Alterar Região
Categorias

Notícias em O melhor do bairro de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP

sábado, 06 de junho de 2015
Programa itinerante "É pra já" tem programação definida para este mês.

03 de Junho de 2015 - 15h12

Programa itinerante ‘É Prá Já’ tem programação definida para este mês de junho

Objetivo é facilitar o acesso da população a diversos serviços gratuitos

Fotos JF Pimenta

Ônibus itinerante “É Pra Já” oferece serviços gratuitos

O programa itinerante ‘É Prá Já’, ônibus que leva serviços gratuitos a diversas regiões da cidade, já possui a programação definida para o mês de junho.  Serão quatro bairros percorridos e o horário de atendimento é das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

No ônibus, a população pode solicitar a emissão do cartão do SUS, 2ª via de boleto da Cohab, processos diversos, 2ª via e certidões do Daerp, agendamento de consultas, comunicado de perda e roubo de documentos do SCPC, abertura de empresa para microempreendedor individual, consultar pontuação de multa, dar entrada em recursos de multa da Transerp, obter linha de crédito do Banco do Povo, receber orientações sobre IPTU, ISS, protocolo municipal, alistamento militar e emissão da carteira de trabalho. É importante que os munícipes estejam com os documentos referentes aos serviços que irão solicitar. 

Confira a programação completa do mês:

Vila Recreio

  • 08/06 a 12/06/2015
  • CEI Anna Ignês Carvalho Gouvêa
  • Rua Guaporé, 1.449

Parque Rib. Preto

  • 15/06 a 18/06/2015
  • Emef Salvador Maturano
  • Rua Lúcio de Mendonça, 2.040

Jardim João Rossi

  • 22/06 a 26/06/2015
  • Emef Prof.ª Elisa Duboc Garcia
  • Próximo a Av. Lygia Latuf Salomão, 202

 

sábado, 06 de junho de 2015
Dr.Móvel retoma atendimentos no dia 8

03 de Junho de 2015 - 15h29

Dr. Móvel retoma atendimentos no dia 8

Cronograma semanal já está definido

Foto Mateus Ferreira

Dr. Móvel percorre cinco bairros de 8 a 12 de junho

Após passar por manutenção, o Dr. Móvel, consultório de rua da Secretaria da Saúde, retoma os atendimentos na próxima segunda-feira, dia 8. O primeiro bairro a receber os serviços de saúde será o Recreio Anhanguera. O equipamento ficará estacionado na Orestes Marzoli, nº 305, das 8h às 12h e das 14h ás 16h.

Na terça-feira, dia 9, o Dr. Móvel estará estacionado na rua Serra Negra, 318, das 8h às 12h, para atendimento aos moradores do Jardim Jockey Clube e Jardim Iara. No dia 10, quarta-feira, será a vez dos moradores do Jardim Marchesi receberem o equipamento, que ficará estacionado na avenida dos Andradas, 850, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Na quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, respectivamente, o Dr. Móvel atenderá os moradores do Jardim Eugênio Mendes Lopes e Presidente Dutra II. Na quinta-feira ficará estacionado na rua Professor André Ricciardi, 250 e, na sexta, na Praça Francisco de Assis, sempre das 8h às 12h.

 

sábado, 06 de junho de 2015
Palace sedia projeto cultural "Ladeira da Memória"

03 de Junho de 2015 - 15h20

Palace sedia projeto cultural "Ladeira da Memória"

Projeto conta com lançamento de livro, exposição e salão de ideias

Na segunda-feira, dia 8 de junho, às 19h30, o Centro Cultural Palace sedia o projeto cultural "Ladeira da Memória". O projeto conta com lançamento do livro homônimo, sessão de autógrafos e exposição de artes. A entrada é gratuita.

"Ladeira da Memória" é um blog de contos, crônicas e Artes, com textos de Renato Castanhari Jr. e ilustrações de Zbigniew Campioni, que aborda temas do dia a dia. O Blog virou livro, exposições de artes e um salão de ideias com o autor, no dia 16, às 11h, no auditório Meira Jr., subsolo do Theatro Pedro II.

