História - O melhor do bairro de Riachuelo, Rio de Janeiro, RJ

O MELHOR DO BAIRRO

RIACHUELO - RIO DE JANEIRO

HISTÓRIA

Faz parte do chamado Grande Méier. Suas principais vias (Ruas Ana Néri, 24 de Maio e Avenida Marechal Rondon) formam um importante eixo viário de ligação entre o subúrbio e o Centro da Cidade. Cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil faz limite com os bairros do Jacaré, Sampaio, Rocha, e Vila Isabel. É separado deste último pela Serra do Engenho Novo, onde está localizado o Túnel Noel Rosa.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,905, o 23º melhor da cidade do Rio de Janeiro.

Surgiu nas terras da antiga fazenda do Engenho Novo, desmembrada em chácaras e, depois, ocupadas por loteamentos.

A Estação Ferroviária, de 1869, se chamava Riachuelo do Rio e hoje é conhecida apenas como Estação Riachuelo.
 
No início do século XX, no Clube Riachuelense, ocorriam bons espetáculos teatrais, realizados por Eduardo Magalhães.
 
Na Rua Marechal Bittencourt, localiza-se o Riachuelo Tênis Clube, campeão carioca de basquetebol masculino em 1937, 1940 e 1941.
 
No bairro localiza-se o gigantesco edifício do SENAI, o maior centro profissionalizante da América Latina, oferecendo diversos cursos voltados para o setor da indústria, além de lojas de diversos segmentos, mas com grande intensidade no setor automotivo. Um bom exemplo destes serviços é a Total Force que presta serviços de mecânica automotiva na região.
 
É sede ainda da Faculdade CCAA, localizada ao lado do parque gráfico do Grupo CCAA, que hoje tenta firmar seu espaço no cenário do ensino superior com as graduações em Administração, Comunicação Social e Letras, além de cursos de extensão, destinados a melhorar a qualificação dos alunos para o mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento dinâmico de novas habilidades.