História - O melhor do bairro de São José, São Caetano do Sul, SP

 

HISTÓRIA

O bairro iniciou seu processo de urbanização e ocupação em meados da década de 1940, sendo formado pela união dos loteamentos: Vila São José, Vila Lucila, Vila Tupan e Jardim Anai. A Vila Lucila foi o primeiro loteamento aberto no bairro e Antonio da Fonseca Martins, o primeiro a instalar-se, em 1935.


No início da urbanização, o bairro possuía várias chácaras e poucas casas, abrigando famílias de diferentes nacionalidades. Mas também foi ocupado por migrantes nordestinos que vieram para São Caetano em busca de trabalho nas fábricas. Foi desse período o surgimento dos primeiros cortiços no bairro. Além das poucas residências, o Bairro São José também abrigou duas olarias da família Perrella, localizadas próximas ao Rio dos Meninos.


Com o surgimento das olarias, o São José foi se tornando um bairro operário, sendo que a construção da primeira vila operária foi iniciativa da Cerâmica Tupan, que se instalou na cidade em 1935. Com os "ares" da urbanização, o Bairro São José foi se desenvolvendo e suas referências urbanas foram se apagando, como a chaminé da Cerâmica Tupan que foi implodida em 1956, e os 28 fornos da olaria de Elias "Turco", que não mais existem. No lugar, foi implantado o Parque Municipal São José, que apesar de estar localizado no Bairro Jardim São Caetano, ainda é uma grande referência para os moradores do São José. Lá também funcionou o Museu Municipal de São Caetano, entre 1977 e 1988.


Na história do bairro e da cidade de São Caetano, a Rua Porto Calvo e a Estrada das Lágrimas são, respectivamente, possíveis remanescentes do Caminho Velho do Mar e do Caminho Novo do Mar, vestígios antigos da paisagem colonial. Mais conhecido é o Buracão da Cerâmica, que pertencia à Cerâmica São Caetano e hoje integra o Espaço Verde Chico Mendes, o Parque Ecológico José Ermírio de Moraes e o Palácio da Cerâmica.


O bairro cresceu, e o que antes eram ruas de terras e chácaras com plantações de flores e frutos, transformaram-se em ruas asfaltadas e residências urbanas, cujos limites foram absorvidos e mesclados na complexidade urbana da cidade de São Caetano.

Fonte: Fundação Pró Memória de São Caetanod do Sul (www.fpm.org.br)