História - O melhor do bairro de José Menino, Santos, SP

JOSÉ MENINO 

José Honório Bueno era um lavrador proprietário de terras entre São Vicente e o Canal 2, chamado de José Menino por ser uma pessoa muito brincalhona e com espírito de moleque. Seu nome acabou por batizar a região de José Menino.

Um dos destaques do Bairro é o Orquidário um parque zoobotânico de 22.240 metros quadrados, onde se pode entrar em contato com a fauna e flora da Mata Atlântica. Outro destaque do bairro é o tradicional Santos Athletic Club, mais conhecido como o "Clube dos ingleses", que foi fundado em 1889.

Outro destaque é o Templo da Paróquia Anglicana de Todos os Santos All Saints´Church (1918) - construído em estilo neogótico inglês, com vitrais dos patronos das ilhas britânicas, além de sua arquitetura única no Estado de São Paulo, é um lugar convidativo para oração e contemplação, lugar predileto no roteiro de turismo religioso. Está, deste 2008, em processo para seu tombamento como Patrimônio Histórico do Município de Santos, e do Estado de São Paulo.

Bairro e praia do José Menino, vistos da encosta do morro, por volta de 1920, notando-se à esquerda o prédio circular da estação elevatória/ usina de tratamento de esgotos da Praça Washington (situada entre o atual Orquidário e o morro).

Foto: acervo do internauta Ary O. Cellio, de Santos/SP

Este cartão-postal editado no ano de 1942 pela Comissão Brasileira dos Centenários de Portugal mostra um trecho da praia do José Menino, com estacionamento de carrões da época, alguns com seus impecáveis motoristas de roupas brancas: