História - O melhor do bairro de Centro, Presidente Prudente, SP

 

 

 

 PRESIDENTE PRUDENTE - SP

BREVE  HISTÓRIA

O município de Presidente Prudente foi fundado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. Depois de locada a estação foi marcada uma divisa com separação entre a fazenda e a cidade. Este traçado (hoje a Avenida Washington Luiz) ficou como base do arruamento futuro da nova Vila. Depois disto o Coronel Goulart deu ordem a seus homens para que, no dia seguinte iniciasse a derrubada da mata e fizesse uma roça de milho.

Enquanto o Coronel Goulart colonizava a área localizada à esquerda da Estrada de Ferro, no sentido de quem vem de São Paulo, o Coronel José Soares Marcondes cuidava da colonização da área à direita desta estrada. Estes dois homens foram os responsáveis pelo desenvolvimento da região e pelo crescimento do que é atualmente Presidente Prudente.

 

GEOGRAFIA


Localização


Localizada a Sudoeste do Estado de São Paulo Sede Regional da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo.

O município de Presidente Prudente está localizado a 570 km a oeste da cidade de São Paulo na Região Administrativa de Presidente Prudente, constituindo-se na sede da Mesorregião de Presidente Prudente formada por 54 municípios e três microregiões: Adamantina, Dracena e Presidente Prudente.

Faz divisa ao norte com Adamantina, Flora Rica e Mariápolis; a leste, com Caiabu, Regente Feijó e Indiana; ao sul, com Anhumas e Pirapozinho e a oeste, com Álvares Machado e Santo Expedito.

RELEVO


A cidade de Presidente Prudente localiza-se em média a 475 metros acima do nível do mar. Seu "mares de morros" na bacia do Rio Paraná, que se estende por toda a região.

 HIDROGRAFIA


O rio do Peixe e o rio Santo Anastácio são os principais rios do município; ambos deságuam no rio Paraná.

CLIMA


Temperatura média de 23,1°C massas de ar Tropicais e Polares (chuvas em todas as estações do ano) e apresenta uma estação de inverno fria e seca, e um verão quente e chuvoso. A precipitação média anual é de 1.244 mm.

A cidade é muito conhecida como por suas altas temperaturas, que em algumas ocasiões ultrapassam a sensação térmica de 40°C nos meses de outubro até fevereiro. No entanto, existem raros períodos pelos quais o frio predomina, como já foi registrado no dia 18 de julho de 1975 (dia em que houve a Geada Negra) a temperatura negativa de –1.8°C e no dia 17 de julho de 2000, quando os termômetros marcaram 0°C.


EDUCAÇÃO


O município conta com mais de 130 estabelecimentos de ensino, e destaca-se pelas universidades como a Unesp, Uniesp e Unoeste, e pelas instituições Toledo, Sesi, Senai e Fatec, que juntas concentram mais de 80 mil alunos, distribuídos em mais de 110 cursos diferentes de graduação e pós-graduação.

 

           A cidade conta com 3 universidades, 2 faculdades e 7 faculdades de educação a distância.