Alterar Região
Categorias

Eventos em O melhor do bairro de São José Operário, Manaus, AM

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
MANAUS FÓRUM – 26jan a 30jan > Fórum Social Mundial da Biodiversidade acontece na capital - na tarde de segunda 26 acontece a marcha, do Parque Bilhares ao Cca Vasco Vasques

Espaço debate desenvolvimento sustentável e capitalismo. Fórum é uma etapa preparatória para a próxima conferência climática da ONU, em dezembro

Um espaço aberto para a reflexão e diálogo sobre clima, agroecologia, meio ambiente, mercado de trabalho, biodiversidade e água. Essa é a proposta do Fórum Social Mundial da Biodiversidade (FSMBio 2015), que acontece em Manaus de 26 à 30 de janeiro. Com a ideia de que 'Um Outro Mundo é Possível', movimentos sociais, entidades públicas e organizações da sociedade civil debaterão o entendimento da dimensão do desenvolvimento sustentável na Amazônia como estratégia de oportunidades.

De acordo com um dos representantes da organização do evento, Deivid Santarém, o FSMBio 2015 é uma forma de se opor ao Fórum Mundial Econômico de Davos, "um processo de globalização comandado pelas grandes corporações multinacionais" - que acontece de 25 à 30 de janeiro na Suíça. Dessa forma, o FSMBio, afirmou, é possível "trazer movimentos da sociedade civil organizada para discutir de forma participativa os eixos em questão ao fórum social".

Os eixos são: Agroecologia, Segurança e Soberania Alimentar; Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical; Bacias hidrográficas como base de planejamento; Mudanças climáticas e Direitos Humanos; Biodiversidade, bioética e um outro Mundo é Possível. Para Santarém, a participação da sociedade civil e entidades governamentais é fundamental e "ajuda na construção do diálogo".

O lançamento do Fórum aconteceu dia 7 de janeiro na Assembleia Legislativa do Amazonas. Fórum Social Mundial Da Biodiversidade 2015 Em Manaus

O evento em Manaus é uma etapa preparatória ao FSM da Tunísia, em março de 2015, e a próxima COP (Conference of the Parties, ou conferência climática da ONU), que acontece em dezembro deste ano na França).

Confira a programação:

Dia 26/01 - Segunda-feira

8h às 17h - Credenciamento

15h às 17h - Concentração para Marcha de Abertura 'Um outro mundo é possível' (Bilhares)

19h às 21h - Abertura com os Movimentos Sociais

 

Dia 27/01 - Terça-feira

14h às 18h - Tema: 'Agroecologia, Segurança e Soberania Alimentar'

 

Dia 28/01 - Quarta-feira

14h às 18h - Tema: 'Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical'

 

Dia 29/01 - Quinta-feira

14h às 18h - Tema: 'Bacias hidrográficas como base de planejamento'

 

Dia 30/01 - Sexta-feira

8h às 12h - Tema: 'Mudanças climáticas e Direitos Humanos'

14h às 17h - Tema: 'Biodiversidade, bioética e Um Outro Mundo é Possível!'

Para mais informações, ligar para (92) 3183-4457/ 99465-5110/ 992024088 ou ainda pelo e-mail fsbma.am2015@gmail.com ou na página oficial do evento, no Facebook.

Fonte > portal amazonia 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
BRASIL EDUCAÇÂO – 26jan a 29jan > Prouni abre inscrições com novas restrições - para candidatos que obtiveram acima de 450 pontos no Enem

De acordo com as novas regras, somente poderão se inscrever candidatos que obtiveram acima de 450 pontos no Enem. O acúmulo de benefício com o Fies também será vetado para estudantes que possuem bolsas integrais

O Prouni é um programa que concede bolsas de estudo em universidades privadas (Márcio Silva/Arquivo AC)

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam no dia 26 de janeiro com novas regras: não poderão concorrer candidatos que tiveram nota abaixo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nem estudantes que já têm financiamento estudantil por meio do Fies.

A exceção são para as bolsas parciais, mas apenas se ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso e na mesma instituição de educação superior.

As mudanças no processo de inscrição foram publicadas na edição desta segunda-feira (5) do Diário Oficial da União. De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet, entre os dias 26 e as 23h59 do dia 29 de janeiro (horário oficial de Brasília), por meio do portal do Prouni.

Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 2 de fevereiro e, da segunda chamada, no dia 19 de fevereiro.

