Categorias

Notícias em O melhor do bairro de Centro, Mogi das Cruzes, SP

quarta-feira, 17 de abril de 2013
Bairros terão mudança na coleta de lixo a partir desta segunda-feira

Bairros terão mudança na coleta de lixo a partir desta segunda-feira

 

Secretário Nilmar lembrou que os dias de coleta permanecerão os mesmos e que mudança no horário deverá agilizar o trabalho e evitará prejuízos ao trânsito de veículos

 
A partir desta segunda-feira (22/04), 15 regiões de Mogi das Cruzes terão alteração no trabalho de coleta de lixo úmido. A medida abrangerá 87 bairros, que ficam localizados em regiões próximas ao centro ou de grande movimento de pessoas e veículos. A coleta deixará de ser feita no período diurno e passará para a noite, com o serviço sendo realizado a partir das 19 horas.

Clique aqui e veja lista de bairros que terão alteração

“Temos um volume grande de coleta que é realizada no período diurno. E temos locais, próximos ao Centro em que existem problemas com o trânsito de veículos. Assim, estudos foram feitos para que tenhamos uma movimentação menor de caminhões de lixo durante o dia, o que também agiliza o trabalho”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.

O secretário lembrou que os dias de coleta nos bairros que passarão pela mudança permanecerão os mesmos – a única alteração será no horário. Cada bairro é atendido três vezes por semana com a retirada dos resíduos.

Os moradores receberão, a partir desta quinta-feira panfletos informativos sobre o tema. A orientação é que a população das áreas em que a coleta passará a ser feita à noite deixe o lixo para retirada, no máximo, uma hora antes da passagem do caminhão.

“Geralmente, as pessoas sabem o horário em que o caminhão costuma passar pela sua casa. Assim, fazemos esta orientação para facilitar o trabalho de coleta e evitar que os sacos sejam rasgados por animais, por exemplo”, explicou Nilmar.

A partir desta quinta-feira, os moradores dos bairros que terão mudança na coleta receberão em suas casas panfletos com as informações sobre os novos horários. Diariamente, em toda a cidade, são coletadas cerca de 300 toneladas de lixo, que são encaminhadas para aterro sanitário.

A coleta do lixo seco, que atende os bairros uma vez por semana, não terá alterações. 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4798-5006 ou 0800 19 5755. (LM)

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi Das Cruzes / Coordenadoria de Comunicação

 

quarta-feira, 17 de abril de 2013
Guarda Municipal de Mogi das Cruzes é destaque em conferência sobre segurança

Guarda Municipal de Mogi das Cruzes é destaque em conferência sobre segurança

Trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, como as Rondas Táticas, foi apresentado pelo secretário Eli Nepomuceno a prefeitos e responsáveis pela segurança em municípios

O trabalho da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes ganhou destaque no 3º Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Segurança – ISC Brasil, realizado nesta quarta-feira (17/04), em São Paulo. O evento reuniu cerca de 100 participantes de diversas regiões do país.

O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, apresentou o trabalho desenvolvido pela cidade durante o debate “Poder de Polícia da Guarda Municipal”. O ISC Brasil é considerada a mais importante feira e conferência sobre segurança do país. 

“O que chamou a atenção dos organizadores do evento foi o fato de a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes ter bons resultados atuando sem a utilização de armamento. Assim, tivemos a oportunidade de apresentar a experiência do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade”, afirmou Nepomuceno.

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes conta com 200 integrantes, sendo 186 homens e 14 mulheres. Entre as atribuições da corporação estão a proteção do patrimônio público municipal, cuida do mobiliário urbano, videomonitoramento, central de emergências e presta serviços a outras secretarias na área de segurança.

No último mês, a Prefeitura deu início ao serviço de Rondas Táticas, criado para ampliar a atuação preventiva em locais de grande movimento de pessoas e dar apoio em ocorrências e eventos. O trabalho conta com duas equipes, que percorrem pontos definidos por um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Segurança.

Entre os locais que recebem diariamente a visita das equipes da Ronda Tática estão os parques Centenário, Leon Feffer e Botyra Camorim Gatti, os Terminais Central e Estudantes, escolas, centros esportivos, os Largos do Carmo, Bom Jesus, das Feiras de Braz Cubas e Jundiapeba, além de praças, como a Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, Assumpção Ramires Eroles, Deputado Paulo Kobayashi, conhecida como “Praça do Oito”. (LM)

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi Das Cruzes / Coordenadoria de Comunicação

 

terça-feira, 16 de abril de 2013
Atendimento no Pró-Criança aumenta 33,64% num único dia

Atendimento no Pró-Criança aumenta 33,64% num único dia

 

Especializado no atendimento de urgência e emergência em pediatria, o Pró-Criança registrou um aumento de 33% em apenas um dia de atendimento

 
Um aumento de 33,64%. Este é o índice registrado a mais no número de consultas realizadas pelo Pró-Criança num único dia. A unidade, que já vinha mantendo uma média de 330 consultas por dia realizou, somente na última segunda-feira, 441 atendimentos. Para atender a esta demanda, a Prefeitura de Mogi das Cruzes colocou à disposição dos pais cinco consultórios com pediatras. “Estamos monitorando caso a caso, mas hoje o Pró-Criança se tornou a única unidade especializada em atender 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Por isso, estamos recebendo pacientes de convênios e até de outros municípios”, exemplifica o secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis. 

