História - O melhor do bairro de Parque São Lucas, São Paulo, SP

História

O Parque São Lucas não teve um grande povoamento até meados do século XX, se comparados com distritos próximos como São Caetano do Sul e Vila Prudente, pois suas terras brejentas não eram muito propícias para a agricultura. A partir dos anos 40, com a intensa migração para São Paulo, a região de São Lucas passou a ser um bairro dormitório recebendo uma população oriunda principalmente de Minas Gerias e do interior do estado que iam para a capital para trabalhar nas fábricas da região do Rio Tamanduateí (Mooca, Vila Prudente, Ipiranga e ABC Paulista).

Antes disso, as terras pouco exploradas do São Lucas pertencias as irmãos Antônio, Luís e Domingo de Luccas. São Lucas, o santo padroeiro de sua família, veio a dar nome a essas terras.

O alemão Francisco Fett chegou ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial e, com o capital que havia reservado, comprou terras na região do Parque São Lucas. Começou assim o loteamento das terras.

O italiano Padre Aldo Giuseppe Maschi (1920-1999) chegou ao Parque São Lucas por acaso, já que fora enviado em missão para outra região de São Paulo, mas se encantou com a população local e decidiu ficar no bairro, onde existia uma pequena capela (Capela de Santo Antônio). O Pe. Aldo construiu aí, no lugar dessa capela uma grande paróquia (Paróquia São Filipe Neri) em homenagem a São Filipe Neri, fundador da Congregação do Oratório. Fundou, então, junto à paróquia, o Oratório de São Filipe Neri do Parque São Lucas. Foi esse oratório que nomeou a Estrada do Oratório (atual Avenida do Oratório, que continua indiretamente no município de Santo André), importante estrada que cortava a vila.

Foi construído em 1997 um pequeno Sambódromo onde desfilam blocos do bairro e se apresentam os carros alegóricos da agremiação do bairro, a Escola de Samba Unidos de São Lucas.