A realização é do Governo do Estado, por meio de patrocínio do ProAC (Programa de Ação Cultural), com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto e Instituto do Livro. Informações pelo telefone (16) 3636-9187.

O projeto cultural Ladeira da Memória integra o calendário de atividades comemorativas dos 159 anos de Ribeirão Preto. A programação completa de aniversário consta no site da Secretaria da Cultura.

Serviço

Projeto Ladeira da Memória

08/06 – 19h30

  • Lançamento do livro Ladeira da Memória
  • Sessão de autógrafos
  • Exposição de Artes
  • Local: Centro Cultural Palace
  • Rua Duque de Caxias, 322 Centro

16/06 – 11h

  • Salão de Ideias com Renato Castanhari Jr.
  • Local: Auditório Meira Jr.
  • Theatro Pedro II
  • Entrada Gratuita

 

quarta-feira, 20 de maio de 2015
Reunião define detalhes das comemorações de 159 anos de Ribeirão Preto

Reunião define detalhes das comemorações de 159 anos de Ribeirão Preto

Atividades acontecem durante todo o mês de junho

Foto Secretaria Cultura

Na manhã desta terça-feira, dia 19, equipe da Secretaria da Cultura se reuniu com todos os setores da Prefeitura para discutir as questões estruturais e de programação das comemorações dos 159 anos de Ribeirão Preto, comemorado oficialmente em 19 de junho, mas que terão atividades durante todo o mês.

Dentre as atrações programadas estão a apresentação de espetáculos, exposições, shows nacionais, Arraiá Viva Ribeirão, dentre outros. A programação deve envolver os Teatros de Arena, Municipal, Centros Culturais Quintino II, Campos Elíseos, Centro Cultural Palace e CEU das Artes, além dos museus do Café, Histórico, de Arte, da Imagem e do Som, Escola de Arte do Bosque e entorno no Morro do São Bento.

Este ano as ações tradicionais serão mantidas, como as feiras de artesanato, 52ª Exposição de Orquídeas, Chorinho no Museu do Café e o famoso “Parabéns” com bolo de aniversário na Praça Sete de Setembro, com participação da Seresta.

Estiveram presentes na reunião desta terça-feira representantes das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Coordenadoria de Limpeza, Transerp, Guarda Civil Municipal, Daerp, entre outros.

 

terça-feira, 05 de maio de 2015
VOCÊ SABIA...? CURIOSIDADES

05/05/2015

Por que dizem que os gatos têm sete vidas

Essa lenda surgiu da Idade Média, quando os gatos, assim como as bruxas e magos, eram vítimas da Inquisição. Apesar dos esforços para acabarem com eles (que maldade) eles dificilmente diminuíam em número. Isso porque havia muitos de seus defensores, pessoas que escondiam e criavam gatos secretamente.

Assim, os inquisidores afirmavam que só tendo mesmo parte com misticismo e afins um bicho continuaria por aí, mesmo sendo tão caçado. Assim, surgiu o termo que o gato tem sete vidas.



Fonte:
http://www.curiosidades10.com/animais/por_que_dizem_que_os_gatos_tem_sete_vidas.html

06/10/2014

 

