brasileiro, chega da Inglaterra a Missão Montagu, chefiada por Lord Lovat, técnico em agricultura e reflorestamento. Lord Lovat ficou impressionado com a exuberância do solo norte-paranaense e acabou adquirindo duas glebas para instalar fazendas e máquinas de beneficiamento de algodão, com o apoio de "Brazil Plantations Syndicate", de Londres.

O empreendimento fracassou, devido aos preços baixos e à falta de sementes sadias no mercado, obrigando a uma mudança nos planos. Foi criada, assim, em Londres, a Paraná Plantations e sua subsidiária brasileira, a Companhia de Terras Norte do Paraná, que transformaria as propriedades do empreendimento frustrado em projetoimobiliários.

Já de início, a Companhia concedeu todos os títulos de propriedade da terra, medida inusitada para as condições da região e mesmo do Brasil.
 

 

Foto: José Juliani
1ª Estação Rodoviária de Londrina, inaugurada em 28 de julho de 1935

Porém, a grande novidade introduzida pela Companhia e que lhe valeria o "slogan" de "a mais notável obra da colonização que o Brasil já viu" foi a repartição dos terrenos em lotes relativamente pequenos.

Os ingleses promoveram, desta forma, uma verdadeira reforma agrária, sem intervenção do Estado, oferecendo aos trabalhadores sem posses a oportunidade de adquirirem os pequenos lotes, já que as modalidades de pagamento eram adequadas às condições de cada comprador.

FOTO: José Juliani
Dr. Willie da Fonseca Brabazon Davis:1º prefeito eleito em12/09/1935

Este sistema estimulou muito a concentração da produção - principalmente cafeeira -, a explosão demográfica, a expansão de núcleos urbanos e o aparecimento de classes médias rurais.
 

Fonte: Geocities