História - O melhor do bairro de Santa Paula, São Caetano do Sul, SP

 

HISTÓRIA

 

Teatro Santos Dumont em 1958

As antigas Vila Industrial, Elekeiroz e Paula formam o atual Bairro Santa Paula, oficializado pela Prefeitura em 1968. Por sua ocupação esparsa, foi escolhido para receber o primeiro cemitério da cidade, em 1911, que foi construído em antigos lotes coloniais, ao lado da estrada que seguia de São Caetano para a Estação de São Bernardo (hoje Santo André) e mudou a paisagem rural do bairro.

A família mais antiga era a Garcia, ali estabelecida ainda no século XIX. Seu sítio ficava junto ao Córrego do Moinho, entre os atuais Bairros Santa Paula e Barcelona.

José Mariano Garcia Júnior, nascido em 1872, passou a infância e a adolescência no sítio da família. Humberto Spinello, outro dos moradores mais antigos, residia numa casa na Rua Martim Francisco, construída em 1923. A família Veronesi também está presente desde o início do bairro. Arthemio Veronesi e seu pai, Valentim Veronesi, construíram casas no Santa Paula.


O loteamento começou na década de 1920, com os fazendeiros Gabriel Teixeira de Paula e Serafim Constantino. A principal referência do bairro é a General Motors do Brasil, unidade inaugurada na cidade em 1930. A chegada da fábrica trouxe progressos, como a instalação de rede elétrica, o aumento da população e a abertura do mercado de trabalho, mas o desenvolvimento do bairro aconteceu lentamente.


No final da década de 1940, muitas chácaras existiam no local. Húngaros, poloneses, iugoslavos, tchecos, alemães e lituanos eram em grande número no Bairro Santa Paula, tanto que em 1929, foi criada a Sociedade Teuto-Brasileira, atual União Cultural de São Caetano do Sul.


A vida esportiva girava em torno da Associação Atlética Saldanha da Gama, com sede na avenida Goiás, em 1928. Seu rival era o Esporte Clube Vila Paula.

 

 Clique nas imagens para ampliá-las

 

   
   


O desenvolvimento do bairro foi incrementado a partir da década de 1950, com a construção do Grupo Escolar Dom Benedito Paulo Alves de Souza, da Igreja São João Baptista e a constituição da Sociedade Amigos de Vila Paula, entidade que, nos anos de 1960, lutou pela conscientização dos moradores para a construção de passeios públicos na avenida Goiás. Nos anos de 1970, a Avenida Goiás foi duplicada, e nos dias de hoje o Bairro Santa Paula é reconhecido por suas características peculiares.

 

Fonte: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul (www.fpm.org.br)