História - O melhor do bairro de Centro, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

O Bairro Centro originou-se em torno da Estação Ferroviária como prolongamento urbano do Bairro Fundação, direcionando o futuro crescimento da cidade para o lado oposto da linha.

Em 1883, a Estação de São Caetano foi construída em ferro e apresentava estrutura inglesa, com passarelas metálicas, chancelas e coberturas de telhas para passageiros.

Esse cenário perdurou até a década de 1970, quando por pressões políticas a estação de ferro foi substituída por uma estação de concreto armado, pois não mais representava o progresso de São Caetano. A estação de trem foi construída num terreno cedido pela família Baraldi.

O mesmo aconteceu com a Paróquia Sagrada Família (Igreja Matriz) que, após terminada, definiu o atual centro do município e o deslocou da antiga Igreja dos Beneditinos, lugar onde se concentrava a maioria das comemorações e festas religiosas.

Com o crescimento da cidade e do número de habitantes, a Paróquia de São Caetano (Matriz Velha) tornou-se pequena para o número de fiéis, sendo necessária a construção de uma nova igreja: a atual Igreja Sagrada Família, que foi erguida com tijolos fabricados no próprio município e concluída em 1936. Com a Matriz Nova terminada, a cidade também ganhou a atual Praça Cardeal Arcoverde, local do Marco Zero do município.

A urbanização do Bairro Centro ocorreu por volta de 1906. Além da família Baraldi, a Companhia de Melhoramentos de São Caetano também contribuiu para a abertura de novos loteamentos na área central e no Bairro Fundação.

Na década de 1940, o Centro recebeu um número elevado de novas construçõese estabelecimentos comerciais, que gradativamente mudaram o caráter residencial do bairro. Em 1954, foi entregue à sociedade o Viaduto dos Autonomistas e a Rodoviária de São Caetano, símbolos das transformações urbanas daquele período.

Das últimas décadas em diante, o Centro vem crescendo e expandido-se, de tal modo que fica difícil limitar suas fronteiras, pois ao longo dos anos as antigas residências cederam lugar aos estabelecimentos comerciais de grande porte,edifícios de apartamentos e escritórios, galerias e lojas de vários tipos que, juntos, dão um caráter peculiar de serviços e usos que só o Bairro Centro possui.

Fonte: Fundação Pró Memória