História - O melhor do bairro de Guadalupe, Rio de Janeiro, RJ


Guadalupe
é um bairro de classe media da Zona Norte da cidade brasileira do Rio de Janeiro. Faz limite com Barros Filho, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Costa Barros e Anchieta. Seu nome é uma homenagem à "Nossa Senhora de Guadalupe", cuja Matriz, no Rio de Janeiro, localiza-se nesse bairro. Foi criado como um dos projetos da antiga Fundação da Casa Popular e inaugurado pelo presidente Getúlio Dornelles Vargas.

Conta com farto comércio, bancos, shopping center, uma creche municipal, cursos, laboratórios, cinema, clubes, academias, fábricas, a Lona Cultural Terra, restaurantes, hipermercado, drogarias, clínicas, faculdade, o Posto de Saúde Augusto Amaral Peixoto e várias escolas municipais e particulares.

Guadalupe é cortado pela Avenida Brasil, que liga o Centro à Zona Oeste. Devido a isso, é servido de inúmeras linhas de ônibus que transitam diariamente de um extremo ao outro da cidade. Outras vias importantes que cruzam e dão acesso ao bairro são: Rua Marcos de Macedo, Estrada do Camboatá, Rua Francisco Portela e Rua Luís Coutinho Cavalcanti.

É também neste bairro que se localiza a sede da Subprefeitura da Zona Norte, que abrange a XV AR (Madureira), XXII AR (Anchieta), XXV AR (Pavuna) e a XXXI AR (Vigário Geral).
Em dezembro de 2009, a incorporadora Saphyr anunciou o projeto de construção de um grande shopping center no terreno da antiga fábrica de medicamentos Melhoral. A inauguração do empreendimento está prevista para outubro de 2011. 
 

Dados

• Área Territorial (2003): 382,00 hectares
• Total de população (2000): 46.325 habitantes
• Total de domicílios (2000): 13.959

Guadalupe faz parte da XXII Região administrativa (Anchieta) da cidade do Rio de Janeiro. Os bairros integrantes da região administrativa são: Anchieta, Guadalupe, Parque Anchieta e Ricardo de Albuquerque.

O bairro de Guadalupe foi criado em 23 de julho de 1981.