Categorias

História - O melhor do bairro de Pernambués, Salvador, BA

História - Pernambués

O bairro de Pernambués em Salvador é um dos bairros mais populosos da capital baiana, segundo estatísticas nele vivem pouco mais de cem mil habitantes, é um bairro eclético que pode ser considerado como uma cidade, pois, tem área nobre e área pobre, é bem servido de ônibus, clínicas, hospitais, supermercados, farmácias, casas lotéricas, shoppings, conjuntos habitacionais de luxo, dentre outros.

Se localiza próximo ao bairro de Saramandaia, Cabula, Pituba, Brotas,Jardim Brasília, tem ligações para avenidas importantes da cidade tais como: Paralela e a Avenida Rótula do Abacaxi.

O bairro de Pernambués está localizado próximo à Estação Rodoviária, tendo como limites o bairro do Cabula ao norte, a Avenida Paralela ao sul, ao leste, a Avenida Luís Eduardo Magalhães e a área federal do 19º Batalhão de Comando e ao oeste, o bairro de Saramandaia. O nome Pernambués tem origem indígena e significa mar feito à parte ou tanque de água. O local é composto basicamente por moradias populares e pequenos comércios. A área, por possuir uma densa aglomeração humana, enfrenta muitos problemas de estrutura que as associações de moradores tentam solucionar, junto ao poder público, a exemplo do Grupo Alerta Pernambués e da Sociedade Beneficente 10 de Julho. Saramandaia, bairro vizinho à Pernambués, tem o seu nome inspirado na novela homônima da Rede Globo que foi exibida no ano de 1976. Habitado por uma população de baixa renda, mas extremamente batalhadora, o bairro tem conseguido driblar um dos maiores problemas sociais da cidade: a violência.

fonte: http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/vivendo-polo.php?cod_area=4&cod_polo=40