Eventos em O melhor do bairro de São José Operário, Manaus, AM

segunda-feira, 30 de maio de 2016

AMAZONAS CULTURA : 30mai a 30mai > Manaus se prepara para receber 35º Congresso Internacional de Teatro : inedito no Brasil... sj

A primeira reunião oficial sobre os preparativos para a realização 35º Congresso Internacional de Teatro, que acontece, em Manaus, no dia 30 de maio, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 1, na sede da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos – Manauscult. É a primeira vez que o Brasil vai sediar o evento, com a expectativa de reunir mais de 1.500 artistas e estudantes de artes de todo o mundo.

Foto ilustrativa da internet por omb100 c.nova manaus 

O Congresso é realizado pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI, sigla em inglês, para International Theater Institute), entidade vinculada à Unesco e a maior representação política das artes cênicas no mundo. O Diretor Geral do Instituto, Tobias Biancone, ressaltou que Manaus é uma cidade que atrai os olhares de todo o mundo e explicou os três principais motivos de ter escolhido Manaus como sede do evento internacional que acontece pela primeira vez na América.

“Existem muitas razões que nos fez escolher a Amazônia. A primeira é o povo. As pessoas aqui são muito hospitaleiras e alegres. A segunda razão é você observar a natureza e o teatro Amazonas que possuem apelo cultural muito forte no meio da Amazônia. E o terceiro motivo é a cultura amazônica, a forma como o povo se expressa, a expressão teatral e a vida. Essa é a coisa mais importante“. Explicou Biancone.

Na capital amazonense, o evento será coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura e realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. O Presidente do Conselho, escritor e diretor de teatro amazonense, Márcio Souza, explicou que o evento está previsto para acontecer durante uma semana e confirmou a vinda de representantes de países como a China, Cuba, Chipre e Suécia, com apresentações para serem realizadas, em Manaus, durante o evento.

“O objetivo do Congresso é promover a discussão das diretrizes e dos rumos do teatro no mundo e, com a Mostra Internacional de Teatro, gerar o intercâmbio cultural e artístico entre os países”, destacou Márcio Souza, completando que estudantes de regiões e países vizinhos também devem participar da programação.

O vice-presidente da Manauscult, Zezinho Cardoso, informou que a escolha de Manaus como sede para o evento reforça a vocação turística da capital. “Ninguém tem os rios, a floresta e a biodiversidade que temos e isso tem que ser explorado para o bem da nossa sociedade, do nosso povo,” finalizou.

Breve Histórico

O primeiro congresso aconteceu em Praga, em 1948, quando também foi fundado o ITI, por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O último Congresso foi realizado em Yerevam, na Armênia, em 2014. Para este ano, a Organização espera que o congresso em Manaus seja um dos melhores já realizados no mundo

Fonte > www.manaus.am.gov.br

domingo, 01 de maio de 2016

AMAZONAS CULTURA : 01mai a 30mai > 19º Festival Amazonas de Ópera iniciou no domingo 01 e segue até 30mai : veja programação completa.... sj

Evento volta a acontecer na capital do estado após dois anos. Programação envolve 20 apresentações, além de contos e recitais.

Teatro Amazonas recebe espetáculos do Festival de Ópera (G1 AM)

O 19º Festival Amazonas de Ópera (FAO) teve início no domingo (1º). O evento volta a acontecer após dois anos. Com programação prevista para acontecer no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e Centro Cultural Palácio da Justiça, o Festival Amazonas de Ópera deste tem modificações estruturais.

De acordo com a SEC, a programação envolve 20 apresentações, além de contos líricos, concertos, recitais, e, ainda, a realização de master class, workshops, vivências e palestra, com um corpo de artistas e técnicos profissionais envolvidos de mais de 400 pessoas.

A abertura oficial do festival aconteceu dia 1º de maio, às 19h, no Teatro Amazonas com “Contos Líricos”, que reúne trechos de seis óperas – Norma, A Flauta Mágica, Carmen, A Raposinha Esperta, Poranduba e Turandot - com cenários e figurinos que ajudam a contar as histórias e, ainda, a participação especial do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Durante o festival, acontece a primeira versão integral em francês, no Brasil, de “Médée”, de Luigi Cherubini, que terá a participação do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Orquestra Amazonas Filarmônica, nos dias 4, 6 e 8 de maio, no Teatro Amazonas.

