História - O melhor do bairro de Espinheiro, Recife, PE

 

Surgido de uma área de sítios denominada “Matinho” e urbanizada no século XX, quando a classe média alta se interessou e ocupou o local, o nome desse bairro já foi nome de sítio e de um beco, hoje transformado na Rua do Espinheiro.

Bairro de ruas importantes, como a Rua 48 – em homenagem à Revolução Praieira –, a Rua da Hora e a Santo Elias, além da que lhe emprestou o nome, o Espinheiro é considerado um dos lugares da cidade com a melhor qualidade de vida.

O seu histórico, outrora predominantemente residencial, vem passando nas últimas décadas por uma crescente transformação com a construção intensa de centros comerciais, edifícios empresariais e de apartamentos. Por trás de ruas lindamente arborizadas e bares de tradicionais happy hours, o bairro apresenta números de desenvolvimento surpreendentes: localizado uma área de 72 hectares e sub-dividido em 32 ruas, tem uma população estimada de 8.900 habitantes, 1.136 estabelecimentos empresariais/ comerciais, IDH situado em 0,970 (sendo um dos mais altos da Capital Pernambucana) e taxa de Alfabetização de 96,23% .
(Fontes: site Prefeitura do Recife e Censo 2000).