Só para se ter uma ideia, na primeira quinzena de abril foram registrados 5.024 atendimentos no Pró-Criança, o que dá uma média de 335 crianças por dia. Somado às consultas de urgência e emergência em pediatria nos três Pronto Atendimentos 24 horas – Vila Suíssa, Jardim Universo e Jundiapeba – já foram 8.715 atendimentos registrados em apenas duas semanas. 

“O número é superior ao atendimento registrado durante todo o mês de janeiro no Pró-Criança e nas três unidades 24 horas, quando foram realizadas 8.644 consultas de urgência e emergência em pediatria. De fevereiro para março, registramos um aumento de 68% e, se continuarmos com a média atual de atendimento, o crescimento será de 100%”, informa o secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis. 

Segundo ele, várias medidas têm sido tomadas para melhorar e dinamizar o atendimento no Pró-Criança, como a ampliação do número de pediatras, ampliação dos assentos para a espera e do número de enfermeiras especializadas na classificação de risco, nos horários de maior movimento. “A classificação de risco é um serviço de extrema importância porque garante o cumprimento da meta de 20 minutos para a triagem dos pacientes. Com a triagem, os casos de maior urgência e risco são sempre priorizados”, explica. Os demais pacientes também têm garantia de atendimento, embora com prazos distintos e que variam de acordo com o grau de gravidade da doença.

Outra novidade que tem garantido uma boa agilidade é o serviço de “Posso Ajudar”. “Este funcionário atua principalmente na recepção, orientando os pais e responsáveis, encaminhando para a triagem de classificação de risco e agendando consultas de retorno na unidade de saúde mais próxima da casa do paciente”, explica a enfermeira responsável pelo Pró-Criança, Rebecca Barufi. O serviço “Posso Ajudar” funciona das 7 às 21 horas, período de maior novimento na unidade.

Todas as medidas garantem maior agilidade, mas é importante ressaltar que a unidade é voltada para atendimentos emergenciais e não para consultas de rotina. Para as consultas de rotina, a indicação é sempre procurar a unidade de saúde próxima de casa, já que todas as crianças precisam de um acompanhamento pediátrico para avaliação do crescimento, peso, verificação da caderneta de vacinas, entre outros serviços. “Infelizmente, muitas mães acham que o Pró-Criança é um grande ambulatório de pediatria e não um serviço de urgência e emergência. Ainda é muito comum pais e responsáveis nos procurarem para exames de rotina que devem ser feitos nos Postos de Saúde”, explica a pediatra Roberta Cardoso Pereira de Paula. 

As consultas de pediatria oferecem os menores prazos de espera: em média seis dias. Dependendo da unidade escolhida, é possível conseguir atendimento de um dia para o outro. “Nesta terça-feira (16/4), quem ligou para a Central de Agendamento do SIS encontrou vagas de pediatria para amanhã (17) em nove unidades diferentes de saúde: Jardim Camila, Jardim Ivete, Jardim Maricá, Jardim Universo, Mineração, Santa Tereza, Vila Jundiaí, Vila Moraes e Vila Natal”, informou Marcelo Cusatis, lembrando que a marcação de consultas deve ser feita pelo telefone 0800-770-5585 e também pelos 10 tótens instalados em pontos estratégicos da cidade e pelo site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, no link abaixo: 
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/saude/sis.php 
Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi Das Cruzes / Coordenadoria de Comunicação

 

terça-feira, 16 de abril de 2013
Fundo Social divulga Campanha Livro Amigo e Campanha do Agasalho

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, acompanhada do secretário adjunto de Assistência Social, Edson dos Santos, e de voluntárias do Fundo Social, concedeu entrevista coletiva sobre duas importantes campanhas que serão lançadas nos próximos dias: Campanha Livro Amigo e Campanha do Agasalho. Nas duas iniciativas, o órgão pretende envolver a comunidade mogiana nas arrecadações. 

O lançamento da Campanha Livro Amigo será realizada nesta quinta-feira (18/4), às 16 horas, no salão do gabinete da Prefeitura de Mogi das Cruzes. “Esta é uma iniciativa simples, com a qual pretendemos incentivar a leitura em diversos espaços públicos da cidade”, adiantou Mara. Por meio de carrinhos adaptados, o Fundo Social disponibilizará livros em locais de grande concentração de público ou onde há espera por atendimento, como a Única – Unidade Clínica Ambulatorial, e, Jundiapeba, e a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, no bairro do Rodeio. 

Já a Campanha do Agasalho 2013 será lançado no próximo dia 25 de abril, às 16 horas, também no salão do Gabinete. O evento marcará o início de mais um desafio, que vem sendo superado a cada ano: arrecadar o maior número possível de peças, para garantir que nenhuma mogiano em situação de vulnerabilidade passe frio durante o inverno. “Eu não gosto de falar em números, mas sempre trabalhos com a expectativa de ampliarmos a arrecadação, principalmente porque é sempre crescente o número de entidades que solicitam atendimento”, disse a presidente do Fundo Social. Segundo ela, até o momento, já são 311 instituições cadastradas para receber roupas e agasalhos. 

