História - O melhor do bairro de Jardim São Caetano, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

O Bairro Jardim São Caetano foi a última área urbanizada de São Caetano do Sul. A região era conhecida como "terrenos do banco" desde 1930, devido a presença muito próxima da área adquirida pelo "Bank of London & South América Limited", onde o próprio banco, por intermédio da Companhia City, iria implementar, nos anos de 1960, o Jardim São Caetano.

A família Cavalheiro foi uma das primeiras a chegar ao local, em 1949, logo após a abertura do loteamento. Nesta época, os ônibus de Hugo Veronesi só chegavam até a esquina da Estrada das Lágrimas com a rua Armando de Arruda Pereira, na antiga Vila São José.

A rede elétrica no bairro começou a ser puxada de outros locais por José Cavalheiro, que contava com o apoio de vizinhos como Amâncio Toni e Pedro Depintor.

Na época em que o "Bank Of London" adquiriu a área, em 1930, a região possuía muitas lagoas, onde se pescavam traíras junto ao rio dos Meninos. Um grande terreno era utilizado pela Cerâmica São Caetano para extração de argila. Juntas, as duas áreas formavam uma propriedade de um milhão de metros quadrados. Metade pertencia a F. Ford, capitalista inglês, e metade a Wadih Pedro & Irmão.

Havia também dois sítios: o Sítio dos Meninos Novos, começando no Córrego Tamanduatei, e acompanhando a Estrada Velha de Santos, e o sítio Joaquim de Barros no, Rio dos Meninos.

A antiga Vila Belvedere foi anexada ao Jardim São Caetano, e começou com o loteamento de Edgar de Aguiar Gusmão em 1949, aprovado pelo Decreto 379 de 1º de abril daquele ano. O Jardim São Caetano foi idealizado pelos engenheiros Victor Malunud e João Delamonica Pereira de Castro. É o único bairro residencial de alta classe na região do ABC, projetado nos mesmos moldes dos jardins América e Pacaembú, em São Paulo.

Em três de dezembro de 1979 foi fundada no Jardim São Caetano. a Sociedade Amigos do Bairro, que teve sua primeira diretoria empossada em Março de 1980.

 

Fonte: Fundação Pró Memória de São Caetanod do Sul (www.fpm.org.br)