Os ingressos para o XIX Festival Amazonas de Ópera, que já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.bestseat.com.br, estão com preços bem acessíveis em relação aos últimos festivais, com apresentações gratuitas e pagas, com valores que variam entre R$2,50, meia entrada, e R$50,00.

Veja a programação do 19º FAO:

01/05 - 19h - Teatro Amazonas

Contos Líricos

“Norma” - Vincenzo Bellini;

“A Flauta Mágica” - Wolfgang Amadeus Mozart;

“Carmen” - Georges Bizet;

“A Raposinha Esperta” - Leos Janacek;

“Poranduba” - Edmundo VillaniCôrtes;

“Turandot” - Giacomo Puccini

 

04/05 - 20h; 06/05 – 20h; 08/05 –11h - Teatro Amazonas

“Médée” - Luigi Cherubini

 

07/05 - 20h - Teatro da Instalação

Recital Bradesco - “Pulsar Poético”

 

08/05 - 11h e 16h - Centro Cultural Palácio da Justiça

Especial Dia das Mães - “Ópera Bem Temporada”

 

13/05 - 20h - Teatro da Instalação

Recital Cervantes e Shakespeare

 

14/05 - 20h - Teatro da Instalação

Concerto “Messa da Réquiem” - Giuseppe Verdi

 

15/05 - 16h e 19h - Teatro Amazonas

Concerto “Guia Orquestral para Jovens”: “Pedro e o Lobo

 

18/05 - 20h e 20/05 - 20h - Teatro da Instalação

Ópera Studio - “Don Giovanni” (Mozart)

 

21/05 - 19h - Centro Cultural Palácio da Justiça

Concerto Bradesco III

 

22/05 - Teatro Amazonas

Concerto Bradesco IV

 

27/05 - 20h; 29/05 - 19h; 31/05 - 20h - Teatro Amazonas

“Adriana Lecovreur” - Francisco Cilèa

 

30/05 - 20h - Teatro Amazonas

Concerto Bradesco V

 

Veja a programação acadêmica do festival:

 

Master Class de Canto | Daniella Carvalho         

Parintins | 16 de maio | Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

Manaus | 17 de maio | Centro Cultural Palácio da Justiça

 

Workshop de Figurinos | Fábio Namatame

Parintins | 17 de maio | Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

Vivências

Pianistas da UEA e Ufam

Manaus | Ensaios | Teatro Amazonas

          

Palestra “Ópera ontem, hoje e sempre!” | André Heller-Lopes

Manaus | 18h | 09 de maio | Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

Fonte > g1.globo.com/am

sábado, 16 de abril de 2016

AMAZONAS CULTURA : 16abr a 07mai > ‘Amazon Neverland’ está realizando exposição de graffiti desde sábado 16 : acontece até 07mai no centro... sj

Os amantes da cultura de rua tem a oportunidade de apreciar uma exposição de Graffiti voltada para o segmento do Hip Hop. O projeto ‘Amazon Neverland’ foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Cultura Hip Hop na categoria de Criação/Preservação, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A exposição teve início no sábado 16, das 15h às 21h, na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU), rua Joaquim Nabuco, 1.286, Centro.

A mostra propõe uma multiplicação da cultura urbana trazendo o Graffiti, que já está nas ruas, para as galerias, dando mais visibilidade a este segmento, de forma gratuita. O organizador da exposição, Simião Garcia, explica que existe uma necessidade em chamar a atenção das pessoas para que as mesmas percebam que o Graffiti não é uma poluição visual e sim uma manifestação artística.

“Queremos mostrar que o graffiti é uma ferramenta importante e que pode ser usado para tratarmos de assuntos como críticas sociais e que, de alguma forma, reflitam sobre essas questões e sobre a importância da preservação dos recursos naturais”, afirma.

