Categorias

História - O melhor do bairro de São Marcos / Pau da Lima, Salvador, BA

 

 

 

 

 

 

 Nossa História

 

 

Pau da Lima é um bairro da capital baiana, situado na região do Miolo Central de Salvador, fazendo divisa com os bairros: Sete de Abril, Vila Canária, Jardim Cajazeiras e Sussuarana.  Encravado entre a "Avenida Luiz Viana Filho", mais conhecida como "Avenida Paralela" - , e a "BR-324", é considerado o terceiro bairro mais populoso da cidade, com mais de 120.000 habitantes.

 

  A história do bairro está associada à consolidação do Miolo Central de Salvador, não só em função da construção dos conjuntos habitacionais, especialmente nas décadas de 1970-1980, mas, principalmente, pela expansão de ocupações informais, no que veio a se constituir o bairro do Beirú (atual Tancredo Neves) e os arredores de Pau da Lima. Uma das características negativas essenciais da localidade se exprime numa deficiência de infra-estrutura que, se já se faz sentir em muitos bairros brasileiros em geral, não poderia ser de outra forma em relação a Pau da Lima, considerando-se sua ocupação desordenada.

 

O bairro começou a formar-se em meados da década de 1950, com uma população inicialmente composta por trabalhadores autônomos, biscateiros, pedreiros e subempregados, entre outros. Sua distância geográfica do Centro de Salvador estimulou a busca de alternativas para sua própria vida, influenciando o perfil profissional do bairro, cada vez mais diversificado, para atender às demandas locais. Esta tendência criou um comércio e uma rede de prestação de serviços fortes, incluindo também, uma série de fábricas de pequeno e médio porte. Hoje, além dos Postos de Atendimento à Saúde de natureza pública, o bairro tem 02 hospitais de enorme relevância no contexto do atendimento médico da capital baiana: o Hospital São Rafael e o Hospital 2 de Julho (o segundo administrado pelo primeiro). Uma das principais vias de acesso ao bairro - a partir da Avenida Paralela - anteriormente conhecida como "Estrada das Muriçocas", foi posteriormente, chamada Rua São Marcos. Com o passar do tempo, sua importância em termos comerciais e residenciais tornou-se tão marcante que suas adjacências passaram a ser denominadas "Bairro São Marcos". Como tudo o tempo consagra, hoje, parte do Pau da Lima é reconhecido como São Marcos. Ironicamente, depois da construção do Hospital São Rafael, os moradores começaram a chamar a Rua São Marcos de Avenida São Rafael.

 

  O Nome

 

  Os primeiros moradores vieram de áreas rurais e povoaram uma fazenda, cujo dono se chamava Paiva Lima. Com o tempo, o acomodamento convencional lingüístico dos populares prevaleceu e, passou-se a chamar Pau da Lima. É um bairro praticamente auto-suficiente, com 2 Shopping Centers, lojas das principais redes de supermercados, farmácias, lojas de móveis e eletroeletrônicos, entre outros, faltando apenas verdadeiras agências bancárias, já que dispõe de enorme quantidade de caixas eletrônicos. Uma das mais renomadas instituições de caráter beneficente da capital da Bahia está sediada no bairro: a "Mansão do Caminho" - Obra do Centro Espírita Caminho da Redenção - fundada pelos líderes espíritas Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira.

 

Curiosidade

 

  Quando se observa o quão "dentro" de Salvador está o bairro, na atual fase de desenvolvimento da cidade, mais bizarra parece a ocorrência, no ano de 1962, de que Pau da Lima foi temporariamente incorporado ao, na época, recém-criado município de Lauro de Freitas. O que ocorreu é que o hoje conhecido município de Lauro de Freitas era um distrito de Salvador, emancipado, no ano supracitado, e entre as suas delimitações previstas no ato de emancipação, Pau da Lima faria parte do novo município. Entretanto, a mobilização dos moradores em comissão, ameaçando abandonar o bairro e deixar de pagar impostos, fez com que o Projeto de Lei fosse alterado, permanecendo como parte de Salvador. Pau da Lima é um Bairro Soteropolitano e orgulhoso de si mesmo.

 

 

   Saiba como chegar ao estabelecimento de seu interesse!
Origem Av Paralela
Destino

Av. São Rafael, 1338

 

         ;⇒Traçador de rotas O Melhor do Bairro