Categorias

Notícias em O melhor do bairro de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP

segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Bosque/Zoo Fábio Barreto abriga árvores tricentenárias

Bosque/Zoo Fábio Barreto abriga árvores tricentenárias

Dois exemplares de peroba rosa, espécies em extinção, são umas das mais antigas árvores de Ribeirão Preto

Fotos: Carlos Natal

O anel do tronco da árvore é ajustado sempre que necessário para evitar a queda da árvore

Das árvores mais antigas de Ribeirão Preto, encontram-se dois exemplares de peroba rosa, cientificamente conhecidas como Aspidosperma polyneuron. Em extinção, a peroba rosa produz madeira própria para construção de navios e é muito utilizada na construção de carrocerias e construção civil. Está na lista espécies para conservação do Instituto ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)

Localizadas no Bosque/Zoo Fábio Barreto há cerca de 300 anos, uma delas sofreu vandalismo e por isso é constantemente monitorada e está ancorada, desde 2003, por cabos de aço para preservação da espécie. Este exemplar de Peroba Rosa possui um tronco com cerca de 1,32 metros de diâmetros e 40 metros de altura.

Mais 18 exemplares com cerca de 50 anos também estão espalhadas pela mata.


Os estirantes de aço possuem tamanho e dimensão relativa para suportar o peso

Segundo Alexandre Gouvêa, chefe e zootecnista do Bosque/Zoo Fábio Barreto, um estudo realizado em 2002 pelo laboratório de anatomia de madeiras e dendrologia do Departamento de Ciências Florestais da USP - Esalq, constatou que a árvore tricentenária necessitava da colocação de cabos de aço para ancorar o exemplar. “Os estirantes de aço possuem tamanho e dimensão relativa para suportar o peso e prevenir a queda da árvore”, explicou.

Além desta medida, Gouvêa esclarece que é realizado um acompanhamento periódico e sistemático da árvore. “Sempre que necessário, o anel que circula o tronco é ajustado para segurança”, disse.

Tudo começou na década de 80 quando, onde atualmente está instalada a Casa da Ciência “Galileu Galilei”, funcionava um restaurante. O proprietário do local orientava os funcionários  a queimarem o lixo produzido ao “pé” da peroba rosa. As constantes queimadas afetaram uma grande área do lenho (interior do tronco). “Isto causou podridão no interior da árvore, causando um desequilíbrio na árvore”, diz Gouvêa.


A peroba rosa de 300 anos possui um tronco de 1,32m de diâmetro e 40m de altura

 

sábado, 18 de outubro de 2014
Prefeita participa de lançamento do sinal HD Record em Ribeirão Preto.

Prefeita participa de lançamento do sinal HD Record

Rede Família e Record News também transmitirão imagens com sinal HD para Ribeirão Preto

Fotos: JF Pimenta

Com apresentação marcante de Flávia Chiarello, apresentadora do jornal SP Record de Ribeirão Preto e Heródoto Barbeiro, jornalista e apresentador do JR News, da Record News, a Record de Ribeirão Preto, a Rede Família e a Record News, inauguraram seu sinal digital para Ribeirão Preto. A solenidade aconteceu no Centro de Eventos Ribeirão Shopping, na noite de quinta-feira, dia 16.

A prefeita Dárcy Vera, que já foi uma das apresentadoras da Record Ribeirão Preto, destacou a importância da TV para Ribeirão Preto e região, ressaltando o fato de que daqui para frente a qualidade de imagem será muito melhor.


Prefeita fala aos presentes destacando a importância da Record para Ribeirão Preto

“A Record tem uma equipe capacitada e de qualidade, agora ficará ainda melhor com o sinal HD, que proporcionará melhor qualidade de imagem. Parabéns ao diretor João Batista, que luta incansavelmente pelo crescimento da TV, parabéns a todos os funcionários, que fazem desta emissora uma vencedora. Parabéns a Rede Família e Record News”, disse a prefeita.

O evento contou com a presença de apresentadores das três redes de TV, como Marcos Hummel, apresentador do Câmera Record; Domingos Meireles, apresentador do Repórter Record e Maytê Piragibe, atriz, além do diretor Executivo da Record regional, João Batista Rodrigues; do presidente da Record, Luiz Claudio Costa; o presidente da Record News, Manoel Francisco, e o diretor da Rede Família, Ronaldo Perseguini.


