História - O melhor do bairro de Coqueiro, Manhuaçu, MG

  PARA VOCÊ RELEMBRAR!!!

 

     MANHUAÇU EM 1960...


 

 

UM POUQUINHO DE NOSSA HISTÓRIA...

 

 

 

 


           manhuaçu, o maior pólo industrial da região, começou sua história por volta do século XIX, quando Domingos Fernandes Lana juntamente com os índios Tupi, então habitantes da região, estabeleceu o comércio da ipecacuanha, uma erva medicinal. Logo após, o guarda-mor Luiz Nunes de Carvalho e o alferes José Rodrigues de Siqueira Bueno, vindos de Ponte Nova e Abre Campo, criaram as primeiras propriedades agrícolas da região. Entre 1860 e 1874, imigrantes suíços, alemães e franceses começaram a chegar dando continuidade ao desenvolvimento. Hoje, é uma grande potência industrial, principalmente na cultura cafeeira. Com 628 km² de extensão territorial e aproximadamente 75 mil habitantes, Manhuaçu se destaca com suas reservas naturais de imensa beleza, repletas de cachoeiras, montanhas e matas atraindo visitantes de todo território nacional. Na cachoeira Sette, com queda livre em torno de 20 metros, foi construído um balneário com piscina artificial, bicas, passarela, ponte pênsil, bar, playground e churrasqueiras. O turismo ecológico e histórico de Manhuaçu vem se destacando a cada ano.
           Novos empreendimentos na área trazem de todo o mundo turistas amantes das arquiteturas de vários estilos e de belezas naturais. O artesanato local, com obras de grande estilo, está exposto na Casa do Artesão, famosa por seu acervo que reúne o trabalho de aproximadamente 80 profissionais. Confecções em madeiras recicláveis, palha, linhas e tecidos, bordados e crochê, marcas, cestarias, cristais, quadros, bolsas e instrumentos musicais rústicos, como atabaque e berimbau.
A apicultura tem papel fundamental no desenvolvimento do agro turismo. A Associação de Apicultores, entidade que reúne cerca de 90 produtores, cultiva mais de 2,5 mil colméias produzindo anualmente 80 toneladas de mel. Cidade de muita fé, com grandes episódios religiosos, possui duas matrizes: a de São Lourenço e a do Bom Pastor, localizado na Baixada. 89% da população é de religião cristã,sendo 61% católicos e 28% protestante. Os outros 11% se dividem em espíritas e outras crenças ou seitas, que cada ano que passa vêm crescendo consideravelmente. A cidade possui festas religiosas de grande destaque, como a tradicional procissão de Corpus Christi e a Festa de São Lourenço, onde se comemora o padroeiro da cidade. Os visitantes de Manhuaçu se encantam com toda sua estrutura turística e principalmente com a arte da culinária local.

 

 

 

Geografia
O município localiza-se na porção norte da Mesorregião da Zona da Mata mineira. A sede dista por rodovia 290 km da capital Belo Horizonte.
Relevo, clima, hidrografia
A altitude da sede é de 635 m, possuindo como ponto culminante a altitude de 1730 m. O clima é do tipo tropical com chuvas durante o verão e temperatura média anual em torno de 21°C, com variações entre 15°C (média das mínimas) e 27°C (média das máximas). (ALMG)
O município está inserido na bacia do rio Doce, sendo banhado pelo rio Manhuaçu.