Os Graffitis foram feitos pelos artistas Jarbas Marinho, o Lobão, e Adonay Garcia, produzidos nas paredes da galeria e nas telas e traz temas que vão de ‘Paisagens Amazônicas’ ao ‘Realismo’. Ao todo são quatro pessoas trabalhando em toda a exposição, que estará disponível para visitação até o dia 7 de maio.

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição de graffiti ‘Amazon Neverland’

QUANDO: De 16 de abril a 07 de maio

ONDE: Galeria de Artes do ICBEU – Av Joaquim Nabuco, n°1286, Centro

QUANTO: Gratuito

CONTATO: (92) 9154-4942 (Simião Campos Garcia) 

Fonte > www.manaus.am.gov.br

sexta-feira, 25 de março de 2016

AMAZONAS CULTURA : 25mar a 21mai > Sesc está com inscrições abertas no Portal até 15 de abril para o festival ‘Novos Talentos’ em Manaus : final será no Largo dia 21 de maio... sj

Os candidatos têm até o dia 15 de abril para efetuar inscrição, diretamente no portal do Sesc

Galeria de fotos arquivo 2013 : por omb100 c.nova manaus | CI sesc calouros 260413 anigif

O tradicional Festival de Calouros do Sesc, a partir deste ano, passa a se chamar festival ‘Novos Talentos’, e já está com inscrições abertas. Para participar os interessados devem fazer a inscrição no portal do Sesc (www.sesc-am.com.br) até o dia 15 de abril. Os inscritos passarão por audição e 24 serão selecionados para participar das duas eliminatórias do festival, que ocorrerão nos dias 7 e 14 de maio. A final será no dia 21 de maio, no largo de São Sebastião.

Devido o alto nível dos candidatos inscritos nas últimas edições do Festival de Calouros do Sesc, a competição este ano ganha nova nomenclatura, elevando o evento a uma categoria ainda mais profissional.

“Antigamente os participantes eram realmente calouros. Hoje, recebemos pessoas bem preparadas, que já estudam música, que cantam em igrejas ou corais, dessa forma vimos a necessidade de repaginar o concurso”, explica o Técnico de Música do Sesc, Genivaldo Almeida.

Premiação 2016

Em relação à premiação, os três mais pontuados (1º, 2º e 3º lugares) farão apresentações musicais em projetos do SESC/AM, recebendo cachê no valor de R$ 1.000 com uma apresentação cada. O 1º lugar além da apresentação com o cachê pago fará parte da IV Mostra de Música Canção da Mata 2016. Dos 24 candidatos que participarão das audições, 10 serão escolhidos pelo corpo de jurados do festival para seguir para a final.

Para se inscrever, o candidato deve estar com a carteira do Sesc atualizada e deve apresentar canções de música popular brasileira e/ou regional. A participação é individual, não podendo se inscrever duplas, grupos ou bandas, assim como backing vocal. O participante deve ter mais de 16 anos e não pode já ter atuado no meio musical ou ter participado de algum evento do qual foi divulgado seu nome.

Talentos

A cantora Débora Rodrigues, 21, foi a vencedora do então Festival de Calouros, em 2015, interpretando a música “Zé do Caroço”, de Leci Brandão, na versão do Seu Jorge, em voz e violão. O segundo lugar ficou com Victor Martuchelli, seguido de Carolina Oliveira, em terceiro lugar.

O festival

O Festival de Calouros do SESC Amazonas foi criado em 1980 e tem como principal objetivo a descoberta de novos intérpretes e revelação de novos talentos na área musical do Estado. No início, o projeto atendia somente os comerciários que frequentavam o Sesc no horário do almoço. Com o passar dos anos, o festival acabou se firmando entre os de maior destaque cultural no Amazonas.

Este ano, a mudança da nomenclatura para festival “Novos Talentos” marca uma data importante na história da competição, que além de incentivar a música no Amazonas, reconhece o nível de preparação dos candidatos e acredita no potencial do cantor amazonense.

Dentre os talentos revelados em 35 anos de festival estão: Arlindo Junior, Serginho Queiroz, Liz Araújo, Salomão Rossy, Nely Miranda, Cris Silva, Eduardo Branco, Henrique Cardoso.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (92) 3649-3750.

Fonte > emtempo.com.br