Eventos em O melhor do bairro de São José Operário, Manaus, AM

sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016

MANAUS VARIEDADES : 05fev a 14fev > Pela primeira vez na capital amazonense, acontece o Festival de Flores : na Praça da Saudade, Centro até 14fev... sj

O evento ocorre de 5 a 14 de fevereiro na Praça da Saudade, no Centro, e mais de 200 espécies de plantas serão expostas

O Festival é realizado pelo Viveiro de Mudas Daneluz há mais de 15 anos em diversas cidades e regiões do Brasil 

Durante dez dias, Manaus será a capital da jardinagem no Brasil. É que, pela primeira vez, a cidade receberá o Circuito Nacional do Festival Flores de Holambra, que traz para a cidade uma mostra da diversidade da flora ornamental e frutífera cultivada no País. Com cerca de 250 espécies de árvores, plantas e flores com capacidade de adaptação ao clima local.

Realizado pelo Viveiro de Mudas Daneluz há mais de 15 anos em diversas cidades e regiões do Brasil, o evento acontece de 5 a 14 de fevereiro na Praça da Saudade, no Centro, e tem entrada franca. Além da comercialização das espécies, que variam de quatro a até mais de cem reais a muda, o evento também é uma oportunidade de iniciação na prática do cultivo de plantas e flores.

“É um evento pra toda a família”, diz Manoel Neto, um dos organizadores do Festival, que atribui à jardinagem efeito terapêutico, principalmente no combate à depressão, tornado-a indicada a pessoas de todas as idades. “Eu já vi situações surprendentes, crianças chegarem e pedirem determinadas espécies de planta, assim como as pessoas de mais idade”, diz ele, garantindo também que apenas espécies que possam se adaptar ao clima equatorial serão trazidas para o festival.

Neste festival colorido e perfumado, os visitantes poderão ser acompanhados por instrutores, que esterão disposição para tirar dúvidas sobre o cultivo das plantas, assim como os cuidados necessários para a adaptação de algumas espécies à nossa região.

De acordo com a organização, é possível ainda que ajam oficinas de jardinagem, por exemplo, o que ainda não foi confirmado.

Espécies

Entre as espécies de plantas que serão expostas em Manaus, destacam-se jabuticaba híbrida, mirtilo, pêssego, figo, nêspera, palmeira real, palmeira imperial, palmeira carpentaria, palmeira rabo de peixe, palmeira bismarck (azul), palmeira rabo de raposa, buchinho, buchinho trabalhado, arundina, podocarpo, entre diversas outras.

Pontos

Para saber se é necessário regar uma planta de vaso, basta perfurar a terra com um dos dedos e comprovar se a terra está úmida.Muito cuidado com o excesso de água nas plantas. Certas espécies não conseguem resistir e acabam perecendo. Na dúvida, use a cautela.

Adote doses moderadas de água na irrigação, e caso note que a planta está carecendo com a falta de água, vá aumentando as medidas gradativamente.  A irrigação necessária média para a maioria das espécies de plantas deve ser de 2 a 3 vezes por semana.

Cinzas de lenha, sementes de café, além do conhecido esterco animal são altamente recomendados como adubos para as plantas. Para afastar as formigas de seu jardim, utilize sal ou suco de limão. Caso você mantenha um jardim dentro de casa, faça pequenas “muralhas” de sal em volta do seu jardim. Caso o problema seja com plantas de vaso, despeje um pouco de suco de limão no pratinho que fica em volta do vaso.

Segue Holambra  

Serviço

O quê: Circuito do Festival Nacional Flores de Holambra

Onde: Praça da Saudade, Centro de Manaus

Quando: Do dia 5 ao ia 14 de fevereiro, das 9h da manhã às 21h da noite

Quanto: A entrada é gratuita 

Fonte > a critica.uol.com