Os apresentadores Flávia Chiarello e Heródoto Barbeiro

 

terça-feira, 30 de setembro de 2014
Linhas de ônibus terão alteração no itinerário na rua Cerqueira César no dia da eleição

Linhas de ônibus terão alteração no itinerário na rua Cerqueira César no dia da eleição

A rua Cerqueira César será interditada no trecho entre as ruas Duque de Caxias e General Osório

Foto: Divulgação

A interdição será na rua Cerqueira César, entre as ruas Duque de Caxias e General Osório

Para a organização das Eleições 2014 - 1º Turno, na Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto, no próximo domingo, dia 5 de outubro, haverá a interdição de tráfego na rua Cerqueira César, no trecho compreendido entre as ruas Duque de Caxias e General Osório.

A interdição será a partir das 6h e as linhas de ônibus que utilizam o referido trecho viário deverão cumprir, durante o período de interdição, o itinerário abaixo descrito:

Normal até a rua Cerqueira César, seguindo pela rua Duque de Caxias, rua Visconde de Inhaúma, rua Américo Brasiliense, rua Cerqueira César, retomando aí seu itinerário normal.

 

quinta-feira, 04 de setembro de 2014
Prefeita sanciona lei para obrigatoriedade de aparelhos de oxigenoterapia em clínicas geriátricas

Prefeita sanciona lei para obrigatoriedade de aparelhos de oxigenoterapia em clínicas geriátricas

Clínicas e residências geriátricas do município deverão possuir aparelhos. Autoria é do vereador Waldyr Villela

Foto: Roberto Galhardo

Prefeita sanciona lei que beneficiará pacientes de clínicas geriátricas do município

A prefeita Dárcy Vera sancionou, nesta quarta-feira, dia 03, a lei de autoria do vereador Waldyr Villela, que prevê a obrigatoriedade das clínicas geriátricas do município em manter aparelhos de oxigenoterapia contínua. A iniciativa busca melhorias no atendimento a pacientes que possuem dificuldades de respiração, como fibrose, insuficiência cardíaca, entre outras.

O aparelho envia mais oxigênio para os pulmões e para a circulação sanguínea. “Nosso objetivo é garantir mais qualidade no atendimento e o bem estar dos pacientes idosos, assistidos pelas clínicas geriátricas em nossa cidade”, ressaltou Dárcy.

 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Atletas e corredores amadores voltam a utilizar pista de atletismo da Cava do Bosque para treinamento

Atletas e corredores amadores voltam a utilizar pista de atletismo da Cava do Bosque para treinamento

Inicialmente equipes poderão treinar das 6h às 7h30

Foto: Roberto Galhardo

Luchesi Júnior se reúne com representantes de assessorias esportivas e academias de Ribeirão

A pista de atletismo do Poliesportivo da Cava do Bosque volta a receber os atletas e equipes de corredores que utilizavam o local para treinamento.  Para tratar de detalhes sobre o retorno das atividades o secretário interino de Esportes Layr Luchesi Júnior, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, dia 13, com representantes das assessorias esportivas Garça, Julio César Bernardino; Evandro de Lazzali, da Pacer; e Mário Marcos, da Academia Triathlon.

Inicialmente as equipes vão retomar os treinamentos nas primeiras horas da manhã – das 6h as 7h30. Após este horário a pista é utilizada, até o final da tarde, por crianças e adolescentes das ‘escolinhas’ de iniciação esportiva de atletismo e por atletas de alto rendimento da modalidade, da equipe da Secretaria  Municipal de Esportes (SME), que representam a cidade de Ribeirão Preto em competições oficiais.

Os representantes de assessorias esportivas e academias que desejarem utilizar o espaço para treinamento, no horário estabelecido pela SME, devem procurar o secretário adjunto de Esportes, Edmilson Dezordo, na Cava do Bosque, e apresentar a lista nominal dos alunos que participarão dos treinamentos.

Outra medida que está sendo avaliada é a possibilidade da volta dos treinamentos desses grupos após as 18h. “Para liberação das atividades no período noturno é necessária uma completa adequação do sistema de iluminação da pista, com reestruturação do cabeamento elétrico, troca de reatores e refletores”, comentou Luchesi.

 

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo >