Categorias

História - O melhor do bairro de Santíssimo, Rio de Janeiro, RJ

História do Bairro SANTÍSSIMO

      Santíssimo é um bairro de classe média e classe média-baixa da zona oeste do Rio de Janeiro, próximo a Campo Grande. Possui área de 831,96 hectares e cerca de 700 mil m² de unidades de conservação. Em 2000, sua população estimada era de 34.086 habitantes[1]. Criado em 23 de julho de 1981, o bairro conta com um projeto de lei circulando para votação na câmara dos vereadores para que se institua um dia oficial de comemoração do bairro.

      Santíssimo era próspero na época em que o Rio de Janeiro exportava laranja para o exterior. Havia barracões onde a laranja era beneficiada para a exportação. Com o fim do período rural na cidade do Rio de Janeiro, Santíssimo ficou renegado a um bairro meramente dormitório ou um bairro de passagem para as regiões mais adiantes no mapa da cidade, rumo à zona oeste.

      Santíssimo é cortada por duas grandes avenidas, a Avenida Santa Cruz e a mais importante avenida da cidade do Rio de Janeiro, a Av. Brasil. Conta, ainda, com uma estação ferroviária inaugurada em 1890. Corta ainda o bairro a famosa Estrada da Posse, já cantada em um funk de muito sucesso nos anos 90.

      Os bairros que fazem fronteira com Santíssimo são: Senador Camará, Jabour, Augusto Vasconcelos, Bangu e Campo Grande.

Algumas localidades (loteamentos) de Santíssimo são: Coqueiros, Jardim Terra Firme, Vila Mariana, Ecisa, Bairro Roma, Morro da Esperança (vulgarmente conhecido como Morro da Titica), Marco Sete, Pousada dos Cavaleiros, Itaquê, Beco dos Guedes, Vila Maria, Morro da Cruz, São Victor (parte), Lameirão, Serra Alta, Bairro N.S. de Fátima e outros.

pt.wikipedia.org/wiki/santissimo