História - O melhor do bairro de Prosperidade, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

A história do Bairro Prosperidade é diferente das dos demais bairros da cidade por vários motivos, a começar pela sua localização, entre o leito da Estrada de Ferro e as várzeas do Rio Tamanduateí. Vários projetos de loteamentos foram realizados, e os problemas político-administrativos se revezavam. Ora o bairro pertencia a Santo André, ora o bairro pertencia a São Caetano, situação que durou até 1967.

O primeiro loteamento surgiu na metade da década de 1920, por José Alcântara Machado de Carvalho, quando foram abertas as primeiras vias públicas e vendidos os primeiros lotes. O plano de armamento e loteamento, no entanto, somente foi aprovado em 28 de Fevereiro de 1944, quando o prefeito de Santo André, José de Carvalho Sobrinho, assinou o Decreto 51, conforme Processo n.2399/43.

Em 1932, surgiu a Sociedade Auxiliada Vila Prosperidade, empresa disposta a adquirir lotes, construir casas e providenciar a venda de imóveis. Nessa época, o Bairro Prosperidade fazia parte do Distrito de São Caetano, mas, com a criação do município de Santo André, em 1938, passou a integrar a segunda zona, correspondente ao atual município de São Caetano do Sul.

Com a autonomia político-administrativa de São Caetano em 1949, a Vila Prosperidade começou a reivindicar sua anexação ao novo município. Este fato político tornou-se realidade através de um plebiscito realizado em 1º de Dezembro de 1963, com o resultado de 389 votos a favor e 139 contra. Após o pleito, a anexação ainda levou três anos para ser concretizada, ocorrendo apenas no dia 13 de abril de 1967, após longa batalha judicial com Santo André, que através de sucessivos embargos retardou a anexação.

Na década de 1960, importantes indústrias estavam sediadas no Bairro Prosperidade, com renda superior a 600 milhões de cruzeiros, quantia mais do que suficiente para resolver os problemas sociais da região. As principais indústrias eram: Confab, Tecelagem Lino, Situbos, Brasilit, Usina São José e Quimbrasil.

A vida comunitária do Bairro Prosperidade foi muito intensa e atuante, marcada pela rivalidade entre os clubes de futebol União Jabaquara e Vila Prosperidade, e pelos movimentos religiosos que culminaram com a construção da igreja da Vila Prosperidade, localizada na Praça da Riqueza.

Fonte: Fundação Pró Memória