Entre os dias 25 de abril e 26 de julho, as pessoas poderão encontrar postos de coleta espalhados pela cidade, entre escolas municipais, estaduais e particulares, a própria sede da Prefeitura, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, terminais de ônibus, entre outros locais. A campanha atenderá diretamente as associações e entidades sociais cadastradas e que são as receptoras imediatas das peças arrecadadas. Cabe a elas, num segundo momento, destinar as doações às famílias que mais precisam. “É importante lembrar que a distribuição é feita paralelamente à arrecadação, de acordo com a chegada dos materiais”, acrescenta Mara Bertaiolli. A distribuição das peças feita durante a campanha é uma medida que visa atender as pessoas durante os meses de outono e inverno, quando a temperatura é menor. 

Mais informações sobre a campanha e os postos de arrecadação podem ser obtidas no telefone 4798-5143.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi Das Cruzes / Coordenadoria de Comunicação

terça-feira, 16 de abril de 2013
Mutirão de serviços atende a região central até o próximo domingo

Mutirão de serviços atende a região central até o próximo domingo

 

Balanço dos serviços foi divulgado nesta terça-feira. Somente no trabalho de manutenção viária, 123 buracos foram tapados pela Secretaria de Serviços Urbanos e pelo Semae

 
O Centro Expandido de Mogi das Cruzes receberá até domingo (21/04) os trabalhos do Mutirão de Serviços, que está sendo desenvolvido desde o último sábado (13/04), com a participação de funcionários de sete secretarias municipal e do Semae. Nesta terça-feira (16/04), os secretários municipais de Segurança, Eli Nepomuceno, de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, e o diretor geral do Semae, Marcus Mello, apresentaram um balanço das intervenções já realizadas.

“Estamos realizando um trabalho conjunto de várias secretarias para atender na região do Centro Expandido da cidade. Foi feito um planejamento detalhado das intervenções a serem realizadas e agora as secretarias e o Semae estão realizando as intervenções”, explicou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.

Nos primeiros dias do mutirão, 123 buracos foram tapados, entre o trabalho realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Semae, com a utilização de 44 toneladas de asfalto. 

A SMSU realizou a limpeza de 12 bocas de lobo – de onde foram retirados 3 metros cúbicos de materiais –, poda de árvores, higienização de 320 lixeiras, pintura de espaços como a passagem subterrânea Engenheiro Oswaldo Crespo de Abreu e da praça Benedicto de Almeida, com a utilização de 270 litros de tinta. No setor de manutenção elétrica, foram substituídas, 30 lâmpadas e 80 globos.

“São serviços que fazem diferença no dia a dia das pessoas. A importância deste mutirão é que é não ficam pendentes serviços que dependem do apoio de outras secretarias, melhorando assim o atendimento à população”, disse o secretário Nilmar.

Já o Semae já realizou a manutenção em 2.400 metros de redes de esgoto, com a retirada de 40 metros cúbicos de detritos que estavam acumulados. Receberam o serviço as ruas Professor Flaviano de Melo, Capitão Manoel Caetano, Coronel Souza Franco, Doutor Correa e Doutor Deodato Wertheimer, além das avenidas Governador Adhemar de Barros e Fernando Costa.

“É um trabalho de prevenção para evitar que estes materiais obstruam a rede, causando problemas para a população, como vazamentos”, observou o diretor geral do Semae, Marcus Mello.

Além das iniciativas preventivas, a autarquia também realizou o conserto de 15 vazamentos de água, a troca de um registro e o atendimento a reclamação referentes a baixa pressão nas torneiras.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Segurança realizou 262 notificações referentes a reparos de calçadas, 73 para adequações à Lei Mogi Mais Viva e 38 orientações para empreendedores de rua cadastrados. Já a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo fiscalizou 14 obras, não encontrando irregularidades. O Departamento de Vigilância Sanitária fiscalizou 24 comércios, realizando três notificações e a interdição de um estabelecimento.

Equipes da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente visitaram 43 praças adotadas por particulares, que se responsabilizam pela manutenção do espaço. Destas, oito não estavam em condições satisfatórias e as empresas estão sendo notificadas para providenciar a manutenção.

Por fim, funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram 73 abordagens a pessoas em situação de rua. Deste total, 41 pessoas eram provenientes de outras cidades. Já 17 pessoas foram atendidas com acolhimento.

Ao todo, 263 funcionários municipais e 50 veículos fazem parte dos trabalhos do Mutirão de Serviços. A área atendida pelo mutirão de serviços compreende a região do Centro Histórico de Mogi das Cruzes, do Centro Cívico e trechos de bairros como Vila Rubens, São João, Parque Monte Líbano, Alto do Ipiranga. (LM)

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi Das Cruzes / Coordenadoria de Comunicação

 

< Anterior | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | Próximo >