História - O melhor do bairro de Centro, Nova Odessa, SP

Nova Odessa foi fundada em 24 de maio de 1905 por Carlos José de Arruda Botelho, então Secretário de Agricultura do estado de São Paulo, através do decreto nº 1286, que institui o Núcleo Colonial Nova Odessa, nas terras recém adquiridas da Fazenda Pombal.

Seu nome é devido a visita que o fundador fez à cidade de Odessa, na Ucrânia, de onde trouxe o estilo de suas ruas.

Os primeiros colonos eram imigrantes judeus russos, mas não se adaptando abandonaram o empreendimento. Mais tarde foram contactados colonos de origem da Letônia que estavam em Santa Catarina que deram origem definitiva ao município

HISTÓRIA DE NOVA ODESSA

No início do século, após a libertação dos escravos, o Brasil ficou carente de mão-de-obra escrava e as fazendas ficaram sem condições de mão-de-obra. O estado de São Paulo já naquela época, era um dos maiores produtores agrícolas do país e tinha um grande desenvolvimento na malha ferroviária. O então secretário da agricultura do Estado, Dr. Carlos Botelho, como alternativa, foi em busca de mão-de-obra na Europa e tinha como objetivo trazer os mais diversificados povos da Europa, como os italianos, espanhóis, poloneses e russos, pois entendia que cada povo tinha uma especialidade agrícola. Carlos Botelho realizou várias viagens em busca de novas técnicas agrícolas e em uma de suas viagens, chegou a cidade de Nova Odessa, na Ucrânia, onde se encantou com a cidade. De volta ao Brasil, Carlos Botelho apresentou apresentou um projeto ao então governador Jorge Tibiriçá, para a colonização do interior de São Paulo e por um decreto desapropriou a fazenda pombal, pois o lugar tinha a mesma topografia da cidade russa de Odessa e logo após a desapropriação abriu as ruas e deu o nome para a cidade, que nascia de Nova Odessa. Imediatamente trouxe um grupo de imigrantes russos para a colonização do núcleo que chegaram em 02 de agosto de 1905 e assim teve início a cidade de Nova Odessa.

O núcleo colonial era formado de 112 lotes urbanos e 176 lotes rurais e foram distribuídos para os imigrantes russos, mas logo nos primeiros anos, os russos não se acostumando com o clima, pois de onde vieram, a temperatura é muito baixa, retornaram para seu país de origem. Carlos Botelho não perdeu o intusiasmo e tinha contato com os imigrantes letos, que já estavam erradicados em Santa Catarina, que estavam desde 1891 no sul don Brasil e então o secretário enviou em 1905, Jamis Gutmann, um leto luterano que exercia funções de agente de imigração, junto a secretaria de agricultura. Na épóca, o Brasil mantinha um escritório de imigração em Antuérpia, na Bélgica com sucursal em Londres, Jamis Gutmann entrou em contato com letos interessados em imigrar para o Brasil. Após vários entendimentos, a secretaria da agricultura de São Paulo enviou cinco passagens gratuita para que os letos conhecessem Nova Odessa. Essa comissão era formada por Ernesto Araium, Ricardo J. Inke, Roberto Peterlevitz, Cristiano Leekning e João Liepin, era este o grupo que estava radicado na cidade den Jacuacu em Santa Catarina, chegaran em Nova odessa, e em fevereiro de 1906 e em junho do mesmo ano, foi consolidada a conolização leta em Nova Odessa, vindo de Santa Catarina e da Europa. Assim nasceu a nossa cidade.

O desenvolvimento da cidade.

Nova Odessa,como era uma cidade planejada, o seu desenvolvimento foi lento, mas organizado. Só em 1935 passou a ser distrito e sua emancipação aconteceu em 1960, mas mesmo assim o seu crescimento foi organizado.
Depois da chegada dos letos, vieram novos imigrantes em busca de dias melhores e foram chegando as famílias Gazzetta, Bassora, Azenha, Valente, Marmile, Lopes Iglesias, Delegá, Giorgeto, Piconi, Oliveira e muitas outras famílias que deram um grande impulso à cidade.

(fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Odessa, http://www.novaodessa.sp.gov.br/ e http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/19bpmi/Historico/NOd02.htm)