História - O melhor do bairro de Sacomã, São Paulo, SP

Vila das Mercês

É um bairro localizado na região oeste da cidade de São Paulo, no distrito do Sacomã, entre a Rodovia Anchieta e o bairro Cursino, com acesso pela Av. Tancredo Neves, Rodovia Anchieta, Rua do Cursino, Rua Vergueiro e Av. Paulista.
Justamente por estar cercado por outros bairros mais conhecidos, o bairro Vila das Mercês acaba sendo muitas vezes nomeado equivocadamente como Sacomã, Ipiranga, Cursino,  entre outros.

É um bairro tipicamente residencial, com condomínios de pequeno, médio e grande porte, e que possui a maior concentração comercial na Avenida Nossa Senhora das Mercês e Avenida Padre Arlindo Vieira.
Um dos maiores pontos de referência deste bairro é a Igreja católica Nossa Senhora das Mercês, localizada no final da avenida de mesmo nome.

História
O bairro foi fundado em 1918, graças à doação de terras por D. Pedro II aos antepassados do Sr. Bento Souza Pedroso, ex-escravos. Com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, que criaram chácaras e, com a industrialização de bairros próximos como Ipiranga e Sacomã, a oferta de empregos aumentou.
Isso acarretou na venda das chácaras em lotes, construção de casas e comércio no bairro, principalmente por André Nunes, em 1935, que era político e proprietário de uma loja de calçados, chamada Quá-Quá-Quarenta, onde hoje está o Supermercado A+, antigo Terranova.

As chácaras da região que sobraram ficaram ainda, durante muitos anos, explorando caulim, o que resultou em um acidente geográfico e um solo extremamente úmido na região.
O bairro ficou conhecido durante muitos anos como Vila Quá-Quá e Vila dos Quarenta. E onde hoje existe uma loja da rede Carrefour, era o terreno do castelo que a família Matarazzo construiu para passar os finais de semana.

O nome do bairro foi definido após as Sras. Dolores Zabeu (D. Nena) e Alzira Zabeu solicitarem à Cúria Metropolitana de São Paulo que realizasse a construção de uma igreja.
Em um terreno doado por um casal de chacareiros, Sr. Manoel Joaquim de Oliveira e Sra. Benedita Cândido do Espírito Santo, a igreja foi construída. A Cúria designou a Ordem Mercedária, que aqui se estabeleceu com a Igreja de Nossa Sra. das Mercês, em homenagem à santa de mesmo nome, originando assim o nome do bairro.

Escolas
Devido à predominância residencial, no bairro encontram-se um número elevado de escolas muito próximas entre si.
As mais conhecidas são:

Colégio Veruska
Colégio Regina Mundi
EMPG Prof. Sylvia Martin Pires
EE Raul Cardoso
Colégio Nossa Sra. das Mercês
Escola Paulista

Feiras livres
Rua Angaturama (sexta-feira)
Rua Engenheiro José Bueno Bicalho (sábado)

Principais vias de acesso
Avenida Nossa Senhora da Saúde
Avenida Nossa Senhora das Mercês
Avenida Padre Arlindo Vieira
Rodovia Anchieta
Rua Dom Villares
Rua Marquês de Lages