História - O melhor do bairro de Afogados, Recife, PE

 

Centro de Abastecimento de Afogados

O Centro de abastecimento de Afogados é um complexo formado por quatro unidades com finalidades distintas: o mercado maior vende carne fresca e de sol, aves, queijos e laticínios, cereais, vasilhames, calçados, roupas e dispõe de 95 bares na área externa; o mercado de peixes, no Anexo I vende cerca de uma tonelada de peixes e crustáceos por semana; o Pátio da Feira comercializa frutas, verduras e legumes e outros alimentos; e o Centro de Serviços, que reúne, baseicamente, bares e lanchonetes populares. São 508 boxes só no mercado principal.

No terreno onde foi construído o Centro de Abastecimento funcionava um pátio de feira para comércio atacadista de frutas. A inauguração deu-se em 6 de dezembro de 1983. Joaquim Francisco era o prefeito. Em 10 de janeiro de 1994, inaugurou-se o Anexo I. Abrigou os locatários do velho Mercado de Afogados, demolido para a construção do Pátio da Feira, que seria inaugurado em 31 de março daquele mesmo ano pelo então prefeito Jarbas Vasconcelos. Em junho de 2001, a gestão João Paulo inicia ampla reforma em todo o complexo comercial, a primeira desde a sua inauguração.

O Anexo I foi construído em terreno da prefeitura, onde funcionava a empresa Compare, empresa que originou a CSURB - Companhia de Serviços Urbanos do Recife. O local ocupa a parte posterior do Centro de Abastecimentos. Possui 1.451,99 metros quadrados de área e 58 compartimentos.

Para construir o Pátio da Feira, a prefeitura desapropriou as áreas laterais e ao fundo para que pudesse comportar todos os feirantes que ali exerciam suas atividades. O pátio tem uma área total de 4.294,18 metros quadrados. É totalmente cercado por gradil metálico e custou R$ 280 mil. É dotado de sanitários, iluminação com lâmpadas a vapor de sódio e local para lavagem de frutas e verduras.

O velho Mercado de Afogados funcionava desde 04 de novembro de 1934. Fora construído na gestão Pereira Borges, a um custo de $ 157.999,500 (cento e cinquenta e sete milhões, novecentos e noventa e nove mil e quinhentos contos de réis). O investimento inclui desapropriação do terreno e obras, incluindo o aterramento de parte do local, imperativo devido à proximidade da maré. A área construída total era de 544 metros quadrados.

Pesquisas de 1981, da então Secretaria Municipal de Abastecimento, revelam que no local onde fora construído o mercado funcionava um viveiro de peixes. Atrás do viveiro, havia um corredor de casas, ligadas por pontes. O Centro de Abastecimento, o Anexo I e o Pátio da Feira de Afogados ficam na Estrada dos Remédios, s/n , no Bairro de Afogados.