Criado pelo governo federal em 2004, o Prouni concede bolsas integrais e parciais para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas, além de bolsas para cursos sequenciais de formação específica. Em contrapartida, o governo oferece isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino participantes

 Fonte > a critica.uol.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
MANAUS VARIEDADES – 15jan a 31jan > Evento de quadrinhos é realizado pela primeira vez em Manaus - é o Indie Comics que acontece no Sesc Centro até 31de janeiro

O evento teve início nesta quinta-feira (15), na Galeria Moacyr de Andrade, no Sesc Centro, e segue até o dia 31

Foto desenho da internet : por omb100 manaus cnova

 Em tempos de evidência de charges e cartoons no mundo inteiro, coincidentemente Manaus recebe o primeiro Indie Comics, evento de quadrinhos independentes que irá focar na produção local, com a participação de palestrantes para falar sobre o assunto. O evento teve início nesta quinta-feira (15), na Galeria Moacyr de Andrade, no Sesc Centro, e segue até o dia 31.

“A ideia é reunir o pessoal que já produz e nortear os que estão começando a como mostrar seus trabalhos e consequentemente entrar no mercado de quadrinhos, a nona arte”, falou Evaldo Vasconcelos, um dos organizadores do evento, numa parceria com o Sesc.

Às quintas (dias 15, 22 e 29), sextas (16, 23 e 30) e sábados (17, 24 e 31) o Indie Comics apresentará artistas locais com seus trabalhos autorais, além de palestras, bate-papos, a exposição A Voz do Fogo (com trabalhos de artistas locais homenageando o ícone dos quadrinhos

Alan Moore) e uma exposição coletiva com o tema “Tiras de Humor e Liberdade”.

“Para que haja um mercado de quadrinhos autorais na cidade, é preciso fomentar um público disposto a consumir esse material, e nada melhor para isso que viabilizar a aproximação artista-público”, explicou Evaldo, e continuou. “O mercado de quadrinhos no Brasil está em expansão, e eu não estou falando do Maurício de Souza e a Turma da Mônica. Nos últimos dez anos esse mercado deu uma alavancada e hoje está superaquecido. Os artistas que não têm espaço aqui, conseguem trabalho nos Estados Unidos e mesmo os que ficam por aqui, estão conseguindo encontrar lugar para produzir seu próprio trabalho. Não é por acaso que as grandes editoras brasileiras têm selos de quadrinhos”, lembrou Evaldo.

Durante o evento, as três formas de interação desenvolvidas serão as mesas dos artistas, onde o público poderá comprar o material e conhecer o trabalho de cada um deles; as palestras e bate-papos com os profissionais, onde será possível conhecer não só as obras, mas o processo de criação dos quadrinhos e informações técnicas sobre a nona arte; e as duas exposições coletivas.

Wolinski foi um dos mortos A principal atração do evento será um espaço para exposição e venda de obras de artistas locais. No local será possível encontrar quadrinhistas, chargistas, ilustradores e profissionais de diversas outras áreas. A organização da Indie Comics

já vem ocorrendo há meses e o evento acabou por acontecer exatamente num momento em que o mundo ficou estarrecido com o atentado à equipe do Charlie Hebdo, na França, que matou 12 pessoas entre elas 4 cartunistas (um deles, Wolinski, que veio a Manaus em 2007 como jurado do Amazonas Film Festival).

“Já tínhamos planejado uma exposição coletiva de trabalhos com tema livre. Devido ao atentado em Paris, alteramos o tema para ‘Tira de Humor e Liberdade’, falou Evaldo. “Nesta exposição, questionamos: o lápis pesa tanto quanto a arma?”, completou. A organização convida artistas visuais a colaborarem com a exposição coletiva, que está recolhendo as artes até o dia 13 de janeiro, na Galeria Moacyr de Andrade, no Sesc Centro (Henrique Martins, 427) das 15h às 20h.

Para completar as atividades do evento, às sextas e sábados terão mesas abertas de RPG e Boardgames, com a equipe do grupo RPG Urbano, ensinando os interessados e apresentando o mundo dos jogos desplugados. Entrevistas serão feitas com os participantes da Indie Comics e exibidas ao vivo no YouTube e os quadrinhistas e afins que quiserem se “enturmar”, podem acessar o www.facebook.com/99baloes

Fonte > portal amazonia

terça-feira, 20 de janeiro de 2015
MANAUS ARTES – 20jan a 27fev > Centros de Artes da capital disponibiliza 600 vagas para novos alunos - inscrições nos Cemaes Aníbal Beça e Nelson Neto na zona leste

Os Centros Municipais de Artes (Cemaes) Aníbal Beça e Nelson Neto  terão este ano 600 vagas para novos alunos interessados em participar dos cursos de música, dança, artes visuais e ginástica. As inscrições serão nos próprios Cmaes, em datas e horários específicos.

No Cemae Aníbal Beça serão 400 novas vagas e o período inscrição será de 20 de janeiro a 6 de fevereiro. Serão ofertados cursos de flauta doce, canto, violão, violino, violoncelo, teclado, percussão, artes visuais, produção de quadrinhos, musicalização, teatro, dança de salão e ginástica no local.

Durante o período de matrícula, basta ir até o Aníbal Beça, localizado na Rua J, bairro São José 3, zona Leste, de 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h, apresentar uma foto 3×4 e cópias do RG, do comprovantes de residência e de escolaridade. Podem se inscrever estudantes das redes municipal, estadual ou particular de educação. O interessado precisa ter no mínimo 6 anos e no máximo 25 anos de idade. Cada curso terá duração de dois anos e será realizado de segunda a sexta-feira no próprio Cemae.

“A arte é muito importante na vida de um aluno porque ajuda a desenvolver diversos fatores no processo de sua formação, como a linguagem, a expressividade, a disciplina, além de tornar o aluno mais espontâneo e capaz de mostrar seu potencial”, destacou o diretor do Cemae Aníbal Beça, Jorge Farache.

No Cemai Aníbal Beça as aulas começarão no dia 9 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no número (92) 3644-5295.

Nelson Neto

No Cemae Nelson Neto, na Rua 11, quadra 55, São José 4, as inscrições serão de 26 de janeiro a 27 de fevereiro. Serão 200 vagas para novos alunos nos cursos de balé clássico e teatro para crianças a partir de 5 anos.

O atendimento para as inscrições será de 8h às 11h e de 13h às 17h. É necessário apresentar cópia do RG ou Certidão de Nascimento, comprovante atual de escolaridade e duas fotos 3×4.

No Cmae Nelson Neto as aulas começarão no dia 2 de março. O telefone para contato é o (92) 3214-1128

Fonte > www.manaus.am.gov.br

sábado, 10 de janeiro de 2015
MANAUS CIENCIAS – 10jan a 20fev > Manauara Shopping recebe planetário e feira de ciências que acontece até 20 de fevereiro - público poderá interagir com divertidos experimentos

Durante o mês das férias, o Manauara Shopping levará o público a uma curiosa e fantástica viagem ao mundo da ciência. De 10 de janeiro a 20 de fevereiro, o centro de compras sedia dois grandes eventos científicos: a “ExperCiência” e o “Planetário”.

A “ExperCiência” reunirá diversos experimentos práticos que ajudarão no aprendizado de teorias de grandes cientistas. O público poderá interagir com divertidos experimentos que foram muito importantes para a evolução humana, como por exemplo, a Bancada Ótica, que permite a observação no comportamento da trajetória da luz e a Antena Parabólica, feita para captar sons de baixa intensidade em longa distância.

A exposição conta ainda com experimentos curiosos, como o Espelho Frente a Frente, onde senta uma pessoa de cada lado dos espelhos fazendo uma fusão dos dois rostos. Todos os experimentos contarão com um painel explicativo e monitores que acompanharão os visitantes em todas as visitas. A feira itinerante será montada no hall de entrada da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), no piso Tucumã.

A entrada ao “ExperCiência” é gratuita e para crianças a partir de três anos acompanhadas pelo responsável. Já o “Planetário” terá como cenário um planetário inflável, instalado no piso Castanheiras, em frente à Ramsons. Além de observar o céu, adultos, adolescentes e crianças a partir de três anos de idade assistirão a uma explanação didática e interativa sobre o universo: conceitos básicos de astronomia e orientação por meio das estrelas.

Ao entrar no planetário, o público será recebido por um guia para fazer a viagem simulada pelo sistema solar. Lua, Sol, Marte, Júpiter, Saturno com seus intrigantes anéis e outros planetas do sistema solar fazem parte do roteiro. A entrada para o Planetário é gratuita para crianças menores de cinco anos e custa apenas R$10 para os demais visitantes.

Para o superintendente do Manauara Shopping, Rodrigo Galo, a atividade é uma oportunidade única para os visitantes conhecerem de perto como funciona o mundo da ciência. “A expectativa é muito grande. As pessoas poderão entender na prática o funcionamento das teorias dos principais cientistas e suas experiências. O público em geral vai gostar muito”, convida.

Os dois eventos acontecem no horário de funcionamento do Manauara Shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 14h às 21h.

   Fonte > difusora24h.com