História - O melhor do bairro de Barcelona, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

Resultado da união das vilas da Ressaca e Barcelona, o Bairro Barcelona recebeu esse nome em razão dos espanhóis e descendentes que moravam no local. Há registros da chegada das Famílias Madona, Lozano, Santana e Teles, em 1920. No ano seguinte, chegou a Família Ricci. No fim da década de 1940, chegaram os Milani, Rosini, Mosca e Pastore.

O local era um brejo, e para aterrar a área foi preciso trabalhar desde o Córrego do Moinho até a Rua Tiradentes. Aos poucos, as chácaras de plantação e criação deram lugar às residências. A chegada da General Motors (GM), que adquiriu o terreno da tecelagem Nice, foi o marco desta transição.

A capela de Nossa Senhora Aparecida, foi construída em 1949 pelos primeiros habitantes católicos. Em 1953, outra capela com o mesmo nome foi erguida. Apesar de ter sido construída em uma área maior, a segunda igreja tinha medidas mais modestas.

Atualmente templos de outras religiões existem no bairro, como por exemplo a Igreja Ucraniana Ortodoxa e a Igreja Ortodoxa Gregoriana.

Água encanada, esgoto e pavimentação datam do final da década de 1950. Nos anos de 1960, teve início a pavimentação e o ajardinamento da Rua Nazareth. A partir de 1970, o comércio e as indústrias do bairro começaram a se desenvolver.

Fonte: Fundação Pró Memória