 Quando foi construído o primeiro edifício da história?
Não se conhece a data exata do primeiro edifício da história, mas, desde as primeiras civilizações, há registros de grandes palácios, templos e construções. Sabe-se que os sumérios, que dominaram o sul da Mesopotâmia de 3.500 a 1.600 a.C., chegaram a ter cidades com mais de 30 mil habitantes, nas quais havia prédios repletos de colunas e terraços. Por causa da escassez de pedras, eles usaram uma argamassa de junco e barro, além de tijolos de barro secos ao sol. O maior dos prédios deste período, o Zigurate de Ur, tinha um pavimento superior com mais de 30 metros de altura. A civilização Minóica, que ocupou Creta por volta de 2.000 a.C., deixou vestígios de enormes palácios e edificações construídas antes de 1.750 a.C., quando uma grande catástrofe natural soterrou-as.
Como os faraós eram embalsamados?
Em primeiro lugar, cérebro, intestinos e outros órgãos vitais eram retirados. Nessas cavidades, colocavam-se resinas aromáticas e perfumes. Depois, os cortes eram fechados. Mergulhava-se, então, o cadáver num tanque com nitrato de potássio (salitre) para que a umidade do corpo fosse absorvida. Ele permanecia ali por setenta dias. Após esse período, o corpo era lavado e enrolado numa bandagem de algodão, com centenas de metros, embebida em betume, uma substância pastosa. Só aí o morto ia para a tumba. Esse processo conservava o cadáver praticamente intacto por séculos. A múmia do faraó Ramsés II, que reinou no Egito entre 1304 e 1237 a.C., foi encontrada em 1881 apenas com a pele ressecada. Os cabelos e os dentes continuavam perfeitos.
Como foi a relação dos índios com a gripe?
"Desastrosa!", exclama Marina Lopes de Lima Villas Boas, esposa de Orlando Villas Boas e enfermeira, que trabalhou 20 anos no Parque Nacional do Xingu. Segundo ela, no início da colonização as crises de gripe provocaram muitas mortes entre os índios. Eles não tinham anticorpos contra os vírus recém-chegados da Europa. "No século XX, ainda, houve surtos bastante fortes, principalmente nos anos 20 e na década de 40", explica Marina.
Em que semana foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922?
A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu em apenas três dias: 13, 15 e 17 de fevereiro. O primeiro deles tratou de pintura e escultura, o segundo foi dedicado à literatura e à poesia e o terceiro dia ficou para a música. O evento, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande marco do Modernismo no Brasil.

O corpo de Cleópatra foi enterrado em alguma pirâmide do Egito?

Cleópatra não foi levada às pirâmides porque ela viveu muito depois do período em que os monumentos foram erguidos. As pirâmides foram construídas entre 2.650 a.C. e 1.700 a.C. enquanto Cleópatra viveu no século I a.C. Conforme seu pedido, a rainha do Egito, que se suicidou depois da nação ter sido tomada pelos romanos, foi enterrada ao lado de Marco Antônio, no Mausoléu Real em Sema, em Alexandria.

O que é Wall Street?

É o nome da rua onde está localizado o mercado financeiro em Nova York. Em 1635 construíram um muro na parte sul de Manhattan para proteger a cidade dos índios. O muro foi destruído e a rua construída em seu lugar ganhou o nome de Wall Street (Rua do Muro). Depois de 50 anos, foi tomada por comerciantes e bancos de investimento e logo tornou-se o centro financeiro dos Estados Unidos.


O que foi a tarifa Alves Branco?

Em 1844, visando solucionar o grande déficit financeiro por que estava passando, o Governo imperial decretou uma nova política com relação às tarifas alfandegárias. De acordo com ela, os cerca de três mil artigos importados passariam a pagar taxas que variavam de 20 a 60%. A maioria foi taxada em 30%, ficando as tarifas mais altas para as mercadorias estrangeiras que já poderiam ser produzidas no Brasil. Embora o objetivo da Tarifa Alves Branco fosse apenas gerar mais recursos para o Governo, a medida acabou por favorecer o crescimento de novas atividades econômicas nacionais. Proposta e elaborada pelo então Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco, ela ficou conhecida como Tarifa Alves Branco.


O que significam as estrelas estampadas na bandeira brasileira?

A bandeira do Brasil tem 27 estrelas. Elas correspondem ao número total de Estados brasileiros e também o Distrito Federal. O desenho celeste estampado na nossa bandeira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20 horas e 30 minutos, no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará. O nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante – da constelação de Virgem.
Continuem nos acompanhando. Estaremos sempre inserindo novas curiosidades.
Obrigado por nos visitar.

 

02/04/2013- VOCÊ SABIA...? CURIOSIDADES
Por que o número 7 é tão presente no cotidiano das pessoas?

Desde a Antigüidade, a partir da observação da natureza, muitos significados foram atribuídos aos números. De acordo com o que viam, os estudiosos relacionavam os números a eventos, datas e conceitos religiosos. O número sete era considerado sagrado, já que supostamente representava a quantidade de planetas presentes no céu. Os pitagóricos, por exemplo, consideravam-no a imagem e modelo da ordem divina e harmonia. Por conta disso, foram incontáveis as concepções sociais e religiosas que se formaram diante dele: são sete os dias da semana, os pecados capitais e as notas musicais, entre outros.


Por que os israelitas também são chamados de judeus e hebreus?

O rabino Busquila, da Congregação Israelita Paulista, explica que, entre os três termos, o primeiro termo a ser utilizado foi hebreu. "Era este o nome dado aos membros da família de Abrão, um patriarca que se estabeleceu em Canaã, na época em que ainda não existiam judeus", afirma. Segundo ele, um dos netos deste patriarca se chamava Israel e, por conseguinte, seus descendentes foram chamados de israelitas. Um dia, estes homens se instalaram em Canaã e criaram uma monarquia. Nascia então o Reino da Judéia, e o povo local foi denominado judeu. Hoje, israelita e hebreu são considerados sinônimos. Já judeu é utilizado para designar somente aqueles que seguem a religião judaica.


Por que os pilotos camicazes usavam capacete?

Em aviões, os capacetes nunca foram utilizados para proteger os pilotos em casos de acidentes. No início da história da aviação, eles serviam para manter aquecida a cabeça dos pilotos, que voavam em cabines abertas. Mais tarde, já em cabines fechadas, eles tinham a finalidade de acomodar fones de ouvido e microfones, permitindo a comunicação dos pilotos com a base por meio de rádio. Para os camicazes, os capacetes funcionavam como o canal os dirigia até seus alvos.


Por que quando estamos em pé, mas com o tronco do corpo tombado, as pessoas dizem "foi assim que Napoleão perdeu a guerra"?

Porque quando o exército de Napoleão estava voltando da Rússia, os soldados estavam tão exaustos e havia tanto gelo que eles mal conseguiam andar. Fatigados, eles acabavam tombando na neve, com as pernas e o tronco formando um ângulo de 90 graus.


Qual é o colégio mais antigo do Brasil?

O colégio mais antigo do Brasil, que ainda está em atividade, é o Colégio Pedro II. “Ele foi fundado em 1837, no Rio de Janeiro”, afirma o jornalista e poeta Luiz de Aquino, de 56 anos. O segundo mais antigo, fundado em 1846, é o Liceu de Goiás, hoje conhecido como Liceu de Goiânia. Coincidentemente, Luiz de Aquino estudou nos dois colégios. Ele fez o ginasial no Pedro II e o colegial no Liceu.


Qual era a capacidade de transporte dos navios negreiros?

Normalmente, os navios negreiros transportavam de 300 a 600 escravos. Os negros eram trancafiados no porão dos navios, todos amontoados, e sofriam muito com as péssimas condições de higiene e alimentação. Em O Homem e a Terra no Brasil, de Edgar Rodrigues, consta que a situação era tão precária que, nas duas ou três semanas necessárias para a travessia, morriam de 50 a 70% dos escravos.


Qual era a diferença entre piratas e corsários?

Os piratas atacavam por conta própria, ao contrário dos corsários, que atuavam em nome de um rei. Atacavam navios de países inimigos, usando a bandeira de seu país, e dividiam o saque com o rei, que ficava com a maior parte. Essa não era a regra geral, já que a maioria dos piratas era independente.


Quando e por que foi instituída a jornada diária de trabalho remunerada?


Até o início do século XX, os empregadores eram os únicos a ditar regras nas relações de trabalho. O crescimento das atividades produtivas, contudo, convergia para uma legislação que impusesse limites à exploração dos empregados. No ano de 1932, no governo de Getúlio Vargas, um decreto estabeleceu a jornada diária remunerada de oito horas.

Continuem nos acompanhando. Estaremos sempre inserindo novas curiosidades.
Obrigado por nos visitar.


 

 

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo >