Tenha seu próprio negócio na internet em parceria com a empresa líder em diretórios regionais no Brasil.
Torne-se um franqueado do Portal O Melhor do bairro e obtenha ótimos ganhos gerenciando este website.

História - O melhor do bairro de Pinheiros, São Paulo, SP

HISTÓRIA DE PINHEIROS

Pinheiros é um distrito da zona oeste de São Paulo. Tido por alguns historiadores como o mais antigo dos distritos paulistanos, como o autor do livro "As Estórias e Histórias de São Paulo", serviu por muito tempo como passagem dos tropeiros para o sul do Brasil. Pinheiros é um dos mais sofisticados distritos da cidade, tem intensa vida cultural e gastronômica. Entre as etnias estrangeiras predominantes no distrito destacam-se os alemães, chineses, portugueses, franceses, coreanos e bolivianos..

A região de Pinheiros é considerada pela grande maioria dos historiadores como o primeiro bairro de São Paulo, tanto por suas origens indígenas quanto portuguesas. Após a chegada dos jesuítas ao planalto que originaria a cidade de São Paulo, um grupo indígena se instalou às margens do rio Grande, que posteriormente ficaria conhecido como rio Pinheiros (justamente devido ao nome da região). Parte de sua taba ficava no atual Largo da Batata, um local protegido das habituais inundações das margens do rio. Essa região habitada pelos indígenas tornou-se uma vila conhecida como Farrapos, e para a catequese dos índios foi erguida uma igreja com o nome de Nossa Senhora da Conceição.

A área de Pinheiros naquela época correspondia ao território que se estende desde o Butantã até parte do Pacaembu. Pertencia a uma sesmaria doada por Martim Afonso de Sousa a Pedro Góes em 1532 e que, a partir de 1584 passou a pertencer a Fernão Dias Paes. Este último foi um dos responsáveis pela expulsão provisória dos jesuítas do local, pois como bandeirante não concordava com a postura jesuíta contra a escravização dos índios.

O progresso se estabeleceu na região apenas na época do ciclo do café no Brasil, principalmente em São Paulo, e foi constituído com o dinheiro proveniente das exportações do produto. Ao final do século XIX a região recebeu um bom número de imigrantes italianos e, posteriormente, já no século XX, de japoneses. O bairro começou a se firmar como uma região de classe média, com grande presença de comércio e indústrias.

Área 8,00 km²
População 58.623 hab. (2000)
Densidade 7.327,88 hab./km²
Renda média R$ 4.181,95
IDH 0,960 - elevado
Subprefeitura Pinheiros
Região Administrativa Oeste
Área Geográfica Centro Expandido.