Eventos em O melhor do bairro de São José Operário, Manaus, AM

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

MANAUS ESPORTES : 19ago a 28ago > acontece a 5ª edição dos Jogos Adaptados André Vida de Araújo : inscrições estão abertas até 28 de julho,,, sj

Crianças a partir de 1 ano e seis meses, que estejam frequentado ou matriculadas em escolas públicas, particulares e instituições parceiras que trabalhem com pessoas com deficiência já podem se inscrever na 5ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas).

Foto ilustrativa da internet por omb100 c.nova manaus

Aos interessados em participar, basta acessar o site da Secretaria Municipal de Educação (Semed), www.semed.manaus.am.gov.br, até o dia 28 de julho e fazer a inscrição. Neste ano, a coordenação dos jogos ampliou a quantidade de modalidades com o objetivo de alcançar o maior número possível de participantes. Segundo a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, a estimativa é que 2 mil pessoas participem das competições.

 “Para estimular a participação deste ano, fizemos uma série de alterações e aumentamos de 25 para 30 o número de modalidades durante as competições que vão acontecer no período de 19 a 28 de agosto”, ressaltou. Outra novidade, segundo Shirley, é que a inscrição para a “Corrida do Abracinho” poderá ser feita no ato da inscrição do Jaavas, diferente da edição anterior.

 A coordenadora destacou que a inovação foi adotada para facilitar a participação dos interessados. Basquetebol, goalbol, bocha, condução de bola, jogo da velha gigante, baldebol, corrida sobre o branco sueco, transporte de água kids, taco ao alvo, kids paraciclismo, tênis de mesa, queimada, são algumas das novas modalidades inseridas na edição deste ano.

Inscrições Ao entrar no link “inscrições”, o interessado deve preencher as informações necessárias, como dados da unidade participante e do professor responsável. Devem ser informados, ainda, o sexo, data de nascimento, número do documento de identidade e o tipo de deficiência do aluno competidor.

Mais informações podem ser obtidas direto com a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, pelo telefone: 99350-1847. Projeto O Jaavas é projeto aberto a todas as intuições e escolas que trabalhem com alunos com deficiência no Estado do Amazonas e tem como propósito mobilizar a comunidade escolar, que trabalha com alunos com deficiência, oferecendo atividades lúdicas e esportivas que possibilitem o desenvolvimento nos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social de alunos.

A abertura oficial da 5ª edição do Jaavas acontece no dia 19 de agosto. No mesmo dia acontecerá a “Corrida do Abracinho” e, em seguida, a “Corrida Abrace uma Pessoa com Deficiência”. A programação se encerra em dezembro com a Mostra de Dança e Artes da Educação Especial     

Fonte > www.portaldomarcossantos.com.br

segunda-feira, 01 de agosto de 2016

AMAZONAS OLIMPICO : 01ago a 01ago > Aplicativo da OAB-AM atenderá pessoas com deficiência nas Olimpíadas em Manaus : download disponível partir de 01ago,,, sj

A ferramenta - que estará disponível para download no dia 1º de agosto deste ano - poderá ser utilizada pelos PCDs durante os jogos a serem realizados em Manaus, auxiliando pessoas a localizar áreas de acesso especiais e denunciar violações legais, por exemplo

O aplicativo Cidadão Olímpico foi lançado na noite desta quarta-feira (6) pela Ordem dos Advogados dos Advogados do Brasil (OAB-AM).

O app - que estará disponível para download no dia 1º de agosto deste ano - auxiliará pessoas com deficiência a conhecerem direitos, localizar áreas de acesso especiais e denunciar violações legais.

A ferramenta poderá ser utilizada pelos PCDs durante os jogos a serem realizados em Manaus. Segundo o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, o app representa um legado deixado pela seccional.

"É algo importantíssimo, especialmente para a pessoa com deficiência. É um lançamento também em comemoração ao aniversário de um ano do estatuto da pessoa com deficiência - celebrado nesta quarta-feira", disse.

Dentre os serviços oferecidos pelo aplicativo, estão guias de direitos e diretrizes para pessoas com deficiência durante o evento, mapas e informações de acesso aos locais de partidas esportivas, além de um espaço para realizar denúncias de casos que vão contra a legislação.

"É inegável a necessidade de denunciar casos que violam os direitos da pessoa com deficiência. Queremos estas denúncias e encaminhá-las às entidades importantes", ressaltou Choy.

O Cidadão Olímpico é o resultado de uma parceria entre a OAB-AM, a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (Seped), o Instituto de Tecnologia Manaós (ITMBr) e a Iniciativa privada.

Segundo a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nancy Segadilha, a criação do aplicativo aconteceu baseada em três pilares: acesso, segurança e participação adequada.

"O cidadão olímpico terá o guia de direito com as leis importantes na questão do PCD, o guia informativo sobre o serviço de transporte adaptado para condução do PCD para a Arena disponibilizando todas informações necessárias para sua partição", explicou.

Nancy destacou ainda que um serviço de solicitação de apoio a qualquer ocorrência será disponibilizado no aplicativo. "Basta digitar a demanda que ela será recebida pelo membro mais próximo para ajudar a pessoa que estiver solicitando. A nossa preocupação sempre será em assegurar os direitos da Pessoa com deficiência", afirmou.

Além de Choy e Nancy, participaram do evento de apresentação da plataforma a vice-presidente da OAB-AM, Adriana Mendonça, a secretária executiva da Seped, Vera Lúcia Edwards, o coordenador do grupo temático de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Comitê Manaus 2016, Marcelo Dias e demais membros da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-AM.

O aplicativo estará disponível somente na Google Play Store.

Fonte > a critica.com